ATPS ELETRICA
Pesquisas Acadêmicas: ATPS ELETRICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonardo_jesus • 18/9/2013 • 2.775 Palavras (12 Páginas) • 557 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
Nome: Adilson C. de Paula R.A.: 100874010
Chester Moura Pinto 111268885
Denis Duarte de Oliveira 111268613
Guilherme G. de Assis 111276578
Leonardo C. de Jesus 111315735
Marcos R. A. Mateus 101057300
Roni Machado 111302609
Curso: Engenharia Mecânica
Turma:
ATPS – Eletricidade Aplicada
Relatório 1: Indutores
No vídeo do Mago da Física, o prof. Amadeu nos explica de forma prática a aplicação das Leis de Faraday e Lens utilizando dois tubos, onde um é de acrílico e o outro de cobre, e dois cilindros onde um é imã e outro não, mas de mesma massa. Utilizando o tubo de acrílico na posição vertical e introduzindo os cilindros (um de cada vez) na entrada superior do tubo, os dois cilindros caem com a mesma velocidade. Agora utilizando o tubo de cobre (que é um material não ferro magnético, portanto não se atrai ao imã) na mesma posição do tubo de acrílico e colocando os cilindros (um de cada vez) na entrada superior, percebe-se que o cilindro imã cai com uma velocidade constante e muito menor que o cilindro que não é imã.
A explicação desse fenômeno que ocorre entre o tubo de cobre que não se atrai ao imã, mas cria um freio magnético está quando o imã é solto na entrada do tubo de cobre na posição vertical e é gerado um campo magnético fazendo que as secções do tubo se comportem como uma bobina ou espira, e dessa forma cria um campo magnético variável com o imã, assim descendo gerando uma força eletromotiva induzida de acordo com a Lei de Faraday, onde essa força provoca uma corrente elétrica induzida devido que o circuito é fechado e essa corrente tem que obedecer a Lei de Lens, onde cria um campo magnético que se contra põem a força peso, criando assim uma força magnética no sentido contrario. Sendo assim há uma força peso para baixo e uma força magnética para cima onde a resultante é zero e com isso faz com que o imã caia com movimento uniforme.
Valores Comerciais de Indutores
Passo 4
Os indutores são feitos e são usados para o propósito de armazenar energia em um campo magnético e é utilizado em sinais de CA e consegue alterar suas características. São utilizados em circuitos analógicos e de processamento de sinais, incluindo recepções e transmissões de rádio. Um filtro eletrônico pode usar indutores em conjunto com capacitores e outros componentes para filtrar partes específicas da frequência do espectro.
Um indutor é normalmente usado em fontes de alimentação para filtro de frequência, pode ser usado também em circuitos de áudio para cortes de frequência e em sistemas de alimentação de energia elétrica, Telecomunicações, Militar, Indústrias eletroeletrônicas, Iluminação Pública, Industrial e Residencial Distribuição de energia, Eletrodomésticos, Naval entre outras aplicações.
Tipos de construções e materiais empregados em um indutor:
▪ Indutores elétricos, tipo toroidal, bastão, EE, laminado, ar ou sob encomenda.
▪ Indutores elétricos para circuitos eletrônicos, fontes chaveadas e maquinários.
▪ Indutores elétricos reatores em laminados e ferrite.
▪ Indutores elétricos para circuitos chopper.
▪ Indutores elétricos tipo filtro “PI”.
▪ Indutores elétricos para reatores eletrônicos.
2. Metodologia
Através da pesquisa diretamente com fornecedores de indutores e também o uso da internet em sites de pesquisas e fabricantes de componentes, conseguimos muitas informações e também subsídio para desenvolver o trabalho proposto.
3. Conclusão
É de grande importância na Engenharia o estudo de indutores, pois são componentes de grande utilidade para um projeto e o seu conhecimento, bem como a prática de cálculos são fundamentais para um bom projeto e o sucesso do mesmo.
ETAPA 2
Passo 1
Ler o artigo abaixo, de Salami e Rocha Filho, disponível em:
• RESISTORES E CAPACITORES UTILIZANDO LÁPIS, PAPEL E PLÁSTICO. Ano 2004. Disponível em:
https://docs.google.com/open?id=0B9WATR68YYLOMTczNmMyZmEtOGU3Ny00M
WY2LWI5NmUtMDA1MzY4MDYwN2M3
Passo 2
Para construir os capacitores utilizamos os materiais a seguir:
- Grafite em pó.
- Papel tipo cartolina em duas tiras quadradas nas medidas 40mm x 40mm.
- Papel tipo cartolina em duas tiras quadradas nas medidas 30mm x 30mm.
Na formação dos capacitores foram depositados no lado externo de cada tira do papel de cartolina uma quantidade de grafite suficiente para cobrir a tira deixando em toda a extremidade com medida de 5mm sem grafite nas bordas para evitar uma medição errônea de capacitância devido a algum tipo de fuga que poderia ocorrer pelas extremidades. As duas placas foram encostadas uma na outra e a parte grafitada ficou do lado externo como dois pólos para medição de capacitância com o multímetro.
O mesmo procedimento acima foi efetuado para com as outras duas tiras de cartolina com medidas de 30mm x 30mm
O valor encontrado no multímetro com o primeiro capacitor foi de 0,005uF e o valor encontrado no segundo capacitor foi de 0,003uF .
Etapa
...