A Exatidão e Precisão
Por: Giovana Astolpho • 19/4/2018 • Relatório de pesquisa • 2.733 Palavras (11 Páginas) • 777 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO[pic 1]
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Departamento de Ciências Básicas
Relatório da Aula Prática I de ZAB1007 - Química Geral
Exatidão e Precisão
Giovana Barbão
Livia Ratanaka
Sabrina Fujita
Docente responsável: Profa. Dra. Mariza Pires de melo
Especialista de Laboratório: Silvana Maria Piccoli Pugine
Técnico de Laboratório: Antonio Márcio Scatolini
Pirassununga – SP
Abril/2018
Sumário
Sumário ii
1. Introdução 1
2. Objetivos 2
2.1. Objetivos Gerais 2
2.2. Objetivos Específicos 2
3. Metodologia 2
4. Resultados e Discussão 3
4.1. Proveta 3
4.2. Pipeta volumétrica 3
4.3. Pipeta graduada 4
4.4. Béquer 5
4.5. Temperatura e densidade 5
4.6. Discussão 6
5. Conclusão 6
6. Referências 6
- Introdução
Os experimentos realizados foram feitos para testar a exatidão e precisão das diversas vidrarias (Proveta de 50 mL, pipeta volumétrica de 25 mL, pipeta graduada de 25 mL e béquer de 25 mL) através do cálculo do desvio padrão, erro relativo e coeficiente de variação.
Meireles, Pereira (2013, p.411) constata que
“O desvio padrão não é interpretável de forma absoluta. Há várias formas de compará-lo:
- Comparar o desvio padrão de diferentes processos que produzem o mesmo produto.
- Utilizar o coeficiente de variação, que é uma razão entre o desvio padrão e a média.
- Comparar o desvio padrão antes e depois de uma alteração no processo.
- Comparar o desvio padrão com a quantidade de variação aceitável (tolerância) para o processo”
O desvio padrão foi usado para calcular a precisão das vidrarias, e assim descobrir a vidraria mais precisa.
Enquanto o erro relativo usado para descobrir qual a vidraria mais exata é calculado subtraindo o valor encontrado do valor real dividido pelo valor real e no fim multiplicado por 100.
A importância da exatidão e precisão, principalmente em laboratórios e indústrias químicas, se dá através das medições, visto que, um erro pode fazer com que anos de pesquisas sejam jogados fora.
Chang (2007, p.17) constata que
“Exatidão nos dá uma idéia da aproximação entre a medida efetuada e o verdadeiro valor da grandeza medida. Precisão refere-se ao grau de aproximação entre duas ou mais medidas de uma mesma grandeza”
A anotação do peso da água no béquer, do peso do béquer seco e as contas efetuadas para saber o desvio padrão, coeficiente de variação e erro relativo foram todas feitas usando o conceito de algarismos significativos.
Russell (1994, p.25) constata que
“Algarismos significativos ou dígitos significativos, como também são chamados, são dígitos que servem para determinar o valor (tamanho) do número, e não para indicar meramente a posição da vírgula no número decimal. Quando um número é escrito corretamente, o último algarismo significativo (à direita) é aquele que pode apresentar uma certa incerteza ou dúvida.”
Neste experimento, quando a temperatura foi medida, descobriu-se a densidade da água, em posse de tal densidade foi possível descobrir a massa teórica da água, a qual usamos para calcular o erro relativo dos experimentos.
Russell (1994, p.40) constata que
“A densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou, simplesmente, massa por unidade de volume”
- Objetivos
- Objetivos Gerais
Realizar a pesagem da água na balança analítica, a qual foi medida usando béquer, pipeta volumétrica, pipeta graduada e proveta. Com isso analisar a precisão e a exatidão dos resultados obtidos a partir do cálculo do desvio padrão, erro relativo e coeficiente de variação. Visou-se o aprendizado de algarismos significativos das vidrarias e da balança. O termômetro foi utilizado para medir a temperatura da água para descobrir a densidade da água e assim determinar sua massa teórica.
- Objetivos Específicos
Medir 25 mL de água na proveta de 50 mL; na pipeta volumétrica de 25mL; pipeta graduada de 25 mL e no béquer de 50 mL. Foi usada a pipeta de pasteur para auxiliar na colocada correta da água. Depois de colocada a água no béquer, medida nas vidrarias apresentadas, usou-se a balança analítica e foram anotadas as medidas encontradas. Com as medidas encontradas, calculou-se o desvio padrão, o erro relativo e o coeficiente de variação, descobrindo qual vidraria era a mais precisa e qual a mais exata.
- Metodologia
Colocou-se água destilada em um Erlenmeyer (125 mL), até cerca de metade de seu volume, e inseriu-se um termômetro, que ficou imerso por cinco minutos. Enquanto isso, pesou-se três béqueres (50 mL), numerados de um ao três, secos em uma balança analítica (com seis algarismos significativos) e anotou-se as massas obtidas. Depois, foi medido cerca de 25 mL de água em diferentes vidrarias (proveta de 50 mL, pipeta volumétrica de 25 mL, pipeta graduada de 25 mL e béquer de 50 mL) e transferiu-se o líquido para os béqueres secos, que foram pesados novamente e suas massas anotadas. Com a temperatura medida no início do experimento, calculou-se a massa teórica da água através de sua densidade, consultada em uma tabela de densidade absoluta da água. No final, foram calculados os desvios-padrão, os erros relativos e os coeficientes de variação de cada uma das vidrarias.
...