ATPS BANCO DE DADOS 1
Trabalho Escolar: ATPS BANCO DE DADOS 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naathii • 3/9/2014 • 745 Palavras (3 Páginas) • 374 Visualizações
ETAPA 3
PASSOS I, II E III
RELATÓRIO 03: PROJETO LÓGICO DO BANCO DE DADOS – PARTE II.
PostgreSQL, é um sistema gerenciador de banco de dados objeto relacional (SGBDOR), desenvolvido como projeto de código aberto.
O PostgreSQL é um projeto open source coordenado pelo PostgreSQL Global Development Group. Embora as atividades do grupo sejam patrocinadas por diversas organizações de todo o mundo, seu modelo de desenvolvimento é o modelo Bazar (originalmente apresentado em A Catedral e o Bazar de Eric S. Raymond).
Portanto, o desenvolvimento do PostgreSQL é feito por um grupo de desenvolvedores, em sua maioria voluntários, espalhados por todo o mundo e que se comunicam via Internet. Logo, trata-se, de um projeto direcionado pela comunidade de desenvolvedores e de usuários, a qual qualquer pessoa pode se juntar, bastando se inscrever em listas de discussão e participar delas.
• CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES:
Hoje, o PostgreSQL é um dos SGBDs (Sistema Gerenciador de Bancos de Dados) de código aberto mais avançados.
O PostgreSQL suporta grande parte do SQL ANSI, inclusive do SQL 2003, além de oferecer outros recursos importantes, como:
Comandos complexos;
Chaves estrangeiras (Foreign Key;
Gatilhos (Triggers);
Visões (views);
Integridade de Transações;
Controle de Simultaneidade Multiversão (MVCC);
Suporta múltiplas transações online concorrentes entre usuários;
Suporte a Rules (sistema de regras que reescreve diretivas SQL);
Criação de tabelas temporárias (CREATE TEMP TABLE nome (lista de campos tipos);
TRAZ TAMBÉM OPÇÕES DE EXTENSÃO PELO USUÁRIO PARA:
Tipos de dados;
Funções;
Operadores;
Funções de Agregação (Agrupamento);
Métodos de Índice;
Linguagens Procedurais (Stored Procedures);
• EXIGÊNCIA DE PROCESSAMENTO:
Limite Valor
Tamanho máximo do banco de dados Ilimitado
Máximo Tamanho da tabela 32 TB
Tamanho máximo Row 1.6 TB
O campo Tamanho máximo 1 GB
Máximo de Linhas por Tabela Ilimitado
Colunas máximas por Tabela 250 - 1600 dependendo tipos de coluna
Os índices máximos por tabela Ilimitado
Para a versão de homologação, supondo que não haverá um afluxo muito grande de transações, o SGDB e o servidor de aplicação pode ser instalado na mesma máquina
servidora, tendo por requisitos mínimos 2GB de memória RAM e dois núcleos processadores de mais de 2GHz cada. Não há requisito de sistema operacional (32 ou 64).
Para um desempenho mais robusto, recomenda-se instalar uma máquina virtual, para o Postgresql 8.4 (SGDBSGBD), ligadas entre si por rede de alta velocidade. Somente em ambientes de produção é que se recomenda o uso de clusterização ou de máquinas muito mais robustas.
• COMPATIBILIDADES COM LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO:
PostgreSQL executa procedimentos armazenados em linguagens de programação mais de uma dúzia, incluindo Java, Perl, Python, Ruby, Tcl, C / C + +, e seu próprio PL /pgSQL, que é semelhante ao da Oracle PL / SQL. Incluído com a sua biblioteca de funções padrão são centenas de funções internas, que vão desde as operações básicas de matemática e cordas à criptografia e compatibilidade Oracle. Triggers e procedimentos armazenados podem ser escritos em C e carregados na base de dados como uma biblioteca, permitindo uma grande flexibilidade em estender as suas capacidades. Da mesma forma, PostgreSQL inclui um quadro que permite aos desenvolvedores definir e criar os seus próprios tipos de dados personalizados, juntamente com funções de apoio e operadores que definem o seu comportamento. Como resultado, uma série de tipos de dados avançados foram criados que vão desde as primitivas geométricas e espaciais para endereços de rede para até ISBN / ISSN (International Standard Book Number / número internacional normalizado para Serial) tipos de dados, os quais podem ser opcionalmente adicionados ao o sistema.
Assim como existem muitas línguas procedimento suportados pelo PostgreSQL, há também muitas interfaces da biblioteca, bem como, permitindo que várias linguagens compiladas e interpretadas tanto para fazer a interface com o PostgreSQL. Existem interfaces para Java (JDBC), ODBC, Perl, Python,
...