ATPS - Administração De Materiais
Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Administração De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roamelia • 21/11/2013 • 2.477 Palavras (10 Páginas) • 567 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS – Administração de Materiais
Jundiai/SP
2013
Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Administração de Materiais para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Tania Maria Alves Capodifoglio.
Jundiaí/SP
2013
SUMÁRIO
Introdução 4
Administração de Materiais na empresa 5
Gestão dos Estoques 7
Gestão de Compras 9
Equipamentos de Movimentação e Armazenagem 11
Considerações Finais 14
Referências Bibliográficas 15
INTRODUÇÃO
Uma empresa não funciona sem os recursos, seja eles materiais, humanos ou financeiros.
Com o grande crescimento da concorrência existente, as empresas buscam novas formas de melhorar seus desempenhos, encontrando assim maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas.
Através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais, a empresa alcançará bons resultados, e com os custos crescentes é de grande importância que seus estoques e seu patrimônio produtivo seja usado da melhor maneira, para que toda a operação seja feita com a máxima eficiência.
No decorrer deste trabalho apresentaremos detalhes sobre a Administração de Materiais na empresa escolhida, sobre Gestão de estoques, Gestão de compras e Equipamentos de Movimentação e Armazenagem.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA
Em uma empresa a Administração de Materiais não é relacionado apenas com o controle de estoques, envolve todo um processo que precisa ser bem administrado para reduzir custos e assim evitar desperdícios.
As empresas precisam ter à sua disposição esses cinco tipos de recursos: os materiais, os patrimoniais, o capital, os humanos e o tecnológico.
Os recursos são tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza. Administrar recursos é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar tudo o que uma empresa deve obter.
Os recursos materiais é tudo o que uma empresa utiliza nos processos diários para a construção do seu produto final, e os recursos patrimoniais é o conjunto de riquezas da empresa.
Os principais objetivos desses recursos são:
• preços baixos;
• alto giro de estoques;
• baixo custo de aquisição e posses;
• continuidade de suprimentos;
• consistência de qualidade;
• pouca despesa com pessoal;
• relações favoráveis com os fornecedores;
• aperfeiçoamento do pessoal;
• bons registros.
Nos dias de hoje um dos maiores desafios das empresas é definir o desempenho da organização, pois através disso a empresa consegue focar na melhoria dos processos e criar alternativas para que a empresa se torne cada vez mais competitiva.
A AGV Logística atua no ramo de transporte e armazenagem de produtos.
A AGV tem um processo de recebimento e processamento de pedidos em parceria com a Unilever, feito diretamente pelo departamento de vendas da Unilever, na qual é feito o pedido no departamento de produção para que o mesmo seja produzido e depois transportado e armazenado pela AGV.
Uma vez o pedido feito para o setor de produção, o mesmo faz um levantamento de matérias-primas necessárias para a produção desses produtos e assim é gerado um O.S/O.P (Ordem de Serviço/Ordem de Produção), que são assinadas e liberadas pelos supervisores do setor.
O controle desses produtos é feito da seguinte maneira: produzido na Unilever, transportado pela AGV até um de seus CDS, armazenado e distribuido para seus clientes.
Assim que os produtos estão prontos, a AGV os transporta até seus armazéns, para que sejam guardados e distribuídos à seus clientes finais.
O local de recebimento desses produtos é coberto para melhor assegurar a conservação dos produtos.
Na portaria é realizado a conferência primária, caso haja alguma irregularidade entre a nota fiscal e os produtos, o recebimento é recusado, e se caso esteja tudo correto o caminhão é encaminhado para as docas para que haja o descarregamento.
Assim que os produtos são descarregados, é feita a conferência de volumes, comparando com a nota fiscal.
Essa descarga é feita com equipamentos apropriados para que não haja nenhum tipo de acidente.
Depois de todo esse processo, os produtos são armazenados de forma adequada, correspondente a cada tipo de produto, otimizando o espaço disponível e assim proporcionando uma movimentação rápida e fácil, desde o recebimento até a sua expedição, possui pessoas qualificadas para o carregamento e descarregamento dos produtos, possui empilhadeiras de grande elevação, para garantir o acesso imediatoa todos os pontos de armazenagem, tanto para armazenar, quanto para retirar.
No decorrer da entrevista com o coordenador Carlos Rosa, percebemos que a AGV possui uma deficiência em relação à colaboradores, sugerimos que ela contrate mais colaboradores com mão-de-obra especializada para agilizar o processo de carregamento dos produtos, tornando assim mais rápida a liberação dos caminhões e assim a entrega
...