A Tradução NACE 0775
Por: Gustavo Gomes • 14/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 488 Palavras (2 Páginas) • 107 Visualizações
Lista 5
1 – A origem da rigidez do primeiro são os pontos de ancoragem de movimentação conformacional físicos, resultantes dos segmentos cristalinos que surgem pelo alinhamento na deformação, e passa a ter comportamento elastomérico (com a deformação, diminui-se a entropia, e surge uma força retrátil entrópica devido aos segmentos cristalinos) Ao ser aquecido, esses pontos de ancoragem são eliminados e o polímero passa a ter comportamento de um termoplástico viscoso, ou seja, não apresenta recuperação.
O segundo apresenta reticulações covalentes, ou seja, pontos de ancoragem químicos (permanentes), em quantidade balanceada, ou seja, o suficiente para ainda se ter deformação dos segmentos mais flexíveis. A diferença de ordenação é a responsável pelo comportamento elastomérico (recuperação quase total e grandes deformações)
2 – Com o aumento de temperatura, aumenta-se a quantidade de sítios energéticos com o aumento de entropia. Essa maior quantidade de sítios energéticos faz com que maiores conformações sejam possibilitadas, e isso ocorre no estado novelado, estado mais retraído. Como ocorre retração, uma força contrária maior é necessária para manter a deformação constante.
3ª) a borracha aumenta a temperatura, pois com a deformação, a entropia diminui e com isso surge uma força retrátil entrópica tendendo a levar a borracha ao estado novelado, de maiores conformações possíveis.
b) O aço diminui a temperatura, pois os átomos tendem a se afastar pois não há troca de calor com o meio externo, com isso as interações ficam menos intensas.
c) o gás tende a diminuir a temperatura, pois como a pressão é reduzida, a temperatura sofre uma redução proporcional.
4 – com o aumento da temperatura, a pressão interna tende a aumentar pois o volume praticamente não dilata devido a essa temperatura. No entanto, a borracha tende a contrair pelo aumento de entropia, que aumenta a quantidade de sítios energéticos. Tem uma compensação da pressão interna e da força retrátil entrópica da borracha. A retração só é possível até um certo ponto, em que os pontos de ancoragem são quebrados e o pneu explode.
Lista 6
A conformação trans é cristalizável, portanto os pontos de ancoragem são devidos a esses segmentos cristalinos. Já a conformação cis não é muito cristalizável, a sua rigidez se deve portanto às próprias ligações duplas de carbono da estrutura, servindo como pontos de ancoragem durante o desnovelamento e novelamento da estrutura.
Lista 7
1 - Nota-se que o PVC tem um coeficiente de difusão menor que o BN, e esse comportamento é intensificado para permeantes maiores. Isso se deve a sua cristalinidade, sendo esses segmentos responsáveis pela redução de volume livre do polímero e consequentemente da área de difusão por onde o permeante atravessa. O coeficiente de difusão é proporcional a quantidade de segmentos capazes de se movimentarem conformacionalmente na estrutura.
2 – Nota-se que quanto maior Tg, menor o coeficiente de difusão. Isso ocorre porque quanto maior Tg, menos movimentações conformacionais estarão ocorrendo, portanto menor área de difusão por onde o permeante é capaz de atravessar, porque o volume livre é menor.
...