ATPS ALGORITMO 2 SEMESTRE
Exames: ATPS ALGORITMO 2 SEMESTRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitormartins92 • 17/10/2014 • 2.345 Palavras (10 Páginas) • 320 Visualizações
1. Introdução
Nesta ATPS de Algoritmo e Programação será descrito a ETAPA I e II de um software para melhorar um processo de uma Indústria de papel e celulose.
Para execução desse software Serão abordados alguns Conceitos Fundamentais de Programação, como Noções de Algoritmo, Pseudo Linguagem, Estrutura de um programa, Representação de Dados e Variáveis e Operadores. Além de Desenvolvimento de uma Função Matemática transformando em Linguagem C e assim colocando em práticas o que aprendemos em sala.
2. Etapa I
Passo I
Após a leitura dos documentos fornecidos, a equipe estabeleceu as conclusões, as quais serão apresentadas no Passo II.
Passo II
Noção de Algoritmo
Nos dias atuais e com a evolução galopante da tecnologia, dificilmente encontramos pessoas que nunca tenham utilizado um computador. Os propósitos podem variar bastante, seja para edição de textos, jogos ou atividades mais complexas. Já é difícil de imaginar nossas vidas sem o uso desta ferramenta.
Nesta atividade tão comum ao nosso cotidiano, você algum dia deve ter parado para pensar como os programas funcionam. Como é que o computador faz todas as tarefas exatamente da forma com a qual você pede? A resposta para esta pergunta é mais simples do que parece: ele segue as instruções que você passa.
Mas para que ele consiga entender o que você fala, ele precisa de uma linguagem mais específica. Para fazer esta interpretação entre homem e máquina, foram desenvolvidas as linguagens de programação. Mas mesmo estas linguagens utilizam uma lógica para serem escritas e é aí que entram os algoritmos.
Na bibliografia, encontramos diferentes definições para algoritmo, algumas tratam uma simples receita de bolo como um algoritmo, outros autores consideram esses exemplos simplificações demasiadas do conceito e preferem associar o conceito de algoritmo a soluções computacionais.
Neste aspecto, podemos expressar a solução de qualquer problema na forma de algoritmo, desde o mais simples ao mais complexo e independente se solucionáveis no universo real, ou no universo computacional.
No dia-a-dia nos deparamos com diversos problemas que podem ser expressos na forma de algoritmos, alguns simples rotinas como escovar os dentes, ir a faculdade, preparar um suco de frutas, uma receita para fazer salada de batatas, as regras para calcular uma equação de primeiro grau e muitos outros.
Em todos os algoritmos são identificadas características comuns, que são séries finitas e bem definidas de passos ou regras que, quando realizadas, produzem um determinado resultado.
Neste trabalho preferimos a definição de algoritmo como sendo:
Um conjunto de ações com propriedades especiais e especificase com algumas estruturas padrões para controlar a ordem naqual as ações são realizadas.
São propriedades de algoritmos:
- ações simples e bem definidas (não ambíguas);
- sequência ordenada de ações;
- sequência finita de passos.
Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido. Por exemplo, quando precisa trocar uma lâmpada, você:
Início
Verifica se o interruptor está desligado;
Procura uma lâmpada nova;
Pega uma escada;
Leva a escada até o local;
Posiciona a escada;
Sobe os degraus;
Para na altura apropriada;
Retira a lâmpada queimada;
Coloca a lâmpada nova;
Desce da escada;
Aciona o interruptor;
Se a lâmpada não acender, então:
Retira a lâmpada queimada;
Coloca outra lâmpada nova
Senão
Tarefa terminada;
Joga a lâmpada queimada no lixo;
Guarda a escada;
Fim
Pseudo Linguagem
Esta forma de representação de algoritmos é rica em detalhes, como a definição dos tipos das variáveis usadas no algoritmo. Por assemelhar-se bastante à forma em que osprogramas são escritos, encontra muita aceitação.
Na verdade, se assemelha a uma linguagem de programação, mas que também possibilita ao programador concentrar-se no problema a ser modelado sem seprender a uma linguagem de programação específica. Esta representação é suficientemente geral para permitir a tradução de um algoritmo nela representado para uma linguagem de programação específica.
Estrutura de um Programa
Exemplo de um Programa C:
Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis.
- Inteiro: Representa valores numéricos ou positivos sem casa decimal, ou seja, valores inteiros.
- Real: Representa valores numéricos negativos ou positivos com casa decimal, ou seja, valores reais. Também são chamados de ponto flutuante.
- Lógico: Representa valores booleanos, assumindo apenas dois estados, verdadeiro ou falso. Pode ser representado apenas um bit (que aceita apenas 1 ou 0).
-
...