A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Artigo: A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TAMIRESBRUM02 • 30/5/2014 • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 5.055 Visualizações
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1 OBJETIVOS
1.1 OBJETIVO GERAL
Esclarecer o quanto a internet tem influenciado á crianças e adolescentes nos dias atuais.
1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Mostrar como pais e responsáveis reagem em função da grande repercussão que a internet tem tido atualmente.
Demonstrar o quanto a internet tem influenciado negativa e positivamente na vida dos jovens.
2 JUSTIFICATIVA
A Escola Técnica Estadual João XXIII – Curso de Administração, desenvolve vários conteúdos práticos e teóricos. No conteúdo de Metodologia foi abordado um projeto prático relacionado ao assunto de cada grupo.
O presente projeto se originou na crescente repercussão do mundo da internet na vida dos jovens.
Por ser uma rede de comunicação e informação aberta a internet possui aspectos positivos e negativos que influenciam diretamente seus usuários, muitos deles jovens e crianças.
Existem várias pesquisas e relatos que comprovam que a internet muitas vezes perde seu foco principal que é a informação e acaba sendo usada de forma indevida, por pessoas sem escrúpulos, mal intencionadas e que agem de má fé.
Sobre esse assunto Haddad, cita que:
A ONG SaferNet Brasil alerta que as pessoas podem fantasiar e mentir em salas de bate-papo para tentar ganhar confiança e prestígio de quem está do outro lado do computador. Além disso, jamais encontre amigos virtuais sem autorização da família.[...]A família de Thayna conta que ela era uma menina sossegada, caseira e só saía de casa para estudar e participar de cultos religiosos na igreja Assembleia de Deus. Às 17h de quarta-feira, uma mulher fazia caminhada pela Rua AntonioCanuti e viu um Kadett com Thayna e um homem.
A mulher seguiu em frente por achar que se trava apenas de mais um casal namorando no carro.Quando passou novamente pelo local viu o corpo da adolescente já na calçada. [...] A polícia acredita que o assassino pode ter sido um homem que a adolescente conheceu em um site de relacionamento na internet. O corpo da vítima tinha sinais de estrangulamento e hematomas.
Outros pesquisadores afirmam que a internet tem bem mais recursos positivos do que negativos, como o citado acima, e consideram os mesmos como minoria.
No que se refere sobre esse assunto Cerasoli observa que:
A rede virtual não é o bicho-papão que tanto se diz por aí. Se for bem usada, ela é uma fonte de conhecimento e diversão ótima para a molecada.
Quase metade das crianças de 5 a 9 anos que usa computador acessa a internet sem acompanhamento dos pais. [...] Quando o assunto é a internet, os pais só ouvem falar em riscos, perigos, pedofilia. Não é bem assim. A rede Virtual também tem seu lado bom. Claro que é preciso ter cuidado para proteger os filhos. Mas, se for bem orientado, seu uso traz ganhos. Para Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor da Safernet no Brasil, a internet oferece boas oportunidades para crianças e adolescentes. [...] Mais da metade das crianças de 5 a 9 anos usa computador, sendo que uma a cada três crianças dessa idade usa redes sociais segundo o Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da comunicação (CETIC). No entanto, quase metade das crianças tem acesso á internet sozinha, sem monitoramento. (CERASOLI, 2012, P.25)
Apesar das diversas opiniões sobre a internet, as pessoas procuram meios de acompanhar e monitorar os sites e aplicativos utilizados por seus filhos.
Sobre esse assunto a propaganda veiculada pela rede Record de televisão diz que:
As ações de criminosos virtuais têm tornado a internet um lugar cada vez mais inseguro para seus arquivos pessoais, documentos e inclusive para seu computador. E o Brasil foi uma das principais fontes de “atividade maliciosa” na internet em 2011.
[...] Mas se você também precisa assegurar que a navegação de toda sua família seja tranquila, também é possível definir até quanto tempo crianças e adolescentes podem ficar on-line e, principalmente, quais sites podem ser acessados, com plano Total. ( 2012, Rede Record de Televisão)
Confirmando as referências citadas acima sabe-se que é grande a polêmica em meio ao uso da internet para crianças e adultos.
Com as três citações acima referidas, podemos diagnosticar as diversas opiniões a respeito do assunto, e que com tudo várias pessoas estão procurando meios de proteger seus filhos.
3 METODOLOGIA
Este projeto teve origem na explosão que o uso da internet teve sobre a vida das pessoas no séc. XXI. Entretanto pretende-se mostrar a influência da internet sobre a vida de crianças e adolescentes, e principalmente os aspectos negativos e positivos da mesma.
O projeto será oferecido à escolas de ensino fundamental do município de Capão do Leão para alunos de 5º a 9º ano e professores da rede.
Pretende-se realizar o projeto por meio de uma palestra informativa e por um questionário (Anexo 1).
Serão selecionadas para apresentação do projetoinicialmente duas escolas da rede pública, e com o passar do tempo será iniciado também em escolas da rede particular.
A primeira escola a receber o projeto será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Arroio Grande, bairro centro, da cidade de Capão do Leão, que se disponibilizou a receber o projeto mesmo antes da sua divulgação.
Além da palestra e do questionário, serão desenvolvidas atividades, com o uso de internet, constatando com isso quais os sites de maior procura dos participantes. Espera-se, também, expor aos mesmos alunos sites que podem ser considerados perigosos e como se proteger deles e de pessoas mau intencionadas pela internet.
As integrantes da equipe de trabalho possuem um pequeno conhecimento sobre a área de internet por meio de cursos básicos de internet e pelo contato usual.
4 RECURSOS
4.1 RECURSOS MATERIAIS
- Impressão e copas;
- Uso de internet;
-
...