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ATPS - ALGORITMO

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Por:   •  20/10/2013  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  416 Visualizações

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1 Introdução

1.1 Construções de algoritmos conceitos

Algoritmo é uma sequencia finita de ações/instruções que descrevem com um problema de ser resolvido. Quando ações de um algoritmo obedecem à sintaxe de uma linguagem de programação passamos a chama-lo de PROGRAMA.

Instruções(ordens)são frases que indicam ações a serem executadas. São composta por um verbo no imperativo mais um complemento.

Qualidade de um bom algoritmo;

* Perfeitamente definido

* Não Ambíguo

* Eficaz/Eficiente

1.2 Como construir um algoritmo

2 Solução do problema 1

2.1 Identificar dados e variáveis

1.Declarar as variáveis e seus tipos:

• Do tipo real:

• Resto para receber o valor da divisão de X por 2, verificando se X é impar;

• Do tipo inteira:

• X e Y para receber o intervalo de números;

• X_ANT para armazenar X na verificação de o usuário informou Y >;

• I para índice no comando de laço;

• Casos para receber números de casos a serem processados;

• Result para armazenar a somatória dos números impares.

• Solicitar que seja informado o número de casos a serem processados

• Processar laço de repetição repita somente se o número de casos for maior que zero, até que casos seja = 0

• Dentro do laço de repetição REPITA:

• Solicitar que sejam informados os valores de X e Y

• Se X > Y, inverter posições

• Acrescentar 1 ao número inicial X para ele não ser considerado no comando PARA

• Verificar se o número inicial num1 é par, para que possamos obter dentro do comando PARA somente os números impares.

• Iniciar o laço de repetição PARA variando i de 2 em 2 no intervalo entre X e Y

• Dentro do laço de repetição PARA:

• Acumular os números impares obtidos na variável RESULT.

• Apresentar o resultado da soma dos impares no intervalo informado.

2.2 Tabelas verdade

Tabela verdade

Caso X Y X_ant Resto I Result

1 2 21 2

1

3 3 3

5 8

7 15

9 24

11 35

13 48

15 63

17 80

19 99

11 1 0

11 11

5 10 20 10

11 1 0

11 11

2.3 Descrever algoritmo em representação gráfica e em pseudo-linguagem

2.3.1 Representação gráfica

2.3.2 Pseudo-Linguagem

algoritmo "Soma de Impares"

// Função :Obter a somatoria dos numeros impares entre 2 valores

// Autor :Rosemeire Ineko Agena

// Data : 22/08/2013

// Seção de Declarações

var

X,Y,i,result,casos:Inteiro

X_ant:inteiro

resto:real

// Seção de Comandos

inicio

escreva("Entre o números de casos:")

leia(casos)

escreval("") //linha em branco

se casos > 0 entao

//Laço REPITA para loop de número de casos a serem processados

repita

escreva("Informe o valor de X:")

leia(X)

escreva("Informe o valor de Y:")

leia(Y)

X_ant<-X

se X > Y entao

X<-Y

Y<-X_ant

fimse

// Acrescenta 1 ao numero inicial X para ele não ser considerado no

//comando para

X<- X + 1

//Verifica se o numero inicial X é par, isso para que possamos obter

//sempre numeros impares no comando para

resto<- X % 2

se resto = 0 entao

X<- X+1

fimse

//Laço PARA - processa a soma dos números impares variando i de 2 em 2 no

//intervalo de X até -Y

result<-0

para i de X ate Y-1 passo 2 faca

// Escreval(i)

...

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