A Fundição sob pressão
Por: Rudinha • 13/12/2017 • Trabalho acadêmico • 303 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Fundição sob pressão
Consiste em forçar o metal líquido, sob pressão, a penetrar na cavidade do molde, chamado matriz. A matriz é metálica, podendo ser usada incontáveis vezes, por ser de natureza permanente.
A matriz é construída em duas partes, que são totalmente fechadas no momento do vazamento do metal líquido. Pode ser utilizada fria ou aquecida à temperatura do metal líquido, exigindo materiais resistentes a essas temperaturas.
O metal é bombeado na cavidade da matriz, sua quantidade deve preencher inteiramente a cavidade e também os canais localizados em determinados pontos para a evasão do ar. Esses canais servem para garantir o preenchimento completo das cavidades da matriz, assim, produzindo rebarba.
Enquanto o metal solidifica, mantém-se a pressão durante um certo tempo, até que a solidificação seja completa. Depois, a matriz é aberta e a peça é retirada. Após isso, tem-se a limpeza da matriz e a sua lubrificação, fechando-a e repetindo o ciclo.
VANTAGENS DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO SOB PRESSÃO:
- produção de formas mais complexas em relação a fundição por gravidade;
- produção de peças de paredes mais finais e tolerâncias dimensionais mais estreitas;
- alta capacidade de produção;
- produção de peças praticamente acabadas;
- utilização da mesma matriz para milhares de peças;
- as peças fundidas sob pressão podem ser tratadas superficialmente;
- algumas ligas, como a de alumínio, apresentam maiores resistências que se fundidas em área.
DESVANTAGENS DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO SOB PRESSÃO:
- dimensões das peças limitadas;
- pode haver dificuldades de evasão do ar retido no interior da matriz, assim, dependendo dos contornos das cavidades e dos canais, o ar bloqueado causa porosidade nas peças;
- equipamento e acessórios são relativamente caros, então, o processo de fundição sob pressão se torna econômico somente para os grandes volumes de produção;
- o processo só é empregado para ligas cujas de temperaturas de fusão não são superiores às das ligas à base de cobre.
...