ANÁLISE DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE
Por: Pedro Henrique Santiago • 10/6/2019 • Relatório de pesquisa • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 443 Visualizações
FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS -FAC UNICAMPS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MECANICA DOS SOLOS A5/ENC1
ANÁLISE DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE
MAIO – 2019 GOIÂNIA- GO
ANTÔNIO MARCOS RODRIGUES DA SILVA - 28202 BRUNO MENDES FERREIRA - 28672 JONH KESTRE BORGES FERREIRA - 28149 ROBERTO DE FREITAS FERRER - 31401 PEDRO HENRIQUE SANTIAGO DA SILVA - 28545
INTRODUÇÃO
MAIO-2019 GOIÂNIA – GO
Este é o segundo ensaio da disciplina de Mecânica dos solos da turma de Engenharia Civil e tem por objetivo avaliar o limite de liquidez e limite de plasticidade dos solos.
Neste trabalho será apresentado o experimento de ensaios de Limites de Atterberg realizado em laboratório. Onde visa calcular a umidade do solo utilizando os aparelhos casa grande, manômetro, stirrer.
O Limite de Atterberg é um ensaio que permite determinar os limites de consistência do solo. O termo consistência é usado para descrever um estado físico, isto é, o grau de ligação entre as partículas das substâncias. Quando aplicado aos solos finos ou coesivos, a consistência está ligada à quantidade de água existente no solo, ou seja, ao teor de umidade.
LIMITES DE LIQUIDEZ NBR-6459
É a quantidade de umidade do solo, onde o mesmo muda do estado líquido para o estado plástico, ou seja, perde a sua capacidade de fluir.
LIMITES DE PLASTICIDADE NBR –7180
É o teor de umidade no qual o solo começa a se fraturar, quando se tenta moldar com ele um cilindro de 3mm de diâmetro e aproximadamente da largura da mão (10 cm).
OBJETIVO
Proceder à realização dos ensaios de limites de Atterberg visando obter os Valores do limite de liquidez e do limite de plasticidade do solo. Os ensaios de
determinação dos limites de consistência (limite de plasticidade, wP, e limite de liquidez, wL) realizado na aula de Laboratório de solos destinam-se a avaliar as características de plasticidade de um solo fino.
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Os equipamentos utilizados neste ensaio de determinação de limites de liquidez e limite de plasticidade foram os seguintes.
MATERIAL
Água – H2O Hidrocarboneto Solo
Carboreto
EQUIPAMENTOS
Aparelho de Casagrande; Balança de pressão Cápsula de alumínio Espátula;
Escova
Esfera metal
Peneira
Stirrer
Recipiente de porcelana;
PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
Para iniciar o experimento foi separado 500g de solo seco, o material foi obtido após ser passado na peneira de 2 mm e armazenado na peneira cega. O solo separado foi colocado em uma vasilha de porcelanato para receber a água e obter umidade, colocou- se água e mexeu-se com uma espátula até se ter uma mistura pastosa.
Após obter o solo pastoso colocou-se no aparelho de casa grande uma quantidade do material para preencher o fundo, com a ajuda da espátula deixou-se o solo uniforme e realizou-se o risco em sua superfície. Se deu início ao processo no aparelho casa grande, onde com 8 voltas a amostra se ajustou no fundo do equipamento. Pesou se 10g do solo que estava no aparelho casa grande.Pesou-se 10g de solo, colocou no stirrer junto com uma ampola de hidrocarboneto e 2 esferas, agitou-se o equipamento obteve uma pressão de 1,9 (umidade 23,4%).
Na 2° amostra avaliada colocou-se mais solo seco na amostra. Foi pego uma pequena quantidade de solo e colocada no casa grande, após 11 voltas o material se ajustou no fundo do equipamento. Pesou-se mais 10,1g de solo e colocou no stirrer junto a uma ampola de hidrocarboneto. Com 2 esfera agitou-se obtendo pressão de 1,4 (umidade 16,3%).
Na 3° amostra avaliada colocou-se mais solo seco na amostra. Foi pego uma pequena quantidade do solo, colocado no caso grande e com 21 rodadas se ajustou no fundo do equipamento. Pesou-se mais 10,5g de solo e acrescentou no stirrer junto a uma ampola de hidrocarboneto e 2 esferas, agitou-se e obteve pressão 0,35 (umidade 3,6).
Na 5° amostra avaliada colocou-se mais solo seco na amostra. Pegou-se uma pequena quantidade do solo, colocou-se no casa grande e com 25 rodadas a amostra se ajustou no fundo do equipamento. Pesou-se mais 20,8g de solo e adicionou no stirrer junto a uma ampola de hidrocarboneto e 2 esferas, agitou-se e obteve pressão 1,3 (umidade 6,9).
TESTE DE ELASTICIDADE
Após ter retirado 20g do solo que estava no equipamento casa grande foi pego uma pequena parte da sobra pra a realização de um teste de elasticidade do solo. O experimento consiste em pegar uma amostra de solo com as mãos e tentar formar um cilindro. Como a quantidade de areia era maior que o necessário para a quantidade de água, não foi possível formar o cilindro, concluindo assim que a elasticidade do solo analisado não era boa.
RESULTADOS
Através do experimento foi realizado os cálculos
...