TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Algoritmos Anhaguera

Casos: ATPS Algoritmos Anhaguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 8

Noções de algoritmos

Em português, a palavra algoritmo quer dizer “operação ou processo de cálculo”, entre outras definições possíveis.

Outra definição de algoritmo pode ser dada como a especificação de sequência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade.

Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.

Em Todos os algoritmos são identificadas características comuns, que são séries finitas e bem definidas de passos ou regras que, quando realizadas, produzem um determinado resultado.

Assim definimos algoritmos como sendo uma “sequência de passos que visa atender um objetivo definido.”

Podemos dar um exemplo:

Imagine que um mecânico vai fazer uma revisão em um automóvel e tem todo o processo de troca de óleo , calibragem de pneus e alinhamento das rodas, para resolver esses problemas, o seu chefe elaborou e entregou a ele as seguintes instruções:

//instruções de como revisar o carro

Inicio

Abra a porta do carro;

Abra o capô do carro;

Retire a tampa do reservatório de óleo;

Esgote o óleo;

Coloque outro óleo novo;

Fecha a tampa do reservatório;

Feche a porta do carro;

Calibre os pneus;

Levante o carro no guincho;

Alinhe as rodas do carro;

Dessa o carro;

Fim

Todo algoritmos tem que conter o Início e o Fim. Assim como também ao fim de cada ação deve conter o “;” (ponto e vírgula), para dar o fim a uma ação e também a ordem que devem ser executadas.

Pseudo Linguagem

Pseudo Linguagem, também conhecida como linguagem estruturada ou Portugol.

Pseudo Linguagem é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendido por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudocódigo e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) — de outra forma deixaria de ser pseudo.

Pseudocódigo ou Portugol analisa o enunciado e escreve por meio de regras pré-definidas.

Exemplo:

Inicio

Inteiro: n1,n2,resultado;

Escreva “Digite dois números”;

Leia ( n1, n2);

Soma n1+n2;

Escreva “O valor da soma é:” soma;

Fim

Utiliza-se como padrão o seguinte modelo de pseudocódigo:

O início e fim do programa serão limitados pelos marcadores Inicio e Fim.

As variáveis serão declaradas no início do programa como: Tipo da variável: nome da variável.

Variáveis não podem ter espaço em branco e não podem ter seu nome iniciada por número.

Caracteres especiais não devem ser utilizadas nos nomes das variáveis (´, `, ~, ç,- e afins).

O nome declarado pelo uma variável dever exatamente o mesmo, incluindo maiúsculas e minúsculas até o final.

O comando leia é para receber os dados do usuário.

O comando escreva para exibir para o usuário, e terão que ser colocados entre “aspas”.

Estrutura de um Programa

Um Programa em C consiste de uma ou várias funções. Todo programa deve conter pelo menos a função primária “main”.

Forma Geral

main( ) voidmain( )

{ {

<declarações de variáveis>; <declarações de variáveis>;

<instruções> ; < instruções > ;

return 0

} }

Exemplo:

int main ( )

{

Return 0;

}

Esse programa compõe-se de uma única função chamada main(). O nome de uma função pode ser qualquer um, com exceção de main(), reservado para função que inicia a execução do programa. Ela marca o ponto de partida do programa, que termina quando for encerrada a execução da função main(). Se um programa for constituído de uma única função, está será main().

Obs: todas as instruções em C devem ser terminadas por ponto e vírgula “;”.

Linguagem C é uma linguagem simples que nos permite trabalhar com funções matemáticas, ficheiros, entre outras sendo necessário para tal a inclusão de bibliotecas padrão as quais já veem com a linguagem.

Por haver compiladores C para quase todos os computadores, é possível tomar um código escrito para máquina, compila-lo e rodá-lo em outra com pouca ou nenhuma modificação. Essa “portabilidade” é uma das características do C.

Os tipos de dados são simples, com acesso fácil ao hardware e ter um baixo requisito de memória.

Por outro lado os programas criados em C em termos de segurança não são muitos seguros uma vez que o código é escrito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com