A História do Guindaste
Por: Lucas Carvalho • 27/5/2020 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1. História do Guindaste 4
3. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO 5
4. CUSTOS DO PROJETO 7
5. CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
Os guindastes elétricos são de grande utilidade hoje em dia para movimentação de contêineres nos portos e cidades em geral.
São Também utilizados em ferros velhos e outros lugares que necessitam movimentar objetos metálicos pesados.
Assim, foi necessário a elaboração de um projeto de um guindaste com eletroímã, conduzido por meio de um controle remoto, capaz de suportar carga de 10 a 40 gramas. Seu acionamento é mecânico, e sua movimentação é inteiramente elétrica.
DESENVOLVIMENTO
História do Guindaste
Os primeiros guindastes foram inventados na Grécia e eram movidos por homens e/ou animais de carga (como os burros). Eram usados para construção de carros e prédios. Posteriormente, foram desenvolvidos guindastes maiores utilizando engrenagens movidas por tração humana, permitindo a elevação de cargas mais pesadas.
Na construção civil, os guindastes são estruturas temporárias fixadas ao chão ou montadas num veículo especialmente concebido, normalmente ao lado da edificação, usado para elevar cargas pesadas aos andares superiores.
ETAPAS DE CONSTRUÇÃO
Para iniciar a montagem, foi pesquisado modelos de guindaste, para visualização de como este seria. Foi decidido que o guindaste telescópico se adaptaria melhor ao proposto para a APS.
[pic 1]
Figura 1 – Guindaste telescópio
Após, foi iniciada a construção do guindaste pelo eletroímã. O eletroímã foi construído com um prego de ferro e fio de cobre em sua volta, o que causará o magnetismo desejado.
[pic 2]
Figura 2 – Eletroímã
Definido e montado o modelo de eletroímã, foi acoplada uma polia na extremidade do cano de PVC, para que o eletroímã suba e desça com facilidade.
Após a montagem do guindaste, foi passado o fio que sustenta o eletroímã pela polia.
Passado o fio, foi a hora de fazer a ligação elétrica. Após realizar a ligação elétrica, foi acoplado o guindaste no carrinho.
O modelo de polia utilizado foi o comumente utilizado em varais:
[pic 3]
Figura 3 – Roldana para varal
CUSTOS DO PROJETO
Como em qualquer projeto, o Guindaste elétrico com Eletroímã também teve seus custos, além de tempo e dedicação. Desde o início foi visada a economia de recursos e materiais no intuito de reduzir os gastos. A seguir, a relação dos materiais utilizados e seus respectivos valores.
...