A Sustentabilidade Empresarial
Por: guiwandscheer • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.474 Palavras (6 Páginas) • 705 Visualizações
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO......................................................................................................3
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.........................................................4
- O que é desenvolvimento sustentável?..................................................................4
- O que é preciso para alcançá-lo?...........................................................................4
- A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE...............................................5
- ECONOMIA ECOLOGICA.................................................................................5
- SUSTENTABILIDADEEMPRESARIAL..........................................................6
- O papel das empresas.............................................................................................6
- Desafios do desenvolvimento sustentável.............................................................6
- CONCLUSÃO.......................................................................................................8
- REFERÊNCIAS....................................................................................................9
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento sustentável tem uma longa trajetória. A preocupação com o meio ambiente iniciou-se pelos efeitos de certas práticas agrícolas e principalmente depois da revolução industrial, que surgiram os primeiros trabalhos sobre os efeitos de poluição gerada em minas e fábricas.
Até a década de sessenta, acreditava-se que seriam infinitas as fontes de recursos naturais, o meio ambiente era considerado sem importância para a economia. Mas decorrente dos problemas ambientas que foram surgindo, a idéia dominante passou a ser contestada, impulsionando as criticas ao modelo de desenvolvimento econômico. Houve uma convocação pelas Nações Unidas, em 1968, onde uma conferência sobre o meio ambiente estimulou novos estudos sobre o assunto, surgindo nesse período uma nova alternativa, denominada “desenvolvimento sustentável”.
É importante saber que a sustentabilidade empresarial é de extrema importância, pois cabe a ela a função de desenvolvimento econômico juntamente com o equilíbrio ecológico. Buscando a eficiência econômica e ao mesmo tempo, a eficiência social e ambiental.
Ao longo do relatório de pesquisa será abordado: a definição de desenvolvimento sustentável e o que é necessário para alcançá-lo, a importância de sustentabilidade, a denominação de economia ecológica, o papel das empresas que exercem a sustentabilidade, além disso, os desafios do desenvolvimento sustentável.
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O desenvolvimento sustentável busca a eficiência econômica, mas, ao mesmo tempo, a eficiência social e ecológica. A seguir, abordaremos essa conexão entre o conceito de responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável.
- O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?
É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da população atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. Ou seja, a idéia é crescer sem destruir o ambiente e esgotar os recursos naturais. A sustentabilidade refere-se a encontrar meios de conciliar o crescimento econômico com o progresso material. Esse tipo de desenvolvimento não se trata apenas a ganhos para o meio ambiente, mas também ao desenvolvimento humano e social. Dela emergem princípios como o retorno do crescimento, atendendo as necessidades de emprego, renda, saúde e educação entre outros que auxiliam na melhoria de qualidade de vida.
- O QUE É PRECISO PARA ALCANÇÁ-LO?
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e que seu tempo de vida pode ser curto. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende cada vez mais do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos primários dos quais somos dependentes.
Essa prática sugere qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e o aumento da reutilização e da reciclagem.
- A IMPORTANCIA DA SUSTENTABILIDADE
O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, poluição, extinção de espécies da fauna e flora, entre tantos outros.
Dessa forma a sustentabilidade atua por meio de alguns aspectos como, por exemplo: Atender às necessidades da população; Preservar o meio ambiente para as próximas gerações; Conscientizar a sociedade para que se trabalhe em conjunto.
O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, uma medida brusca que exige rápida adaptação, mas sim como uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente.
- ECONOMIA ECOLÓGICA
Considerada um dos mais recentes programas de pesquisa em ciência econômica. A economia ecológica surgiu pelas críticas ambientais na década de 1960, que apresentou problemas mais graves, com uma série de desastres ambientais na década de 1980. Com isso, os consumidores passaram a optar por produtos verdes e a exigir uma postura correta dos diversos setores industriais em relação ao meio ambiente.
A crítica ao desenvolvimento econômico atual impulsionou as atitudes quanto ao comportamento ambiental. O funcionamento do sistema socioeconômico depende dos sistemas ecológicos, da mesma maneira a ecologia também depende deste. A economia ecológica defende que os problemas atuais e os objetivos do desenvolvimento sustentável necessitam de uma análise baseada na relação de interdependência.
O termo sustentabilidade baseia-se principalmente na inserção do meio ambiente no funcionamento dos sistemas produtivos com recursos naturais e reaproveitamento dos resíduos correspondentes.
...