ATPS: Algoritmo e programação
Seminário: ATPS: Algoritmo e programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willian67 • 16/3/2014 • Seminário • 560 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
Strings
Agora que já vimos vetores, o próximo passo é entender as strings. Strings em C são tratados como vetores de tamanho determinado que podem armazenar qualquer caracter. Diferentemente de declarar apenas uma variável do tipo char (que armazena apenas um caracter) a string é uma cadeia de caracteres, ou seja, pode guardar quantos caracteres nós determinarmos.
Portanto, para declararmos uma string, basta nós criarmos um vetor de caracteres dessa forma:
char minhaString [50];
O único problema das strings são o seu consumo de recursos. Por exemplo, se levarmos em conta o vetor de caracteres que acabamos de criar, apesar dele conter 50 posições, nós só poderemos digitar até 49 letras. Isso ocorre porque toda string deve ter um caracter terminal, que geralmente é indicado pelo NULL (nulo). Isso quer dizer que um vetor de caracteres (string) de 50 posições terá 49 caracteres efetivos e um NULL indicando seu final.
Entrada de String
Para entrarmos com uma String no sistema usamos a função de entrada - cin.
Embora a função cin consiga obter a string, ela sempre termina assim que pressionarmos o espaço a primeira vez, ou seja, ele só consegue pegar uma palavra por vez.
Como por exemplo, ver ser tamanho, juntar mais de uma palavra, comparar duas palavras diferentes, etc. Para isso, basta incluirmos uma biblioteca para tratamento de strings em C, chamado - string.h.
Estruturas
Estrutura de dados é como se uma variável tivesse outras variáveis dentro dela. A vantagem em se usar estruturas de dados é que podemos agrupar de forma organizada vários tipos de dados diferentes, por exemplo, dentro de uma estrutura de dados podemos ter juntos tanto um tipo float, um inteiro, um char ou um double.
As variáveis que ficam dentro da estrutura de dados são chamadas de membros.
Criando uma estrutura de dados com STRUCT
Para criar uma estrutura de dados usamos a palavra reservada struct. Toda estrutura deve ser criada antes de qualquer função ou mesmo da função principal main. Toda estrutura tem nome e seus membros são declarados dentro de um bloco de dados. Após a definição de seus membros no bloco de dados, terminamos a linha com um ponto-e-vírgula (;).
Declarando um struct e acessando seus membros
Após criarmos uma estrutura de dados com struct, poderemos utilizá-la como um tipo de dado comum (ex.: float, int, char). E para acessar seus membros utilizamos a variável declarada mais um ponto (.) e o nome do membro.
PROGRAMA
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main()
{
int pedido,i,qtd;
float totalLargura=0;
printf("Informe o numero de Pedidos: ");
scanf("%d",&pedido);
printf("Insira a quantidade de bobinas, cada quantidade contera peso 'kg', largura 'mm' e altura 'mm': ");
scanf("%d",&qtd);
float peso[pedido][qtd], largura[pedido][qtd], altura[pedido][qtd];
for(i=0; i<qtd; i++){
printf("\n \n \n ");
printf("Informe o valor \n Pedido: %.2d% \n Qtd: %.2d% \n Peso (Kg): ",pedido,(i+1));
scanf("%f",&peso[pedido][i]);
printf("Informe o valor \n Pedido: %.2d% \n
...