TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALUGA BUG

Trabalho Escolar: ALUGA BUG. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 9

LISTA DE FIGURAS

Figura 1- Ranking dos SGDBs mais populares ..................................................10

Figura 2- Tela para acesso Usuário ao Sistema....................................................11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

1.1 OBJETIVO..............................................................................................................6

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................7

2.1 PESQUISA REALIZADA EM LOCADORAS EXISTENTES 7

2.1.1 Módulo Reserva de Veículos Comparativo das funcionalidades 9

2.1.2.Funcionalidades consideradas importantes 9

2.2. SGDB ADOTADO 10

2.2.1. Justificativa 11

3.INTERFACE COM USUARIO PROTOTIPO DE TELA DE ACESSO 12

4 ESTRUTURA TECNOLOGICA 12

5 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

O tema escolhido é de fundamental importância para a introdução das disciplinas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tendo em vista que aborda os passos iniciais de um projeto de desenvolvimento de software.

Sua relevância é refletida pela grande contribuição que o tema dá ao aluno iniciante no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pois tem sua aplicação no momento da decisão de desenvolver um produto idealizado para atender as necessidades da equipe envolvida no projeto, como também atender o cliente usuário final.

Se torna essencial a análise em torno do meio a que se destinará o uso do software a ser desenvolvido, como também incluir a demanda de custo benefício para a eficácia que o sistema terá.

1.1 OBJETIVO

É abordar neste trabalho a escolha de um sistema de gerenciamento de banco de dados e a elaboração de um software para as necessidade da empresa " Aluga Buggy" para seu crescimento e expansão.

Onde é tomado como base três empresas que trabalham no ramo de aluguel de carros e possuem seus próprios softwares para o aluguel de carros, também é visto os requisitos para escolha de um (SGBD) Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados e suas ferramentas de implementação na empresa.

Definir uma plataforma segura de software que ofereça o desempenho desejado pelo cliente a fim de que sirva de modo integrado à rede de lojas criadas pelo país a fim de centralizar informações facilitando o gerenciamento pelos sócios

2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com a empresaria Fabiana, a empresa Aluga Buggy, possui atualmente sistemas que trabalham de forma isolada com servidores locais de banco de dados e aplicativos, isso inviabiliza a comunicação e o compartilhamento eficaz de dados com outras lojas pretendidas pela empresa.

A Empresa ALUGA BUGGY , pretende ampliar sua frota de carros , e alem disso prestar serviços de aluguel de carro ,para usuários de outros estados da região Nordeste. Satisfeita pela situação confortável do negócio, convidou dois amigos para firmar sociedade e assim expandir filiais pelo país, começando por Porto Seguro, na Bahia, e em Porto de Galinhas, Pernambuco. Impulsionados pelo sucesso da rede, criou-se um novo plano de negócios e o mesmo foi expandido para Fortaleza, Ceará e em Natal, no Rio Grande do Norte.

Com financiamento alto para investir, a empresa se consolida no ramo de aluguel de buggys no país com cinco lojas e cerca de 150 veículos. Pontanto a empresa terá que mudar o modo de lidar com seus dados, assim necessitara de um bom gerenciador de Banco de Dados, bastando para isso informatizar a rede, criar um sistema unificado para controle e gestão de seus sócios para afim de facilitar o acompanhamento do negocio. Hoje cada loja tem seu sistema e banco de dados independentes, trabalhando isoladamente. Para melhor funcionamento da franquia e apelo organizacional para com sua clientela, se faz necessário a criação deste sistema integrado.

2.1 PESQUISA REALIZADA EM LOCADORAS EXISTENTES

A Pesquisa teve como parâmetro três grandes empresas do ramo de aluguel de veículos para desenvolvimento do sistema integrado de forma completa: Rentcars, Unidas e AVIS, essa pesquisa foi feita pela internet onde é listado alguns diferenciais e os principais serviços oferecidos por essas empresas.

A RentCars.com.br, portal de locações de carros online, é mantida pela operadora Mobicar, principal empresa de locações de carros no Brasil.

O site da RentCars.com.br foi construído com avançados recursos tecnológicos, seguindo os melhores padrões internacionais. Dispõem uma navegação simples e rápida que facilita o processo de coleta de informações e emissão de reserva. Essa tecnologia oferece 100% de segurança nas transações efetuadas pelos clientes - nenhum dado do cliente trafega pela rede sem criptografia.

Criada em 2009, a Mobicar construiu uma marca forte e uma base sólida de fornecedores ao longo do tempo, afim de oferecer um portfólio abrangente de locadoras de carros nacionais e internacional com excelência na qualidade dos serviços e atendimento ao consumidor.

Com sede em Curitiba, possui um centro de operações que disponibiliza uma infraestrutura completa e suporte diferenciado à necessidade de cada cliente e fornecedor em qualquer lugar do mundo.

Fundada em 1985, a Unidas é uma empresa especializada em soluções de locação e gestão de veículos e frotas. Presente em todo o Brasil, a Companhia conta com uma frota de mais de 30 mil veículos de diversas marcas para atender mais de 300 mil clientes em todo o país.

A sua composição acionista é formada pela SAG, maior conglomerado português no setor automotivo que adquiriu a empresa em 2001 e pelos Fundos de Investimentos Gávea, Kinea e Vinci Partners , cuja capacidade financeira e de gestão são amplamente reconhecidas e que entraram no capital da empresa em julho de 2011, compartilhando atualmente o controle de gestão com a SAG.

A Unidas atua em três unidades de negócios estrategicamente complementares:Terceirização de Frotas.Aluguel de Carros e Venda de Seminovos

A AVIS Alugueis de Carros, possui central de reservas , acessadas pelo 0800 ou celular, além de possuir facilidades como a opção de reservar seu carro através do site tudo online, com a preocupação de garantir a satisfação do cliente.

A AVIS também exige um cadastro prévio de reserva com o preenchimento dos campos:

 local de retirada do veiculo ;

 data de retirada ;

 horário de retirada;

 local de devolução;

 data e horário de devolução.

Além de contar com terceirização de frota a AVIS Possui lojas na principais capitais do país.

2.1.1 Módulo Reserva de Veículos comparativo das funcionalidades

O portal da Rentcars foi o que apresentou melhores opções na reserva on-line, pois conta com uma rede muito grande de parceiros. Além das opções de vários veículos e preços a empresa conta com um site bem apresentável e ao mesmo tempo muito simples.

2.1.2 Funcionalidades consideradas importantes

Pode-se destacar várias vantagens relacionadas ao modulo de reservas, como o preenchimento prévio de alguns dados, que serão utilizados para busca mais detalhada dos veículos disponíveis para locação.

 local de retirada do veiculo ;

 data de retirada ;

 horário de retirada;

 local de devolução;

 data e horário de devolução.

Um SGBD é um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados que nada mais é do que uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades.

As tabelas abaixo apresentam informações básicas relacionando os principais tipos de bancos de dados existentes.

TABELA – 01 INFORMAÇÕES GERAIS

Nome Empresa Data de Lançamento Licença

SQLite Richard Hipp 2000 Domínio Público

SQL Server Microsoft 1989 Proprietário

PostgreSQL PostgreSQL Global 1989 Open Source

Oracle Oracle Corporation 1979 Proprietário

MySQL Sun Microsystems 1995 GPL ou Proprietário

InterBase Embarcadero 1984 Proprietário

Firebird Firebird 2000 IPL6 e IDPL7

FONTE:

2.2 SGDB ADOTADO

De acordo com as necessidades da empresa e após ter sido feito um estudo prévio recomendamos a adoção o SGBD PostgreSQL, por acreditar que este sistema gerenciador de banco de dados supra as necessidades atuais e futuras da empresa Aluga Buggy. Para tanto vamos falar um pouco sobre esse SGBD.

O PostgreSQL se destaca como um dos sistemas de código aberto que oferece grande número de recursos frente à sistemas similares, como o MySQL, sendo inclusive comparado a sistemas comerciais de grande porte, como o Oracle.

Ele possui muitas características de sistemas modernos, como: consultas complexas, triggers (disparadores), transações e controle de concorrência. Consultas complexas diz respeito a consultas a dados do banco que envolvam diversas condições, junções de tabelas e funções sobre estes dados. Disparadores, são funções criadas que são ligadas a eventos - um disparador pode ser configurado, por exemplo, para ser executado antes ou depois de qualquer inserção, atualização ou exclusão de dado do banco.

O conceito de transações está intimamente ligado à segurança de completude das operações. Finalmente, o controle concorrência visa controlar tentativas de acessos simultâneos ao banco de dados.

Além disso, é possível estendermos todas as suas funcionalidades através da adição de: novos tipos de dados, funções, operadores, funções agregadas, métodos indexados e linguagens procedurais.

Associada a todas essas características, a principal vantagem que torna o sistema ilimitado em seu poder de extensão é a possibilidade de ser modificado e distribuído livre de qualquer cobrança, para fins comerciais, privados ou acadêmicos. Para melhor visualização abaixo segue o Ranking dos SGDBs mais populares.

Figura 1 – Ranking dos SGDBs mais populares

Fonte: http://fabriciolima.net/blog/2013/12/06/lista-com-um-ranking-de-popularidade-de-sgbds/

Portanto como a pesquisa demonstra o PostgreSQL aponta na posição 4(quatro) o que deixa esse SGBD numa boa colocação avista dos demais por se tratar de um Banco de Dados distribuído gratuitamente.

2.2.1 Justificativa

Quando comparado ao seu concorrente open source MySql, é notável a superioridade deste em relação à popularidade de uso. A razão disso pode ser explicada pelo senso comum de que o MySql era mais simples que o PostgreSQL. Pelo fato de o PostgreSQL ser mais robusto e ter mais funções, exigia um conhecimento técnico mais profundo. No entanto, mudanças significativas foram implementadas visando melhorar a usabilidade e essa diferença em relação ao MySql já não é mais tão notável.

Outro fato relevante que dificultou a popularização do PostgreSQL é a disponibilização tardia do SGBD para o ambiente Windows, o que veio a ocorrer apenas na sua oitava versão. O PostgreSQL é um Sistema Gerenciador de Base de Dados Relacional (SGBDR) de alta performance, de fácil administração e utilização em projetos. Esse SGBDR permite a utilização da linguagem SQL, triggers (disparadores) e tantos outros recursos presentes nos mais famosos sistemas SGBDR do mercado, como Oracle, InterBase, SQL Server, MySQL, etc., além de permitir “Embedded SQL” com pré-compilação (com as Linguagens C e C++). Além disso, o PostgreSQL possui interface com diversos ambientes e linguagens de programação, como C, C++, MS Visual Basic, Perl e Java. Todos esses recursos proporcionam ao programador e ao administrador de banco de dados realizar suas tarefas e atender suas perspectivas mais específicas.

Uma de suas principais características que motivou a escolha do PostgreSQL, é o fato de ser um software livre, ou seja, seu uso, modificação ou distribuição são livres. Desde que o PostgreSQL se tornou software livre, em meados de 1996 quando seu código-fonte foi aberto,várias contribuições têm sido agregadas a fim de torná-lo uma ótima opção extremamente competitiva em nível de funcionalidade com os mais modernos e conhecidos SGBDRs do mercado.

3 INTERFACE COM USUARIO PROTOTIPO DA TELA DE ACESSO

Abaixo mostramos o protótipo de uma tela de sistema , ou seja um protótipo de um layout de uma empresa que tem como serviço primário, o aluguel de carros, com algumas funcionalidades em destaque como : Home, Lojas de Atendimento, Reserva de carros online, Fale conosco e etc.

Figura 2 –Tela para acesso Usuário ao Sistema

4 ESTRUTURA TECNOLOGICA

Recomenda-se que a empresa adquira um gerenciador de dados do tipo cliente/servidor, alem de um potente servidor de no mínimo de 512MB e clock acima de 1GHz, a partir desses requisitos será possível fazer configuração de migração e gerenciamento integrado de informação.

Será necessário implantar um sistema de gerenciamento de dados que suporte expansão e que seja capaz de tratar e compartilhar os mais diversos tipos de dados como : Char, Date, PLS_Interger, Number (p,e), Rowing (endereços físicos de registros de tabelas ,tipo String Hexagonal). Tudo isso devido a empresa pretender em data ainda não definida, mas num futuro próximo ,abrir novas lojas na região Nordeste.

5 CONCLUSÃO

Diante do exposto pode-se entender que uma boa escolha de um SGBD no processo de desenvolvimento de software pode ser a causa ou não do sucesso do projeto, visto que, o banco de dados adotado sempre terá suas vantagens e desvantagens, isso depende muito da necessidade do cliente e ao que o software se dispõe a atender. A linguagem de programação adotada também tem suas vantagens e desvantagens isso vai depender muito do produto a ser desenvolvido e dos requisitos a serem atendidos.

Portanto o estudo e a pesquisa dos SGBD disponíveis no mercado tem sua contribuição para o tema abordado, dando ao aluno a oportunidade de analisar o que melhor atende suas necessidades no momento em que vai escolher o SGBD que fará parte do processo de desenvolvimento de software.

REFERÊNCIAS

MARTINS, Paulo Roberto;PAIANO, Valessa C. Linguagens e Técnicas de Programação I - São Paulo: Pearson Eduacation do Brasil, 2009.

NISHIMURA,R.Yukio,Banco de Dados I, UNOPAR, Sistemas II – São Paulo-SP : Pearson P. Hall- 2009.

PERINI, Luis Cláudio; HISATOMI, Marco Ikuro; BERTO, Wagner Luiz. Engenharia de Software:Sistemas II- São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2009.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, 6.Edição. - Porto Alegre Editora MCGrawHill, 2010.

TANAKA, Simone Sawasaki. Análise de Sistemas I- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Artigos diversos extraídos da internet

Disponível em: http://www.rentcars.com.br/ Acesso em 10/05/2014.

Disponível em: http://site.unidas.com.br/?gclid=CICc2eX6rb4CFcpQ7AodCD4A_A Acesso em 10/05/2014.

Disponível em: http://www.postgresql.org/docs/8.3/static/index.html Acesso em 15/05/2014.

ANEXO A – Diagrama de Banco de Dados

...

Baixar como  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »