A Reutilização de água dos ar condicionados
Por: Felipe Ferreira • 13/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.317 Palavras (14 Páginas) • 316 Visualizações
UNIVERSIDADE METROCAMP WYDEN BRASIL
PROJETO DE UM PRODUTO INOVADOR:
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE AR CONDICIONADO
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: ENGENHARIA DO PRODUTO
Bruno CORTEZ Juliano MARTINS Letícia MARTINS Natália FERREIRA
CAMPINAS 2018
Sumário
- INTRODUÇÃO 1
- OBJETIVO 1
- A IDEIA INICIAL 1
III.I CONSCIENTIZAÇÃO DO REÚSO DE ÁGUA 2
- O PRODUTO 4
- O PROPÓSITO DO PRODUTO E SEUS VALORES 4
- COMO INSTALAR/ADAPTAR O RESERVATÓRIO E O NÍVEL DE ÁGUA NO AR CONDICIONADO 4
- RESULTADOS OBTIDOS 4
- RESULTADOS ESPERADOS-CICLO DE VIDA 4
- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 4
- CONCLUSÃO 4
Palavras-chave: Sustentabilidade: água, reutilização, reuso; Ar Condicionado: água, reuso. Inovação: sensor de nível, válvula solenoide.
INTRODUÇÃO
Em nosso dia a dia nos deparamos com muitos objetos que parecem inúteis, mas que por muitas vezes podem ser melhorados para que traga então facilidade, comodidade, conforto e sustentação em seu uso. Buscando não somente aperfeiçoar e trazer comodidade, pensamos em reutilizar algo que ajudará na preservação do meio ambiente e também na redução de gastos financeiros para quem opta em adotá-lo, que é reutilizar a água (umidade) que o ar-condicionado, em alguns casos, retira do ambiente.
Sabemos que o ar-condicionado é um aparelho considerado fundamental para muitos por proporcionar maior conforto, principalmente naqueles dias em que os termômetros “cravam” na casa do 40º graus. Utilizado com frequência em qualquer ambiente como residências, carros, aeroportos, hospitais, shoppings e demais estabelecimentos/locais. O equipamento tem como propósito, condicionar através da troca de calor, o ar, controlando a temperatura e a umidade do ambiente. Sabendo assim que o aparelho retira do ar uma significante quantidade de umidade (água) e, devido à condensação do ar que se dá na serpentina, pensamos em adotar um mecanismo para coletar, separar e direcionar a água que se acumula na bandeja interna de saída, para reuso. Entendemos que a água que ali obtivermos existem componentes biológicos devido a ser retirada de um ambiente onde existem vários tipos de partículas e bactérias dispersas no ar, portanto sabemos exatamente para onde destiná-la e reaproveitá-la. A ideia inicial do produto é reutilização da água com foco ao não desperdício, preservação do meio ambiente (gastos de água limpa, por exemplo) e redução de gastos financeiros, assim implementamos mecanismos inovadores para obter-se sucesso nesta ideia.
Neste trabalho apresentaremos então como surgiu à ideia de desenvolver e inovar este produto; qual o método para adotar o produto; qual público pode ser destinado; como aderir e reduzir gastos; quais áreas podem ser influenciadas; qual a melhoria satisfatória que ela alcançará; os propósitos nele imposto; qual material e quais mudanças significativas resultam no final do produto aqui mencionado.
OBJETIVO
Todos os dias, ouvimos falar da importância de se utilizar a água com sabedoria por ser um recurso natural esgotável. Engenheiros, Químicos, Ambientalistas, dispensam esforços procurando meios de se economizar e conscientizar a população para o consumo consciente. Este projeto é uma alternativa simples, mas com grande impacto nesse sentido de sustentabilidade.
No Brasil o reuso de água cresce cada vez mais, o que até pouco tempo atrás o termo “água de reuso” era pouco conhecido, hoje após uma escassez hídrica grande parte da população se preocupou em economia/reuso.
Voltado à economia uma prática para redução de gastos e reuso de água vem em mente utilizar o ar-condicionado para meios de amenizar gastos. Os aparelhos de ar condicionado já fazem parte do nosso dia a dia, nos proporcionando ambientes com temperaturas agradáveis. O que muitas vezes ocorre é que a água gerada por eles é simplesmente destinada ao esgoto.
Como a água tem componentes biológicos devido a ser retirado de um ambiente onde existem vários tipos de partículas e bactérias dispersas no ar, seu destino não é aleatório, seu reuso pode ser destinado a sanitários (descargas), lavagem de carros, radiadores, entre outras coisas semelhantes. Portanto não há necessidade em gastar água limpa para fazer tarefas simples, como limpezas domésticas, por exemplo. É muito importante economizar água e o peso que isso tem no mundo hoje em dia é imenso. A escassez de água é um assunto que por muitas vezes pode ser negligenciado por muitos, mas mesmo em silêncio ele ocorre. Então, se programar para reutilizar água, é um favor que fazemos a nós mesmos, à natureza e ao mundo.
No trabalho, temos como objetivo apresentar quais os critérios para a nova melhoria de reuso da água do ar-condicionado, trabalhar para que a redução no consumo de água seja impactante, tanto para a natureza, como para gastos financeiros. Mostraremos qual é este mecanismo/dispositivo para guardar a água e o quão isso ajudará e trará melhorias para o dia a dia.
A IDEIA INICIAL
Grandes ideias não surgem de um dia para o outro, sem mais nem menos, sem bases ou sem estudos. Pensar em algo inovador e que não existe nos dias atuais acaba sendo difícil, pois com tanta tecnologia e estudos constantes vinda de todos os lugares do mundo, fica quase impossível criar algo novo, surpreendente e eficaz para melhorias de trabalhos. Saibamos que a melhoria contínua é algo presente e que sempre há uma forma de melhorar um serviço, um mecanismo, um produto, um método ou algo do gênero, mas criá-lo tem lá suas dificuldades. Hoje, implementação de melhorias faz parte de diversas plantas, pois devido ao crescimento populacional e as crises hídricas, sistemas automáticos para armazenamento, reuso e captação de água tem se tornado cada vez mais comum nas instalações residenciais, industriais, comerciais…
...