A Sociedade e Cultura
Por: Lucenajr • 15/10/2018 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
SOCIEDADE E CULTURA
ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO – SEMANA 3
Amparo
2018
[pic 2]
SOCIEDADE E CULTURA
ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO – SEMANA 3
Nome: Antonio Alves de Lucena Junior
RA: 1809651
Curso: Engenharia da Computação
Semestre: 2º
Amparo
2018
CONSTRUINDO UM NOVO CONCEITO POPULAR
No texto base para a realização do trabalho é destacado que o popular é algo construído pelo povo ao longo do tempo, porém o que se percebe hoje que a definição foi mudada conforme o tempo foi se passando, diferenciando do que os folcloristas e antropólogos nos museus dos anos 20 e 30 ou pelos políticos e partidos desde os anos 70.
O popular é a tradição, a criatividade camponesa, mas as mídias colocam o popular como lógica do mercado e não como o resultado da diferença entre os locais, sendo assim o popular segundo a mídia é o que vende, que agrada o maior número de pessoas, e não aquilo que é criado e passado de geração em geração pelo povo. A tradição não importa, pelo contrário, entendem que tudo tem o seu auge e logo vem o esquecimento para dar espaço para um novo produto para o consumo.
O populismo – operação política que coloca em cena novamente o popular – utiliza a cultura visando o poder, deixando de lado a tradição para exaltar o que é compatível para o desenvolvimento atual.
A definição mais comum encontrada principalmente nos dicionários e em sites de pesquisas como a Wikipédia sobre popular é como sendo algo do povo, para o povo, que atende as necessidades do povo.
Definir que um grupo tem mais cultura que outro pelo grau de instrução está cometendo um erro pois isso não é cultura, pois cultura vem ao longo do tempo pelas vivências e experimentações dos povos. A cultura atualmente segue mudando conforme a necessidade do povo, o popular hoje é uma adaptação e não uma vivência.
Conforme as leis vão mudando a cultura vai se adaptando, principalmente com o politicamente correto, onde brincadeiras, piadas são alvos de críticas.
A cultura vem se tornando um padrão, onde todos devem seguir e não como a identidade de um povo. O processo de construção e desconstrução cada vez mais é visto nos dias de hoje, pois querendo ou não a mídia controla isso, as pessoas são influenciadas.
Todos devem entender que o Brasil é culturalmente mais rico e
interessante que os produtos massivos mostram, e que a experiência nos faça refletir a diversidade cultural do nosso país não se deixando levar pela mídia que a transforma em objeto.
...