ATPS 1º BIMESTRE ALGORITMO
Artigo: ATPS 1º BIMESTRE ALGORITMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suelenbovo • 28/8/2013 • 2.502 Palavras (11 Páginas) • 769 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
Campus Ribeirão Preto
ENGENHARIA – 1° Bimestre
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ALGORITIMOS E PROGRAMAÇÃO
Prof.: Davies Nassaro
Alunos: Waldomiro Bovo Neto– RA6896533353
Douglas de Melo Monsalve – RA 6895530599
Danilo Pereira Gianini– RA6890498263
Estevão Soares da Silveira– RA6659427442
Francisco de Assis Rodrigues de Souza – RA7021516482
Flavio Fernando Pereira – RA 6895530393
Ribeirão Preto, 09 deAbril de 2013.
1. DESAFIO
Um dos objetivos do Engenheiro na indústria de papel e celulose é desenvolver soluções tecnológicas de software que aperfeiçoem seus processos industriais. Para isso, convidamos você e sua equipe a participarem de um projeto de informatização de uma indústria de papel e celulose, cabendo a vocês a responsabilidade pelo módulo de otimização de corte de bobinas de papel. Esta solução de software deve maximizar a utilização da Bobina Jumbo reduzindo a perda por Refugo Comercial (parte da bobina que não é utilizada para comercialização. As perdas na indústria de papel representam cerca de 2,5% de seus custos de produção e por isso é maior alvo quando se trata de redução de custos no processo de fabricação.
A maximização do corte das Bobinas Jumbo pode representar a viabilidade de produção de um pedido para um cliente. Dependendo do volume de perda gerada pela não utilização completa da bobina, um gerente de produção pode optar por descartar esta fabricação e atender a outras que permitam uma otimização do corte (maior aproveitamento da largura de bobina disponível).
Para definir quais os pedidos possuem as características adequadas para utilização máxima da Bobina Jumbo, as empresas do segmento de papel e celulose adotam tecnologias computacionais (softwares) que tem a capacidade de combinar as possibilidades de corte baseado nos formatos solicitados nos pedidos. A seguir a definição completa do problema a ser resolvido e as informações que devem ser consideradas na decisão.
Uma empresa da área de papel e celulose produz diariamente 300.000 kg de papel. A produção é feita em bobinas de 5.000 kg cada (Bobinas Jumbo, recebem esse nome pelo seu tamanho e peso), que são fracionadas em bobinas menores de 250 kg a 1.000 kg (Bobinas Filhas2).
A bobina produzida na forma bruta, com 5.000 kg aproximadamente, possui como peso tara3 de 800 kg referentes ao eixo onde o papel está enrolado. A Figura 1 apresenta as dimensões desta bobina, denominada na indústria de papel e celulose como Bobina Jumbo.
Dos 2.450 mm produzidos, apenas 2.400 mm são úteis. Os 50 mm restantes são chamados de Refile Técnico, não sendo possível a sua venda.
Dado ao tamanho e ao peso de uma Bobina Jumbo, nenhum cliente compra uma Bobina Jumbo devido a seu peso e tamanho. O custo para movimentação e estocagem da Bobina Jumbo exige grandes equipamentos e investimentos que não são viáveis aos clientes.
Por esta razão os clientes compram apenas bobinas que atendam as seguintes restrições:
• De 100 mm a 1.500 mm de largura.
• De 400 mm a 700 mm de raio.
• De 250 kg a 1.000 kg.
As dimensões de bobinas dos clientes são definidas atendendo ao modelo de negócio de seu segmento de atuação. O segmento de atuação identificado nesses clientes é de categoria indústria gráfica.
Bobinas que não atendem as especificações do cliente são descartadas do processo sendo classificadas como Refugo Comercial. A Figura 2 apresenta em destaque uma bobina cujas medidas não atendem as especificações do cliente e será considerada perda do processo.
No processo da indústria de papel e celulose, uma das maiores perdas decorre das bobinas descartadas por não atenderem as especificações de medida do cliente.
Objetivo do Desafio
Elaborar um software para aprimorar o corte das bobinas, considerando que as larguras das bobinas podem variar, bem como a quantidade solicitada pelos clientes. Esta atividade requer relatórios que deverão ser entregues à medida que as etapas forem concluídas.
RELATÓRIO 1 - CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO
Nos textos indicados, conseguimos verificar os itens abaixo:
• Noção de Algoritmos.
Vimos que algoritmos são instruções dadas ao computador, de ações a serem executadas. Estas ações geralmente aperfeiçoam processos. O computador apenas reproduz o que nós ensinamos.
• Pseudo Linguagem.
A pseudo-linguagem (ou pseudocódigo) é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso, a pseudo-linguagem não requer toda rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica dos algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na medida em que, se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo
pode ser traduzido para uma linguagem de programação.
• Estrutura de um Programa.
Os programas para serem entendidos seguem uma estrutura básica, que é compreendida através da compilação em linguagem de máquina. Esta estrutura é definida, como por exemplo, da seguinte forma:
Inicio
<
...