A PRODUÇÃO DE BIOCHAR ENRIQUECIDO PARA FERTILIZANTES AGRÍCOLAS
Por: luanaC3PO • 24/9/2022 • Monografia • 478 Palavras (2 Páginas) • 78 Visualizações
Biochar e suas propriedades físico-químicas
A conversão termoquímica de biomassa em biocombustíveis, a exemplo do biochar, possui uma elevada quantidade de pesquisas na última década, através dos métodos tecnológicos de pirólise, com o objetivo de ser uma conversão eficiente em comparação com outras tecnologias de conversão termoquímica (DE CONTO, 2016). O biochar é um elemento rico em carbono, obtido através do processo de pirólise da matéria orgânica, realizado através da queima de biomassa com ausência de oxigênio, ou menos comumente a temperaturas menores que 700ªC (MARCELINO; LOSS; ANDRADE, 2020). Dessa forma, a pirólise possui destaque como o processamento com elevada aptidão em conversão termoquímica da biomassa, resultando nos estados físicos: gasosos, líquidos e sólidos (biochar), pelos quais a capacidade do processo dependerá das condições empregadas no mesmo, gerando potencializando a produção e seus produtos (PEREIRA, et al, 2016).
O biochar, também denominado de “bio carvão” é um produto elevadamente poroso, frequentemente alcalino e com volumosa área de superfície específica. No processamento da pirólise, metade do valor total de carbono contido na biomassa inicial, pode ser detido internamente no biochar. É constituído de uma marcante estrutura aromática, de tal modo que bioquimicamente é de difícil degradação, em comparação com as demais formas de matéria orgânica do solo. Devido suas propriedades físico-químicas, possui alta capacidade de influenciar o número de propriedades do solo, bem como: seu pH, porosidade, capacidade de retenção de água e densidade (NÓBREGA, 2011).
Recentemente, o biochar pode ser efetuado através da matéria orgânica não contaminada, tais como resíduos de culturas, cascas, troncos, cascas e ramos de restos de madeira, diversas gramíneas e inúmeros resíduos da agricultura e agropecuária. Essa produção é tradicionalmente autossuficiente ao que diz respeitos à níveis e requisitos energéticos, produzindo demasiados de energia para calor ou biocombustível, que podem ser empregados em processamentos de conversão de energia, transportes e produção de eletricidade e calor (MARCELINO; LOSS; ANDRADE, 2020), que ajuda na atenuação do aquecimento global e melhoria da fertilidade do solo. Além disso, é relevante para tratamento de águas residuais, para remoção de corantes metálicos e demais poluentes (PEREIRA, et. al., 2016). Essa tecnologia gera benefícios no processo de resíduos, e no uso de matéria-prima com agregação de valor (MARCELINO; LOSS; ANDRADE, 2020).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DE CONTO, Daniela. CONVERSÃO TERMOQUÍMICA DE CAPIM-ELEFANTE EM REATOR ROTATIVO. Universidade de Caxias do Sul (UCS). Caxias do Sul – RS, 2016.
MARCELINO, Igor Polla; LOSS, Arcângelo; ANDRADE, Marcio Antonio Nogueira. POTENCIALIDADES DO USO DO BIOCHAR PARA MELHORIA DOS ATRIBUTOS EDÁFICOS. 2020.
NÓBREGA, Ísis Patrícia Cardoso. Efeitos do Biochar nas propriedades físicas e químicas do solo: - Sequestro de carbono no solo. Lisboa – PT, 2011.
PEREIRA, Lucas Lemos, et. al. PRODUÇÃO DE BIOCHAR A PARTIR DA PIRÓLISE DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS. Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe
...