TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manutenção em Ar Condicionado

Por:   •  24/10/2021  •  Artigo  •  6.298 Palavras (26 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]


Sumário

Procedimentos de manutenção Corretiva em Splits        3

Equipamento Não Liga        4

Equipamento Não Refrigera        5

Equipamento Não Esquenta        6

Equipamento Não Ventila        7

Teste dos Sensores        7

Teste do Moto Ventilador da Evaporadora        8

Teste do Moto Ventilador da Condensadora Inverter        8

Teste do Moto Ventilador da Condensadora Convencional        9

Teste de Superaquecimento Convencional        10

Teste de Rendimento        11

Teste de Estanqueidade (vazamento)        12

Teste Elétrico        13

Teste da Válvula Reversora        14

Teste do Compressor Convencional:        14

Teste do Compressor Inverter        16

Teste de Comunicação entre as Unidades        17

Teste de Pressão        18

Recolhimento de Refrigerante        18

Realização de Vácuo        19

Carga de Gás Refrigerante        20

Solda        21

Escariação        22

Flange        23

Anexos        24

        

[pic 5]

Procedimentos de manutenção Corretiva em Splits

Antes de se iniciar uma manutenção corretiva, realize alguns procedimentos de inspeções básicas, afim de te auxiliar a identificar o problema com maior facilidade:

  • Inspecione a instalação física buscando por qualquer anormalidade na unidade evaporadora, condensadora e linha. Observe as conexões (caso haja algum tipo de vazamento), parte elétrica (tensão e correntes em valores adequados), ruídos anormais ou funcionamento anormal.

Todo problema apresenta um sintoma. Estes são alguns deles:

  • Não liga;
  • Não refrigera;
  • Não esquenta;
  • Não ventila,
  • Entre outros.

Os testes adiante servem para a identificação do problema e devem ser realizados de forma ordenada por cada tipo de problema, eliminando cada possibilidade de defeito no sistema uma a uma.

Equipamento Não Liga

Se o equipamento não está ligando, verifique os seguintes itens:

  • A fonte de energia possuí tensão adequada?

Meça com um multímetro em escala de Tensão o valor na fonte de energia do equipamento. O valor de tensão adequado deve estar entre 10% a mais ou a menos que o valor indicado pelo fabricante. Por exemplo, se o equipamento possuí uma tensão nominal de 220V, ele deve ser alimentado com uma tensão entre 198V e 242V. Se não houver Tensão, verifique se o disjuntor que alimenta a tomada ou circuito do equipamento não se encontra desarmado. Meça também a entrada e saída do disjuntor com o multímetro ainda em escala de Tensão. Se não houver Tensão na entrada do disjuntor, informe ao cliente ou eletricista responsável que o problema está na rede elétrica. Se houver Tensão na entrada do disjuntor e, mesmo com o disjuntor ARMADO, não houver Tensão na saída do disjuntor, o disjuntor apresenta defeito e deve ser substituído por um adequado ao circuito que ele alimenta.

  • Está chegando Tensão nas borneiras da Unidade Condensadora?

Na unidade Condensadora, na caixa de ligações elétricas, meça com o multímetro o valor de Tensão nos bornes de alimentação (geralmente representado pelas letras L e N). O valor de tensão adequado deve estar entre 10% a mais ou a menos que o valor indicado pelo fabricante. Por exemplo, se o equipamento possuí uma tensão nominal de 220V, ele deve ser alimentado com uma tensão entre 198V e 242V.

  • Está chegando Tensão nas borneiras da Unidade Evaporadora?

Na unidade Evaporadora, na caixa de ligações elétricas, meça com o multímetro o valor de Tensão nos bornes de alimentação (geralmente representado pelas letras L e N). O valor de tensão adequado deve estar entre 10% a mais ou a menos que o valor indicado pelo fabricante. Por exemplo, se o equipamento possuí uma tensão nominal de 220V, ele deve ser alimentado com uma tensão entre 198V e 242V.

  • O controle remoto está funcionando?

Este teste pode ser realizado utilizando a câmera de um celular. Aponte o sensor do controle remoto (LED que fica na parte frontal do controle) para a câmera do celular e aperte qualquer botão do controle. O sensor deve acender sempre que se aperta o botão do controle remoto, caso contrário o controle pode estar com defeito. Troque as pilhas do controle por novas para verificar se o problema são as pilhas já usadas. Teste também a alimentação manual da Evaporadora caso o controle ou as pilhas do mesmo não apresentem defeitos. Se o equipamento ligar manualmente, então o problema está na placa receptora de sinal da Evaporadora, que geralmente fica localizada abaixo da tampa frontal, e esta deve ser substituída. Em seguida realize o teste de comunicação entre as unidades Condensadora e Evaporadora (veja no capítulo Teste de comunicação entre as Unidades), caso a comunicação não apresente problemas e mesmo assim o equipamento não liga, isto indica que o problema está na placa controladora da Evaporadora e a mesma deve ser substituída.

Equipamento Não Refrigera

Se o equipamento não refrigera, verifique os seguintes itens:

  • O painel da Unidade Evaporadora indica algum problema?

Se o equipamento liga, mas não refrigera o ambiente, consulte primeiramente se o autodiagnóstico não está indicando algum problema. Caso esteja consulte a tabela de autodiagnóstico no manual do fabricante.

  • O controle remoto encontra-se no modo correto?

Verifique se o controle do equipamento se encontra no modo refrigeração ou cool representado pelo ícone de floco de neve. Verifique também se a temperatura selecionada está correta, o ar condicionado só irá funcionar se a temperatura selecionada for menor que a temperatura medida no ambiente a ser refrigerado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (752.8 Kb)   docx (360.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com