TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METROLOGIA PAQUÍMETRO

Por:   •  18/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Este relatório contém a descrição do experimento realizado em laboratório utilizando o instrumento paquímetro, a fim de fazer medições de altura, comprimento e largura de blocos padrões de 15.5mm e 8mm, após esse processo, será apresentado os cálculos de medição e seus respectivos resultados em milímetro (mm) e em polegada fracionária (in), assim também como os cálculos de conversão de milímetros para polegadas. Esse trabalho teve como finalidade principal o manuseio e a leitura correta do paquímetro com resolução de 0,05mm.

Palavras-Chave: Relatório, Paquímetro, Blocos padrão, Altura, Comprimento, Largura.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................... 5

2 OBJETIVOS ...................................................................................................... 7

3 MATERIAIS E PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS ............................ 7

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ...................................................................... 8

5 CONCLUSÃO .................................................................................................... 13

REFERÊNCIAS .................................................................................................... 14

1 INTRODUÇÃO

Desde há milhares de anos, descobriu-se a necessidade de realizar medições. A contagem de animais, terras, armas e alimentos são um exemplo. E essas medições eram realizadas inicialmente utilizando o corpo como, por exemplo, a polegada, o passo e a palma, só que certamente com o passar do tempo essa necessidade foi crescendo para descrever esses números de forma mais clara e precisa. Com isso o ser humano produziu várias técnicas de medidas para se adequarem a qualquer tipo de medição, assim como também instrumentos para auxiliar nessas tarefas.

Um desses instrumentos é o paquímetro, que é considerado uma ótima ferramenta graças a sua alta precisão, durabilidade, baixo custo e fácil manuseio. O paquímetro é utilizado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos e consiste basicamente em uma régua graduada, com um cursor móvel contendo uma escala auxiliar para obter leituras fracionárias da menor divisão da escala principal e os bicos de medição sendo um fixo e um móvel.

A figura 01 logo abaixo, mostra todas as partes de um paquímetro universal. O mesmo modelo utilizado em experiência no laboratório.

Figura 01: Partes do paquímetro

Orelha fixa

Orelha móvel

Nônio ou vernier (polegada)

Parafuso de trava

Cursor

Escala fixa

Bico fixo

Encosto fixo

Encosto móvel

Bico móvel

Nônio ou vernier (milímetro)

Impulsor

Escala fixa de milímetros

Haste de profundidade

O paquímetro é utilizado da seguinte forma: aproxima-se o objeto do encosto fixo e desliza-se o cursor até que a peça fique justa, isso para medições externas. O paquímetro contém uma graduação em centímetros e a outra em polegadas, para que possamos realizar as medições. A escala móvel é denominada Nônio ou Vernier em homenagem aos seus criadores o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier, que permite divisões de décimos ou centésimos de milímetros dependendo das divisões da escala.

Essa ferramenta possibilita fazer medições milimétrica de alguns objetos, além das várias combinações de disposições e tipos de medidas como a capacidade de medirem-se comprimentos, diâmetros internos e externos de tubos, profundidades e na transformação de milímetros (mm) em polegadas (in). Além do paquímetro universal, existem outros tipos: paquímetro universal com relógio, paquímetro com bico móvel (basculante), paquímetro de profundidade, paquímetro duplo e o paquímetro digital.

Com tantas atribuições, o paquímetro possui algumas regras de uso correto, como ter o seu cursor e encosto limpos e a peça a ser medida precisa estar bem posicionada entre seus bicos, não expor o instrumento a altas temperaturas, não desmontar o equipamento, evitar choques e quedas e evitar apertos fortes dos bicos com o objeto que será medido. Na figura 02 abaixo mostra-se várias formas de uso do paquímetro, exemplos de medição externa, interna e de profundidade para melhor entendimento

Figura 02 – Exemplos de medições utilizando o paquímetro

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

2.1.1. Promover a familiarização com um dos equipamentos mais importantes da metrologia, o paquímetro. Executando algumas medições simples, visando a sua melhor utilização em diferentes tipos de medição.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICO

2.2.1. Medir um bloco padrão (altura, comprimento e largura), para obter as dimensões em milímetro e polegada fracionaria.

2.2.2. Converter as medidas de milímetro para polegada, para assim observar se os resultados se igualam ou aproximam-se dos cálculos já feitos.

3 MATERIAIS E PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

3.1 MATERIAIS UTILIZADOS

Paquímetro (resolução de 0.05mm)

Bloco padrão de 15.5mm

Bloco padrão de 8mm

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Inicialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com