A Matriz de Ansoff
Por: Beatriz Rocha • 3/12/2018 • Relatório de pesquisa • 450 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
MATRIZ DE ANSOFF
Matriz de Ansoff é um conceito utilizado em Planejamento de Marketing, cujo objetivo é estabelecer um modelo útil na delimitação de oportunidades de crescimento para unidades de negócio.
Criada na década de 50 por Igor Ansoff, pai da Administração Estratégica de Empresas, e também conhecida como Matriz Produto/Mercado, esta ferramenta analisa as variáveis relacionadas ao portfólio de uma empresa, levando em consideração seus produtos e/ou serviços, a fim de avaliar se o mercado e produto e/ou serviço em questão são novos ou já existentes.
Assim, a Matriz de Ansoff pondera formas de crescimento alternativas para negócios, focando nos potenciais da empresa, bem como em seus produtos e/ou serviços e clientes. Além disso, também estuda maneiras de crescimento do negócio por meio de produtos existentes ou novos e em mercados existentes ou novos.
A Matriz de Ansoff é uma das principais ferramentas de Planejamento Estratégico, visto que produz insumos para criar estratégias exatas para cada tipo de produto e/ou serviço. A análise deve ser feita em uma tabela para avaliar os eixos Produto x Mercado, sendo divididas pelas seguintes colunas: “Novo” e “Já existente” – referente ao produto ou serviço a ser avaliado.
Esta matriz apresenta quatro combinações possíveis de produto-mercado, são elas: Penetração de Mercado, Desenvolvimento de Mercado, Desenvolvimento de Produtos e Diversificação.
A Penetração de Mercado representa a tentativa de crescimento de negócio com produtos/serviços já existentes em mercados também já conhecidos – e, geralmente, competitivos. O foco é aumentar o marketshare e as atenções estão voltadas para as vendas.
O Desenvolvimento de Mercado representa a tentativa de crescimento de negócio direcionando produtos/serviços existentes para novos segmentos de mercado. O foco desta estratégia é criar relações com o cliente e ao mesmo tempo entender a fundo as suas reais necessidades.
O Desenvolvimento de Produto representa a tentativa de crescimento de negócio direcionando produtos existentes para novos segmentos de mercado. Em geral, é uma aposta de inovação do negócio e, por isso, precisa de bastante atenção e direcionamento para, de fato, gerar valor, já que possui um nível de risco aceitável.
A Diversificação representa a tentativa de crescimento de negócio direcionando novos produtos a novos segmentos de mercado, usufruindo de sinergias comerciais e/ou tecnológicas. É considerada, então, a estratégia mais arriscada, pois os riscos são maiores – por outro lado, os retornos também são. Neste caso, as empresas inovam ou morrem.
...