TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança na Operação de Máquinas Agrícolas

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Segurança na Operação de Máquinas Agrícolas

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações I

Data: 02/02/2018

Professor Paulo Celso dos Reis Gomes

Santos, 2018


 

SUMÁRIO

[pic 1]

1        INTRODUÇÃO..............................................................................................        2

2        SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA OPERAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS .......................................................................        4

2.1        PRINCIPAIS MÁQUINAS AGRÍCOLAS .....................................................        4

2.2        RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA E PROTEÇÕES APLICÁVEIS ÀS MÁQUINAS AGRÍCOLAS...................................................................        8

3        CONCLUSÃO ...............................................................................................        9

REFERÊNCIAS.............................................................................................        10


1 INTRODUÇÃO

A atividade do setor agrícola em qualquer lugar do mundo é muito importante, não apenas pela natureza estratégica da atividade, mas também pela quantidade de trabalhadores envolvidos. No Brasil, a agricultura é, historicamente, uma das bases da economia, sendo um dos principais exportadores no mundo. Nas últimas décadas o número de trabalhadores no campo diminuiu muito e isso se dá ao fato devido à mecanização do processo produtivo, mas mesmo assim ainda é uma parcela expressiva da população. Em 2010, a população brasileira somava 190 milhões de pessoas, segundo o último Censo Demográfico. A população rural era de aproximadamente 30 milhões, o que representava 15,6% da população total do país.

Sobre à segurança do trabalhador, a atividade rural é uma das mais perigosas, superando muitas vezes as atividades da construção civil.

A tabela a abaixo apresenta o número de acidentes na atividade agrícola em comparação ao número total de acidentes registrados no Brasil, segundo números do Anuário Estatístico da Previdência Social 2015.

Acidentes Típicos

Total

Setor Agropecuário

Taxa

2013

434.339

17.342

3,99%

2014

430.454

15.634

3,63%

2015

383.663

14.414

3,75%

                          Tabela 1 – Acidentes típicos no Setor Agrícola

O número de acidentes registrados no setor agrícola é muito maior uma vez que os dados oficiais se referem apenas aos trabalhadores formais, sem contabilizar aqueles onde o trabalho é informal ou se tem agricultura familiar e de sub-existência. A informalidade neste setor é uma característica no setor agrícola brasileiro.

        O cultivo de soja e da cana de açúcar são aquelas registram o maior número de acidentes típicos, chegando a representar um quarto dos eventos ocorridos no ano de 2013.

Acidentes Típicos

Setor Agropecuário

Cana de Açúcar

Soja

Taxa

2013

17.342

3.316

1.027

25,04%

2014

15.634

2.231

1.107

21,35%

2015

14.414

1.851

1.015

19,88%

Tabela 2 – Acidentes típicos nas lavouras de Cana de Açúcar e Soja

Nas últimas décadas, existiu um avanço muito grande na mecanização do processo de produção nas lavouras de cana de açúcar e de soja, e isso veio substituindo o trabalhador braçal. As operações mecanizadas são justamente as que oferecem maiores riscos de acidentes na atividade agrícola.

De acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015 não é especificado o tipo de acidente típico registrado, e é muito provável que em sua grande maioria, eles sejam em decorrência do uso de máquinas e implementos agrícolas.

Esses acidentes representam um custo elevado para o Estado e para o empregador, o acidente de trabalho na agricultura mutila e mata trazendo graves sequelas físicas e psicológicas ao trabalhador e sua família. Sendo assim, a busca de um ambiente de trabalho seguro no campo é um assunto importante que requer conscientização dos empregadores e trabalhadores do campo.


2 SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA OPERAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

São várias as causas para o elevado número de acidentes de trabalho na atividade agrícola, entre eles podemos citar a dificuldade de uniformizar e controle o ambiente de trabalho, a sobreposição entre o local de trabalho e o lar, o emprego de mão de obra não especializada que muitas vezes envolve até mesmo crianças e também a pouca atuação do Estado como fiscal das irregularidades encontradas. A automatização do campo, eliminou muitos postos de trabalho, mas o numero de acidentes não acompanhou essa redução proporcionalmente.

 No Brasil, com a finalidade de regulamentar e fiscalizar os diversos ambientes e atividades laborais, o Ministério do trabalho possui as Normas Regulamentadoras, as NRs. Possuímos especificamente para o trabalho rural a NR 31 - Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura, que é uma norma abrangente que trata de vários aspectos e possuímos também a NR 12 que trata da Segurança em Máquinas e Equipamentos e traz um anexo específico sobre Máquinas e Implementos para uso Agrícola e Florestal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (461.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com