ALAN KAY
Tese: ALAN KAY. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sorridente • 1/6/2013 • Tese • 729 Palavras (3 Páginas) • 570 Visualizações
ALAN KAY
O termo programação orientada a objetos foi criado por alan kay, autor da linguagem programação SMALLTAK. Mas mesmo antes da criação do smalltak, algumas das ideias da poo já eram aplicadas , sendo que a primeira linguagem a realmente utilizar estas idéias foi a linguagem simula 67, criadas por OLE JOHAN DAHL e KRISTEN NYAARD em 1967. Note que este paradigma de programação já e bastante antigo, mas só agora vem sendo aceito realmente nas grandes empresas de desenvolvimento de software. Alguns exemplos; de linguagem modernas utilizadas por grandes empresas em todo o mundo que adotaram essas idéias: java, C#, C++, object pascal (delphi), ruby, python, lisp,...)
A maioria delas adota ideias parcialmente, dando espaço para o antigo modelo procedural de programação, como acontece no c++ por exemplo, onde temos a possibilidade de usar POO, mas a linguagem não força o programador a adotar esse paradigma de programação, sendo ainda possível programar de forma procedural tradicional. Esse tipo de linguagem segue a idéia de utilizar uma linguagem previamente existente como base e adicionar novas funcionalidades a ela.
Outras são mais “puras”, sendo construídas do zero focando-se sempre nas idéias por trás da orientação a objetos como e o caso das linguagens SMALLTAK, self e IO, onde tudo e orientado a objetos.
Classes
E um conjunto de objetos que possuem estados semelhantes (mesma lista de atributos),comportamento comum(mesmas operações) e relacionamentos comuns com outros objetos.
“A estrutura de um software e formada pelas classes do sistema. Analogicamente ao esqueleto dos animais , as classes formam um armação que dá a sustentação e a forma ao sistema”.
Podemos representar uma classe atráves de diagramas UML. Os diagramas UML de uma classe e composto pelo nome da mesma e pelos atributos e métodos que ela define. Todos os objetos criados a partir da classe, conta terão os atributos e métodos mostrados no diagrama UML. Os valores dos atributos de dois objetos criados a partir da classe, conta pode ser diferente.
Uma classe e uma estrutura que abstrai um conjunto de objetos como características similares.
Exemplo:
classe
Classe de automóveis
Classe de funcionários de uma empresa
Classe de livros de uma gráfica
As classes também podem ser:
Instância, Objeto: Uma variável do tipo de uma classe.
Construtor: responsável por iniciar a criação e inicilização de uma instância de classe.
Método: funções referências aquela classe modificador de acesso. Descreve que outras classes podem ter acesso a classe que está se criando, também é usada para indicar que uma classe pode ser acessada de fora de seu pacote.
TRECHO CÒDIGO
Plubic class pessoa{
String nome;
Date nascimento;
Double dinheiro ba carteira;
Plubic pessoa ( string nome, Date nasc){
this. Nome = nome;
this. Nascimento = nasc;
}
Plubic void gastar (double valor){
Dinheiro na carteira - = valor;
}
Plubic void receber (double valor ){
Dinheiro na carteira += valor;
...