A Governança em T.I
Por: AnaEng • 23/10/2018 • Artigo • 3.168 Palavras (13 Páginas) • 146 Visualizações
GOVERNANÇA EM T.I
Ana Rita S. Caetano (FAMETRO) anaeng.silvestre@gmail.com
Silvane Pará (FAMETRO) silvanepara@hotmail.com
Este artigo tem por objetivo demonstrar um estudo entre as metodologias
de Gestão da Tecnologia da Informação (TI), utilizadas pelas empresas. O Termo “Governança TI” é definido como uma estrutura de relações e processos que dirige e controla uma organização a fim de atingir seu objetivo de adicionar valor ao negócio através do gerenciamento de dados correlacionados e integrados a fim de obter informações precisas para aumento de produtividade com o retorno do investimento de TI. Para muitas organizações, a informação e a tecnologia que suportam o negócio representa o seu mais valioso recurso. Para tal assunto no que se refere à Governança em T.I temos uma vasta gama que vai desde aplicações para fim de melhoramento de desempenho a boas práticas que empresas têm adotado para se manterem no mercado.
Palavras-chave: Governança em T.I; Estratégias; COBIT; ITIL.
1. Introdução
O conceito de Tecnologia da Informação é mais abrangente do que os de processamento de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais (KEEN, 1993). Para que haja um estudo sobre Governança em T.I faz-se necessário que antes tomemos conhecimento da história da Tecnologia da Informação, na primeira metade do Século XX, surgiram os primeiros computadores, o elemento humano se fazia menos importante diante da grandiosidade daqueles equipamentos, realizando tarefas de enorme complexidade e a velocidades de processamento não tão elevadas como as atuais. O avanço tecnológico dos computadores trouxe, nas décadas seguintes, máquinas menores e mais poderosas, atingindo seu ápice de desempenho ao final do século, com o advento da comunicação em redes locais e de longa distância (sobretudo com a internet, batizada como ‘a grande rede’). Em todos esses momentos, sobre veio sempre a importância única da informação, verdadeiro patrimônio.
[pic 3]
Figura 1
Com o intuito de atender as demandas da tecnologia da informação e sua complexidade foram criadas estratégias de negócios e de T.I para sanar a ânsia de seus clientes e desenvolvedores de projetos; diante do alto investimento que “certas” empresas necessitam fazer em T.I, foram criados sistemas de conformidade o COBIT para otimizar tal investimento e seu rápido retorno; visto que todo produto, bens e ou serviços precisam ser eficiente e eficaz, em 1980 foi criado o ITIL que gere sob a qualidade dos serviços de Tecnologia da Informação.
2. Estrategias de negocios e estrategias de T.I
O impacto da tecnologia de informação (TI) no desempenho dos negócios tem sido bastante discutido durante esta última década. Pesquisadores das áreas de negócio e de TI realizam estudos para examinar as necessidades e os benefícios do alinhamento da TI com o restante dos negócios (Reich e Benbasat, 1996; Sabherwal e Chan, 2001). Diante das perspectivas dos negócios e sua expansão através da web, Estratégias de Negócios linkado com Estratégias de T.I vem avançando significativamente; de modo que se possa solucionar problemas e apresentar estratégias que sejam eficazes e eficientes, podendo deixar nas mãos do cliente o poder de suas tomadas de decisão de modo Seguro; por esse motivo a tecnologia vem avançando rapidamente. Porém, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades em estabelecer a sua equipe de tecnologia como um recurso também nas estratégias de negócios. Para que isso seja possível, é fundamental que a TI seja proativa nas atividades, se comunicando constantemente com as demais áreas em busca de soluções e melhorias no fluxo de trabalho. Logo Estratégia se tudo aquilo que é relacionado com o modelo de negócios de uma empresa.
[pic 4]
Figura 2, extraído do google;16-11-2017.
Os conceitos de eficiência e de eficácia são muito úteis para a compreensão do papel da TI nas organizações (LAURINDO, 1995 e MAGGIOLINI, 1981). De modo geral Eficiência é fazer bem as coisas e Eficácia é fazer as coisas certas; ser eficaz em T.I e usa-la para melhora nos negócios de uma empresa, tornando-a mais competitiva no mercado.
Serão listadas cinco dicas de alinhamento de estratégias de negócio para a desenvoltura da T.I numa empresa.
Dica 1- ter um plano diretor de T.I, para ter um mapeamento dos processos;
Dica 2- Planejamento estratégico dos projetos, criarem uma metodologia ou planilhas com pesos diferentes para cada departamento, o que auxilia paulatinamente a tomada de decisão subsequente de sua importância;
Dica 3- fazer análise de vulnerabilidade de risco do ambiente, para obter clareza de como está o negócio de tecnologia inserido na “empresa”, para se proteger de ataques cibernéticos criarem planos de ação para proteção da estrutura.
Dica 4- fazer gestão dos ativos e ter monitoramento do ambiente, como por exemplo, registros de demandas, catálogos de serviços orientados as necessidades do negócio, acordos de serviços feitos de acordo com a área de negócio que a empresa oferece.
Dica 5- ter um Sistema de chamado adequado, estruturar o Sistema de atendimento para que esteja de acordo com a área de negócio.
Essas dicas fazem um link de acordo com todo o planejamento estratégico de negócio e estratégias de T.I aplicados a uma organização.
- Governança em T.I
No que se refere à Governança em T.I é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de T.I de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, aperfeiçoar a aplicação da tecnologia de informação. O grande desafio do Governante de TI é o de transformar os processos em “engrenagens” que funcionem de forma sincronizada a ponto de demonstrar que a TI não é apenas uma área de suporte ao negócio e sim parte fundamental da estratégia das organizações. E para ter resultados significativos e que valham o investimento, é necessário avaliar o processo de Governança. A avaliação de governança de TI deve enfocar temas e processos que fortaleçam a conexão da TI ao negócio da organização, como por exemplo, envolvimento da alta administração, planejamento, gestão de riscos e de resultados e outros processos que lhes dão suporte.
...