A História de Criação do Aço Inoxidável
Por: André Zanin • 19/6/2017 • Dissertação • 272 Palavras (2 Páginas) • 348 Visualizações
A história de criação do Aço Inoxidável
O “inox” - nome genérico adotado na atualidade - é uma liga de ferro com no mínimo 10,5% de cromo, podendo ter outros metais e ametais adicionados à liga (níquel, titânio, cobre, molibdênio, carbono e nitrogênio) para melhorar a sua estrutura e suas propriedades como plasticidade, força e tenacidade. Esse, possui uma vasta possibilidade de aplicações (eletrodomésticos, automóveis, construção civil, indústria, etc) e tem como principal atrativo a sua resistência à corrosão.
Em 1907, em período de corrida armamentista e próximo a Primeira Guerra Mundial, o inglês Harry Brearley recebeu o pedido das fabricantes de armas para que trabalhasse na descoberta de uma liga mais resistente à ser usada nos canos das armas da época, já que estes se esfarelavam rapidamente com a explosão interna de gases. Harry desenvolveu inesperadamente uma liga que não enferrujava, daí em diante o rumo das suas experiências se voltaram ao aperfeiçoamento dessa liga resistente a corrosão por oxigênio e passou a ser empregado em motores e armas já na Primeira Guerra. Daí em diante, diversas combinações foram testadas e o conhecimento e suas aplicações foram apurados.
Hoje, com sua grande capacidade de não enferrujar o aço inoxidável é uma liga essencial e se faz presente no nosso cotidiano em diversos objetos, como em talheres, panelas, bebedouros, peças para veículos, moedas, fogões, geladeiras, etc. É notável sua forte presença no âmbito social.
FONTES:
A História do Aço Inox. INOXCENTER. Disponível em: <http://inoxcenter.com.br/historia-do-aco-inox/>. Acesso em: 06 maio 2017.
Piccinato, R. A origem do aço inox: das armas para as panelas e talheres. Alto Astral, 17 agosto 2016. Disponível em: <https://www.altoastral.com.br/curiosidades/origem-aco-inox-armas-para-panelas-talheres/>. Acesso em: 06 maio 2017.
...