ATPS-PROG_BD-2013 - 1ª Etapa
Monografias: ATPS-PROG_BD-2013 - 1ª Etapa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wildemann • 4/12/2013 • 975 Palavras (4 Páginas) • 255 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
(Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
Programação Para Banco de Dados
Prof.:
Faculdade Anhanguera
Sorocaba
2013
Sumário
Introdução 3
Etapa 1 – Passo 1: Fundamentos de Consultas SQL e comandos DML 4
Passo 2: Elaboração de Consultas SQL para o sistema SIG 4
Passo 3: Elaboração de comandos DML para as tabelas ilustradas no diagrama da Figura 1 5
Passo 4: Relatório 1: Consultas SQL e DML 6
Referências 7
Introdução:
Será realizado a elaboração de um projeto de banco de dados para a informatização de uma empresa onde trará melhor organização para a mesma, assim como uma visão ampla do conteúdo proposto para o desafio, suas várias formas de uso bem como abordar as diversas fases de documentação, geração de scripts para inserir, excluir e consulta de dados, otimização de consulta, geração de procedures e triggers e o acúmulo de conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de banco de dados.
Etapa 01
Aula-tema: SQL: Comandos Select e cláusulas associadas, SQL: Comandos Select e cláusulas e comando Insert, SQL: Comando Update, Delete e Visões em SQL.
Passo 1: Fundamentos de Consultas SQL e comandos DML
Quando os Bancos de Dados Relacionais estavam sendo desenvolvidos, foram criadas linguagens destinadas à sua manipulação. O Departamento de Pesquisas da IBM, desenvolveu a SQL como forma de interface para o sistema de BD relacional denominado SYSTEM R, início dos anos 70. Em 1986 o American National Standard Institute ( ANSI ), publicou um padrão SQL.
A SQL estabeleceu-se como linguagem padrão de Banco de Dados Relacional. SQL apresenta uma série de comandos que permitem a definição dos dados, chamada de DDL (Data Definition Language), composta entre outros pelos comandos Create, que é destinado a criação do Banco de Dados, das Tabelas que o compõe, além das relações existentes entre as tabelas. Como exemplo de comandos da classe DDL temos os comandos Create, Alter e Drop.
Os comandos da série DML (Data Manipulation Language), destinados a consultas, inserções, exclusões e alterações em um ou mais registros de uma ou mais tabelas de maneira simultânea. Como exemplo de comandos da classe DML temos os comandos Select, Insert, Update e Delete.
Uma subclasse de comandos DML, a DCL (Data Control Language), dispõe de comandos de controle como Grant e Revoke.
A Linguagem SQL tem como grandes virtudes sua capacidade de gerenciar índices, sem a necessidade de controle individualizado de índice corrente, algo muito comum nas linguagens de manipulação de dados do tipo registro a registro. Outra característica muito importante disponível em SQL é sua capacidade de construção de visões, que são formas de visualizarmos os dados na forma de listagens independente das tabelas e organização lógica dos dados.
Outra característica interessante na linguagem SQL é a capacidade que dispomos de cancelar uma série de atualizações ou de as gravarmos, depois de iniciarmos uma sequência de atualizações. Os comandos Commit e Rollback são responsáveis por estas facilidades.
Devemos notar que a linguagem SQL consegue implementar estas soluções, somente pelo fato de estar baseada em Banco de Dados, que garantem por si mesmo a integridade das relações existentes entre as tabelas e seus índices.
Passo 2: Elaboração de texto contendo as consultas SQL para o sistema SIG.
• Consulta Clientes:
select NOME, CIDADE, UF, DATANASCIMENTO, GENERO
from CLIENTE
where CIDADE
order by NOME
• Consulta Funcionários:
select NOME, CARGO, DATANASCIMENTO, DATAADMISSAO, COMISSAO
from FUNCIONARIO
where ATIVO
order by CARGO
• Vesdas por Funcionário:
select FUNCIONARIO_VENDA, VALORTOTAL
from VENDA
where DATA = DATA
order by VALORTOTAL ASC
• Vesdas por Produto:
select P.DESCRICAO, P.PRECOVENDA, IV.VALORTOTAL
from VENDA V, ITEMVENDA IV, PRODUTO P
where V.IDVENDA = IV.VENDA_ITEMVENDA AND IV.PRODUTO_ITEMVENDA = P.IDPRODUTO
order
...