ATPS De Algoritmos
Dissertações: ATPS De Algoritmos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: FabianoGomides • 13/10/2014 • 2.684 Palavras (11 Páginas) • 346 Visualizações
RESUMO
No presente trabalho será apresentada teoria, pratica e o desenvolvimento de um software em linguagem “C”, com o objetivo de aperfeiçoamento dos processos industriais de uma indústria de papel e celulose, com o intuito de diminuir gastos na linha de produção, onde o processo de corte das bobinas serão maximizados, representando a viabilidade da produção de um determinado pedido para do cliente.
Através dos dados informados, será realizado um estudo sobre os tipos de necessidade da indústria para aperfeiçoamento de seus processos industriais, será criada uma lógica de programação que por fim, será criado um software em linguagem “C” que tem a capacidade de combinar as possibilidades de corte baseados nos formatos solicitados nos pedidos.
Palavras- chave: software, linguagem “C”, lógica, programação, bobinas, corte, cliente.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - exemplo da execução do programa Visualg para calcular o peso de uma bobina filha 14
Figura 2 - exemplo da execução do programa linguagem C desenvolvido para calcular o peso da bobina filha 14
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. RELATÓRIO 1 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO 6
2.1. NOÇÃO DE ALGORITMOS 6
2.2. PSEUDO LINGUAGEM 6
2.3. ESTRUTURA DE UM PROGRAMA 7
2.3.1. LINHAS DE PROGRAMA 7
2.3.2. LINHAS DE COMANDO 7
2.3.3. LINHAS MISTAS 8
2.3.4. TAMANHO DA LINHA 8
2.4. TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIÁVEIS.. ....................................................................................................................9
2.4.1. TIPOS NUMÉRICOS 9 2.4.2. TIPO CARACTERE 10
2.4.3. TIPOS BOOLEANO 10
2.4.4. VARIÁVEIS E CONSTANTES 10
2.5. OPERADORES ARITMÉTICOS, LÓGICOS E RELACIONAIS 11
2.6. CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO C 12
2.7 ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO LÓGICO........................................13
3. CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1. Introdução
O objetivo principal de Algoritmo e Programação é demonstrar técnicas para resolução de problemas e consequentemente automatização de tarefas.
O constante aprendizado da Lógica é essencial para formação de um bom programador, servindo como base para o aprendizado de todas as linguagens de programação, estruturadas ou não.
De um modo geral esses conhecimentos serão de extrema importância, pois ajudarão no cotidiano, desenvolvendo um raciocínio rápido.
2. Relatório 1 – Conceitos fundamentais de programação
2.1 Noção de Algoritmo
Algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.
Um algoritmo não representa necessariamente um programa de computador³, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Tal diferença pode ser reflexo da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados adequadas ao algoritmo. Por exemplo, um algoritmo para se vestir pode especificar que você vista primeiro as meias e os sapatos antes de vestir a calça enquanto outro algoritmo especifica que você deve primeiro vestir a calça e depois as meias e os sapatos. Fica claro que o primeiro algoritmo é mais difícil de executar que o segundo apesar de ambos levarem ao mesmo resultado.
O conceito de um algoritmo foi formalizado em 1936 pela Máquina de Turing de Alan Turing e pelo cálculo lambda de Alonzo Church, que formaram as primeiras fundações da Ciência da computação.
2.2 Pseudo Linguagem
Pseudocódigo (pseudo linguagem) é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É como o nome indica, um pseudocódigo e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) — de outra forma deixaria de ser pseudo.
Os livros sobre a ciência de computação utilizam frequentemente o pseudocódigo para ilustrar os seus exemplos, de forma que todos os programadores possam entendê-los (independentemente da linguagem que utilizem).
2.3 Estrutura de um Programa
Um programa de computador nada mais é do que um grupo de comandos logicamente dispostos com o objetivo de executar determinada tarefa. Esses comandos são gravados em um arquivo texto que é transformado em uma linguagem executável por um computador através de um processo
...