A Experiência de Reynolds
Por: Janderson Fortunato • 16/9/2019 • Ensaio • 840 Palavras (4 Páginas) • 166 Visualizações
Laboratório de Hidráulica - Relatório
Prof° Wladimir Firsoff / Aux.Docente Nathalia Tamie Kusaba Luperi
Nome: Janderson Arlindo Fortunato
Nº de matrícula: 1710703-1 Turma: Noturno Nota: _____
1. TÍTULO DO EXPERIMENTO
Experiência de Reynolds
2. OBJETIVO
Este experimento tem por objetivo visualizar e distinguir os escoamentos laminar e turbulento, além de identificar a transição desses regimes. Também foi determinado experimentalmente o número de Reynolds para cada tipo de escoamento.
3. INTRODUÇÃO
O número de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluídos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais. O seu nome vem de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro irlandês. O seu significado físico é um quociente entre as forças de inércia e as forças de viscosidade.
Dependendo do número de Reynolds, o escoamento pode ser laminar ou turbulento. Para definir esses dois tipo de escoamentos recorre-se à experiência de Reynolds realizada em 1883 (BRAGA FILHO, 2012). Com isso, podem-se realizar os dimensionamentos industriais e optar por materiais mais adequados para cada processo.
Com base neste experimento, define-se escoamento laminar e escoamento turbulento.
Escoamento Laminar – É aquele em que as partículas do escoamento possuem trajetória reta, sem agitações transversais, mantendo-se em lâminas. Isto acontece no experimento de Reynolds, quando a válvula está pouco aberta, gerando baixas vazões do fluido colorido. Este escoamento é pouco observado na prática (BRUNETTI, 2008.
Escoamento Turbulento – É aquele em que as partículas apresentam um movimento aleatório microscópio, isto é, a velocidade apresenta componentes transversais. No experimento de Reynolds, isto pode ser visto quando a válvula está mais aberta, gerando vazões maiores e crescentes do fluido colorido (BRUNETTI, 2008).
Para escoamento de dutos com seção circular, verifica-se que, para Re<2100, o escoamento é laminar em geral. Se Re >2500, o escoamento geralmente é turbulento. Dessa forma, se estabelece uma faixa de transição na qual os dois tipos de escoamento podem existir, sendo que para 2100
4. MATERIAIS E MÉTODOS
4.1. Lista dos materiais utilizados
- Reservatório transparente
- Tubo transparente
- Corante - Tetracloreto de Carbono
- Registro esfera
- Béquer
- Cronometro
- Água
4.2. Procedimento Experimental
Em um modelo experimental baseado no experimento de Reynolds para visualização dos diferentes tipos de regimes de escoamento, é aberta parcialmente a válvula esfera, medindo o volume coletado em um béquer, cronometrando o tempo de coleta e observando visualmente o comportamento do filete colorido, verificando-se o regime é laminar, crítico ou turbulento. A sequência foi repetida diversas vezes, sempre aumentando gradualmente a abertura da válvula esfera, até a sua abertura total.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
5.1. Memorial de cálculo
Conforme anexo III
5.2. Discussão
De acordo com os dados obtidos na realização do experimento, pegaram-se os volumes medidos em seus respectivos tempos e através da fórmula Q=V/t(s) calculou-se a vazão. Na média foi coletado o volume de 340 ml, variando o tempo e a vazão da torneira. Anotando-se as vazões, através da formula da equação da continuidade, podemos concluir a formula da velocidade. Como o fluido usado é a água adotamos que a viscosidade dinâmica como 10e-6, diâmetro 0,0127m e temperatura da água de 20ºC.
...