ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Casos: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Telmadarlene • 31/10/2014 • 6.861 Palavras (28 Páginas) • 316 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E VANTAGEM COMPETITIVA
CAPITULO 1 – O QUE É ESTRATÉGIA E O PROCESSO DE ADMINSITRAÇÃO ESTRATÉGICA?
A estratégia de uma empresa é sua teoria de como ganhar vantagens competitivas. Essas teorias, assim como todas as outras. são baseadas em premissas e hipóteses sobre como a concorrência em um sector deve evoluir.
Quando essas premissas e hipóteses são consistentes com a verdadeira evolução da concorrência em um sector; a estratégia de uma empresa tem maior probabilidade de gerar uma vantagem competitiva.
Uma das maneiras pelas quais uma empresa pode escolher suas estratégias é por meio do processo de administração estratégica. Esse processo é um conjunto de análises e decisões que aumentam a probabilidade de. a empresa ser capaz de escolher uma 'boa' estratégia, isto é, uma estratégia que levará à vantagem competitiva.
O processo de administração estratégica começa quando uma empresa identifica:
A sua missão, ou sua finalidade de longo prazo; a missão é frequentemente escrita na forma de uma declaração de missão.
* Declarações de missão podem:
* Não ter impacto no desempenho (Quando não influencia o comportamento da empresa – definir o negocio da empresa (automóveis para a Ford))
* Podem aumentar o desempenho de uma empresa (lucro diário)
* Podem prejudicar o desempenho (aumentos salariais desajustados)
Objectivos são marcos mensuráveis que as empresas usam para avaliar se estão ou não alcançando sua missão (ganho por acção de 10%)
As análises interna e externa são os processos por meio dos quais a empresa identifica suas ameaças e oportunidades ambientais e suas forças e fraquezas organizacionais.
* Analise externa
* Ameaças
* Oportunidades
* Analise interna
* Forças
* Fraquezas –verificar onde deve melhorar
Utilizando essas análises, é possível que uma empresa faça sua escolha estratégica.
* As estratégias podem ser classificadas em duas categorias:
* Estratégias no nível de negócios (que incluem liderança em custos e diferenciação de produtos – único mercado ou sector)
* Estratégias no nível corporativo (que incluem integração vertical, alianças estratégicas, diversificação e fusão e aquisição – múltiplos mercados ou sectores).
Depois da escolha da estratégia, vem sua implementação. que envolve a escolha de:
* Estruturas organizacionais
* Processos de controle
* Politicas remuneração
O objectivo final do processo de administração estratégica é a concretização da vantagem competitiva. Uma empresa tem uma vantagem competitiva se está criando mais valor económico do que suas rivais.
Valor económico é definido como a diferença entre os benefícios percebidos pelo consumidor na compra de um produto ou serviço de uma empresa e o custo económico total de desenvolver e vender esse produto ou serviço.
A vantagem e a desvantagem competitiva podem ser temporárias ou sustentáveis.
Existe paridade competitiva quando uma empresa cria o mesmo valor económico que suas rivais
Existe desvantagem competitiva quando ela cria menos valor económico do que suas rivais.
* Há duas medidas conhecidas da vantagem competitiva de uma empresa:
* Desempenho financeiro mede a vantagem competitiva usando vários índices calculados com os demonstrativos de lucros e perdas e o balanço da empresa.
O desempenho financeiro é comparado com o nível médio de desempenho em seu sector.
* Desempenho económico compara o nível de retorno de uma empresa com seu custo do capital. O custo do capital de uma empresa é a taxa de retornoque ela precisou prometer pagar a seus investidores para induzi-los a investir na empresa .
Embora muitas empresas usem o processo de administração estratégica para escolher e implementar estratégias, nem todas as estratégias são escolhidas dessa maneira (estratégias intencionais)
Algumas estratégias surgem com o tempo, à medida que as empresas respondem a mudanças imprevistas na estrutura de competição em um sector (estratégias emergentes)
Existem ao menos três razões pelas quais os alunos de graduação precisam saber sobre estratégia e processo de administração estratégica. Primeiro, porque isso pode ajudá-los a decidir onde trabalhar. Segundo, uma vez que tenham um emprego, pode ajudá-los a ser bem-sucedidos nesse trabalho.
Por fim, se tiverem um emprego em uma pequena empresa empreendedora, poderão se envolver em estratégia e no processo de administração estratégica desde o princípio.
Embora a busca de oportunidades internacionais para vantagem competitiva possa criar desafios e oportunidades singulares para as empresas, neste livro tais estratégias internacionais são analisadas como maneiras diferentes pelas quais as empresas podem alcançar as vantagens completivas associadas às estratégias de negócios e corporativas identificadas no processo de administração estratégica Assim, em cada capítulo serão examinados os 'desafios e as oportunidades espedficos associados ao uso de operações internacionais paraconcretizar essas estratégias de negócios e corporativas.
CAPITILO 2 - AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO DE UMA EMPRESA
O processo de administração estratégica requer que uma empresa conduza uma análise de ameaças e oportunidades em seu ambiente competitivo antes, de fazer uma escolha estratégica. Essa análise começa com. o entendimento do ambiente geral em que a empresa opera.Esse ambiente tem seis componentes:
* Mudança tecnológica.
Cria ameaças (baixar musica da net)
Cria oportunidades (biotecnológica para medicamentos)
* Tendências demográficas
Carros
...