TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DE BIOCHAR ENRIQUECIDO PARA FERTILIZANTES AGRÍCOLAS

Por:   •  24/9/2022  •  Monografia  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

Biochar e suas propriedades físico-químicas

A conversão termoquímica de biomassa em biocombustíveis, a exemplo do biochar, possui uma elevada quantidade de pesquisas na última década, através dos métodos tecnológicos de pirólise, com o objetivo de ser uma conversão eficiente em comparação com outras tecnologias de conversão termoquímica (DE CONTO, 2016). O biochar é um elemento rico em carbono, obtido através do processo de pirólise da matéria orgânica, realizado através da queima de biomassa com ausência de oxigênio, ou menos comumente a temperaturas menores que 700ªC (MARCELINO; LOSS; ANDRADE, 2020). Dessa forma, a pirólise possui destaque como o processamento com elevada aptidão em conversão termoquímica da biomassa, resultando nos estados físicos: gasosos, líquidos e sólidos (biochar), pelos quais a capacidade do processo dependerá das condições empregadas no mesmo, gerando potencializando a produção e seus produtos (PEREIRA, et al, 2016).

O biochar, também denominado de “bio carvão” é um produto elevadamente poroso, frequentemente alcalino e com volumosa área de superfície específica. No processamento da pirólise, metade do valor total de carbono contido na biomassa inicial, pode ser detido internamente no biochar. É constituído de uma marcante estrutura aromática, de tal modo que bioquimicamente é de difícil degradação, em comparação com as demais formas de matéria orgânica do solo. Devido suas propriedades físico-químicas, possui alta capacidade de influenciar o número de propriedades do solo, bem como: seu pH, porosidade, capacidade de retenção de água e densidade (NÓBREGA, 2011).

Recentemente, o biochar pode ser efetuado através da matéria orgânica não contaminada, tais como resíduos de culturas, cascas, troncos, cascas e ramos de restos de madeira, diversas gramíneas e inúmeros resíduos da agricultura e agropecuária. Essa produção é tradicionalmente autossuficiente ao que diz respeitos à níveis e requisitos energéticos, produzindo demasiados de energia para calor ou biocombustível, que podem ser empregados em processamentos de conversão de energia, transportes e produção de eletricidade e calor (MARCELINO; LOSS; ANDRADE, 2020), que ajuda na atenuação do aquecimento global e melhoria da fertilidade do solo. Além disso, é relevante para tratamento de águas residuais, para remoção de corantes metálicos e demais poluentes (PEREIRA, et. al., 2016). Essa tecnologia gera benefícios no processo de resíduos, e no uso de matéria-prima com agregação de valor (MARCELINO; LOSS; ANDRADE, 2020).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DE CONTO, Daniela. CONVERSÃO TERMOQUÍMICA DE CAPIM-ELEFANTE EM REATOR ROTATIVO. Universidade de Caxias do Sul (UCS). Caxias do Sul – RS, 2016.

MARCELINO, Igor Polla; LOSS, Arcângelo; ANDRADE, Marcio Antonio Nogueira. POTENCIALIDADES DO USO DO BIOCHAR PARA MELHORIA DOS ATRIBUTOS EDÁFICOS. 2020.

NÓBREGA, Ísis Patrícia Cardoso. Efeitos do Biochar nas propriedades físicas e químicas do solo: - Sequestro de carbono no solo. Lisboa – PT, 2011.

PEREIRA, Lucas Lemos, et. al. PRODUÇÃO DE BIOCHAR A PARTIR DA PIRÓLISE DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS. Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com