A TAREFA ANALISE GRANULOMETRICA
Por: MAYCON EDUARDO GONCALVES GABRIEL • 25/9/2021 • Trabalho acadêmico • 412 Palavras (2 Páginas) • 96 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ[pic 1]
Instituto de Recurso Naturais
Disciplina de Química da Atmosfera
Douglas Gonçalves Faria – 2020022134
Mayara Emmanuelly Morais – 2020030314
Maycon Eduardo Gonçalves Gabriel – 2020019030
TAREFA ATIVIDADE - XII
CHUVA ÁCIDA
ITAJUBÁ -MG
2021
1 – Através de que formas pode ocorrer a deposição ácida?
Com a existência de ácidos nas fases gasosa, aerossol e aquosa na atmosfera, a deposição dessas espécies de ácidos são feitas pela deposição úmida e seca, sendo comumente chamadas de deposição ácida.
2 – A precipitação ácida é um fenômeno regional de grande escala. Quais fatores atmosféricos podem contribuir para que a chuva ácida (sumidouro) ocorra em lugares distantes da emissão dos gases que contribuem para esse evento (fonte)?
O fator atmosférico que contribui para que a chuva ácida ocorra em lugares distintos da emissão dos gases que compõem esse fenômeno é:
- O transporte do ar poluído com resíduos ácidos que são dissipados pelo vento.
3 – Cite quais são as prováveis consequências ecológicas da precipitação ácida.
- Mudança da composição química dos lagos;
- Diminuição da população dos peixes;
- Lixiviação de metais tóxicos a partir dos solos para lagos e rios;
- Diminuição do crescimento de florestas;
- Aumento de doenças em plantas;
- Aceleração de danos a materiais (metal, borracha, tinta, mármore).
4 - Em condições normais, a chuva apresenta por si só um caráter mais ácido do que a água pura (pH=7). Qual o principal elemento presente na atmosfera que causa essa leve acidificação da água da chuva e qual o valor médio de pH resultante dessa interação?
O principal elemento presente na atmosfera que causa uma leve acidificação na água da chuva é o ácido carbônico H2CO3- que é um (ácido fraco), assim esse não modifica tanto o pH da mesma. Uma vez que sua interação resulta em valores próximos á 5,6, considerando uma média global de CO2 de 350 ppm → agora a taxa de mistura de CO2 é de ~ 400 ppm. Há de se destacar que esse valor de pH não está associado a nenhuma forma prejudicial tanto ao homem como para a natureza.
5 – Em condições com elevada poluição atmosférica, o pH da chuva pode diminuir para valores de pH entre 5 e 2,2. Quais os principais elementos químicos que contribuem para essa forte acidificação da água da chuva? E quais são as principais fontes antrópicas para emissão deles?
6- A presença de níveis elevados de dióxido de enxofre na atmosfera pode ocasionar a chuva ácida de duas maneiras distintas (formando ácido sulfuroso e ácido sulfúrico). Explique essas duas maneiras.
...