ADS - Análise De Sistemas I Banco De Dados I Engenharia De Software Linguagens E Tecnicas De Programação Ii
Artigo: ADS - Análise De Sistemas I Banco De Dados I Engenharia De Software Linguagens E Tecnicas De Programação Ii. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: admario • 10/10/2013 • 2.104 Palavras (9 Páginas) • 748 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANALISE E
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA
ANÁLISE DE SISTEMAS I
BANCO DE DADOS I
ENGENHARIA DE SOFTWARE
LINGUAGENS E TECNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
Santa Luzia MG
2012
ANÁLISE DE SISTEMAS I
BANCO DE DADOS I
ENGENHARIA DE SOFTWARE
LINGUAGENS E TECNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
Trabalho apresentado ao Curso Analise e Desenvolviemnto de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Análise de Sistemas I, Banco de Dados I, Engenharia de Software e Linguagens e Tecnicas de Programação II
.
Santa Luzia
2012
Sumário
2 - Introdução 5
3 – Objetivo 6
4 – Desenvolvimento 7
4.1. TESTABILIDADE 7
4.2. DIAGRAMA ENTIDADE DE RELACIONAMENTO 7
4.3. BANCO DE DADOS DESENVOLVIDO NO BRMODELO 7
4.4. COM BASE NO ESTUDO DE CASO APRESENTADO: 7
4.5. CARDINALIDADE ENTRE CLIENTES E LIVROS 9
4.5.1. DIAGRAMA DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO 9
4.6.1. TELA PRINCIPAL DE CONTROLE DE CLIENTE 10
4.6.2. TELA PRINCIPAL PARA CONTROLE DE EXEMPLARES 10
5. METODOLOGIA RUP 13
6. CONCLUSÃO 15
7. REFERÊNCIAS 16
2 - INTRODUÇÃO
O Cliente “Nossa Locadora de Livros”, no qual o Sr. João Carlos, contratou a empresa “Alunos da Unopar” para informatizar suas rotinas empresariais, envolvendo: Locação, Estoque, Classificação, Compras e Controle Financeiro. Para essa finalidade aplicaremos os conceitos aprendidos em sala. Análise de requisitos, relacionamento entre entidades usando-se a ferramenta BR - Modelo, caso de uso com suas inclusões (Include) e extensão (Extends), herança entre atores, etc. A prática dos conceitos serviu para a familiarização e manipulação das ferramentas Astah, Br- Modelo, Visual Studio e metodologia RUP.
3 – OBJETIVO
Tornar todas as operações da empresa, que atualmente são feitas de modo não produtivo (Em programas separados) para um modelo ágil e de fácil administração, melhorando assim o atendimento ao cliente e a organização. Alinhando o conceito a prática trazendo ênfase a questão principal no desenvolvimento de um projeto de software; A análise de requisitos e o uso de boas ferramentas no auxílio de desenvolvimento do projeto de software.
4 – DESENVOLVIMENTO
Após a análise de requisitos a segunda etapa do processo é o desenvolvimento do caso de uso do sistema com seus atores e funcionalidades.
4.1. TESTABILIDADE
ATestabilidade examina as diferentes probabilidades e características comportamentais que levam o código a falhar se alguma coisa estiver incorreta. Um programa tem alta testabilidade se ele tende a expor suas falhas durante os testes com entradas que geram defeitos. Um programa tem baixa testabilidade se ele tende a ocultar as falhas detectadas durante os testes, produzindo saídas corretas para entradas que geram defeitos.Requisitosincompletos, desatualizados, ambíguos ou contraditórios trazem baixa testabilidade.
4.2. DIAGRAMA ENTIDADE DE RELACIONAMENTO
4.3. BANCO DE DADOS DESENVOLVIDO NO BRMODELO
QUEM SE HABILITA A PESQUISAR
4.4. COM BASE NO ESTUDO DE CASO APRESENTADO:
Nome do Caso de Uso
Utilizar Sistema de Controle de Locação de Livros
Descrição
O caso de uso visa demonstrar a utilização do sistema de
Controle de Locação de Livros, levando em conta seus requisitos e regras de negócios.
Atores
Responsável pela Locação
Responsável pelo Financeiro
Responsável pelas Compras
Responsável pelo Controle de Estoque
Pré Condições
Todos os usuários do sistema devem estar devidamente cadastrados a autorizados pelo gerente da locadora. A permissão de acesso será dada de acordo com o setor em que o funcionário trabalha.
Fluxo Principal
Autor Locação: Faz logon no sistema e acessa a funcionalidade de Controlar Locação respeitando-se as regras de negócio. Para isso o autor Locação terá acesso também às funcionalidades de Controlar Cliente, Controlar Exemplares, Controlar Livros, Controlar Autores e Controlar Classificação.
Autor Estoque: Faz logon no sistema e acessa a funcionalidade de Controlar Exemplares, tendo como permissão acesso às funcionalidades de Controlar Livros,Controlar Autores e Controlar Classificação.
Autor Compras: Faz logon no sistema e acessa a funcionalidade de Controlar Compras.
Autor Financeiro: Faz logon no sistema e acessa a funcionalidade Controlar Finanças. Para realizar melhor seu trabalho, este autor terá acesso a
...