AS PROPRIEDADES E ENSAIOS MECÂNICOS
Por: gustavok • 27/11/2017 • Trabalho acadêmico • 639 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
PROPRIEDADES MECÂNICAS e ENSAIOS MECÂNICOS
- Como sabemos, todo material sólido tem a capacidade de quando submetido a forças e cargas deformar-se. Sendo assim, é necessário que nós futuros profissionais da engenharia saibamos quais são os níveis máximos de deformação que determinado material é capaz de suportar antes de ocorrer a ruptura. Para isso, precisamos conhecer as propriedades mecânicas, afinal são elas que determinam os comportamentos dos materiais usados em projetos de máquinas e demais estruturas.
- As principais propriedades mecânicas são estudadas com o auxilio de ensaios mecânicos realizados em laboratórios especializados com máquinas feitas para este fim. Estes ensaios podem ser feitos com um corpo de prova constituído do material a ser usado ou do próprio produto antes de seu uso. Estes ensaios são feitos por técnicos habilitados capazes de caracterizar a vida útil das peças ensaiadas. O ensaio requer muita atenção e precisão nos resultados. Esses ensaios podem ser classificados em destrutivos e não destrutivos, no caso dos destrutivos as peças ensaiadas não podem mais ser utilizadas, enquanto os ensaios não destrutivos são caracterizados por serem ensaios visuais, ou seja, são realizados a partir de radiografias ou analisados apenas pela observação feita a olho nu.
-As principais propriedades mecânicas estudadas nos materiais, e que mais podem prejudicar um futuro desempenho dos produtos são: a resistência, a dureza, a ductibilidade, a elasticidade, a plasticidade, tenacidade, fadiga, entre outras.
- Elasticidade e plasticidade: Todo material quando em uso fica submetido a solicitações externas que provocam sua deformação. Quando um material consegue voltar a sua forma original após os esforços serem retirados, é considerado que ocorreu uma deformação elástica. Por outro lado, quando as forças aplicadas são muito elevadas, ocorre uma deformação plástica, que quer dizer que o material não possui capacidade de voltar ao seu formato inicial.
- A dureza: A dureza é uma propriedade mecânica que determina o grau de resistência do produto a uma deformação plástica localizada, como um risco ou uma pequena impressão. O ensaio pode ser de três tipos: o Rockwell o Brinell ou o Vickers, e ambos consistem em forçar um penetrador contra a superfície da peça e a partir disso mede-se a profundidade ou o tamanho da impressão resultante.
- A fluência: é uma deformação plástica que ocorre em um material quando este fica submetido a uma tensão constante ou quase constante em certo período de tempo. Ainda, nesse caso a temperatura assume um papel importantíssimo. A fluência ocorre devido à movimentação de falhas, que sempre existem na estrutura cristalina dos metais.(estudar como funciona o ensaio)
- Resistência a choque e impacto: è o comportamento do material quando submetido a cargas dinâmicas ou estáticas. A partir do ensaio de resistência ao choque tem-se informações do quanto de energia é absorvido até que ocorra fratura do material. Com isso, determina-se se o material é dúctil ou frágil.
- Fadiga: è o efeito observado quando um material fica exposto a uma serie de tensões mais baixas que as tensões que causam sua ruptura. Porém, cada tensão aplicada sob o material causa certo efeito, esses efeitos somados acabam por fazer com que o corpo de rompa. O ensaio que determina essa propriedade é o ensaio de fadiga.
...