APLICAÇÃO DE TECNCOLOGIAS MÓVEIS (APLICATIVOS) PARA ATENUAR A EVASÃO E O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Por: cpaula1508 • 17/6/2019 • Seminário • 2.575 Palavras (11 Páginas) • 194 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
ABI ENGENHARIA
APLICAÇÃO DE TECNCOLOGIAS MÓVEIS (APLICATIVOS) PARA ATENUAR A EVASÃO E O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Camila Moraes de Paula
Iago Augusto Reis
Leandro Mirael
Peterson Alvarenga
LAVRAS
2016
APLICAÇÃO DE TECNCOLOGIAS MÓVEIS (APLICATIVOS) PARA ATENUAR A EVASÃO E O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Projeto de Pesquisa apresentado na
Universidade Federal de Lavras como
Atividade Avaliativa da matéria
Metodologia Científica.
ORIENTADORA: PROF. ANDREA CORREA
Moraes, Camila. Augusto, Iago. Mirael, Leandro. Alvarenga, Peterson.
Aplicação de tecnologias móveis para atenuar a evasão e o índice de reprovação nas Universidades Brasileiras– Lavras – MG
Projeto Científico (ABI Engenharia) – Universidade Federal de Lavras.
Orientadora: Prof. Andrea Correa
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .................................................................................... 5
2. OBJETIVOS ...........................................................................................8
3. JUSTIFICATIVA .....................................................................................9
4. REFERENCIAL TEÓRICO ...................................................................10
4.1 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA EVASÃO ..............................10
5. METODOLOGIA ...................................................................................13
6. CRONOGRAMA ...................................................................................15
7.RESULTADOS ESPERADOS ...............................................................16
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................17
9. ANEXOS................................................................................................18
RESUMO
Ingressar no ensino superior é uma das mais promissoras formas de se obter sucesso. O mercado de trabalho é bastante exigente e este é um dos fatores que mais atraem os estudantes. A palavra faculdade é sinônimo de muita dedicação e persistência.
Para ser um bom profissional, é necessário que ter conhecimento em várias áreas como por exemplo administração gerencial e humanística.
O intuito do projeto científico foi identificar as dificuldades do ensino superior brasileiro.
A ideia central da pesquisa é a criação de um aplicativo que atenue a evasão e o índice de reprovação em algumas disciplinas das Universidades brasileiras.
1.INTRODUÇÃO
A evasão escolar, no Brasil, é entendida como a interrupção no ciclo de estudo, o que causa prejuízos econômicos, sociais e humanos, qualquer seja o nível de educação. A permanência dos alunos nas instituições de educação superior (IES) está relacionada com um ambiente competitivo e a viabilidade econômica.
Há perdas de natureza econômica para o aluno, pois as recompensas sociais estão ligadas à obtenção do título. As instituições, principalmente as particulares, sofrem com a queda de prestígio e o risco de manter suas condições de sobrevivência financeira. A sociedade, por sua vez, também perde com os investimentos mal aproveitados, sendo que os alunos preencham vagas e não concluem seus cursos. Uma questão de certa forma comum, é a mudança de curso por parte do estudante, deixando a vaga ociosa, que raramente é preenchida tanto nas IES públicas quanto nas privadas.
Apenas ingressar na educação superior, não é garantia de sucesso para o estudante, uma vez que o nível de ensino difere muito da educação de base. Tal mudança de ensino causa certa insegurança do aluno quanto à carreira e obriga uma mudança drástica de hábitos, utilização de novas estratégias de aprendizagem, capacidade de conviver com colegas que têm condições, habilidades e aspirações que não combinam com as suas.
Outros aspectos podem, também, causar frustração nos estudantes, tais como as expectativas levantadas em relação à vida universitária, a estrutura e metodologia do trabalho acadêmico, quando o aluno, mesmo com o pouco conhecimento específico, almeja o exercício da profissão.
A concorrência é outro fator importante neste aspecto. Candidatos, com condições socioeconômicas mais modestas, desistem, logo no início, da tentativa de ingressar em um curso mais procurado, optando por um menos concorrido, mesmo sem muito interesse em exercer tal profissão. Esta escolha se dá pelo objetivo de um incremento no nível educacional, cujo título facilitará a ascensão social.
Os mais privilegiados socioeconomicamente ingressam nas universidades mais concorridas. No entanto, isso não garante a conclusão do curso, tendo em vista o elevado número de matriculados que não se titulam no prazo mínimo proposto pela instituição, dadas quaisquer razões.
A alta variedade e especificidade das instituições se relacionam com a desistência na educação superior. Na busca de respostas para os motivos desse fenômeno tem de se analisar o que está sendo feito para favorecer as condições acadêmicas e, consequentemente, melhorar o sistema de ensino nacional.
A evasão escolar no ensino superior brasileiro é um fenômeno grave que afeta as instituições públicas e privadas e demanda atitudes eficazes de combate. Nos últimos anos o número de ingressantes e, consequentemente, a matricula têm aumentado significativamente. Entretanto, não tem garantido a frequência do aluno até o final do curso.
...