ATPS Programação De Banco De Dados Passo 3
Casos: ATPS Programação De Banco De Dados Passo 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Viniciussp • 26/11/2013 • 936 Palavras (4 Páginas) • 559 Visualizações
Etapa 3
Passo 1 :
Aula-tema:Processamento e otimização de consulta, Gerenciamento de transações.
A otimização ou Tanning de banco dados é sempre indicado, pois como o próprio nome sugere, Tanning é o melhoramento de algo, e no caso do banco de dados é o aumento da velocidade de resposta que se espera de uma consulta.
Para que esse melhoramento sege feito, primeiramente deve-se analisar em quais operações do banco de dados, tem um tempo de resposta muito maior do que o necessário. Feito isso se verifica a instrução SQL, pois muitas vezes por uma má elaboração da instrução a performance é afetada bruscamente.
Agora será mostrado algumas dicas para otimizar uma consulta no banco de dados.
Evitar o uso de seleção total da tabela usando * .Quando você usa, o banco de dados interpreta o asterisco como a junção de todas as colunas da tabela,realizando uma conversão. E sem mencionar que com isso, o banco irá selecionar todas as colunas da tabela sem necessidade.
Usar o DISTINCT apenas em casos estritamente necessários, pois para a elaboração desta clausula é muito custoso, em questão de processamento para o banco de dados, e quando utilizar o DISTINCT verifique de usar clausula WHERE.
Tomar cuidado com o ORDER BY, pois a ordenação de registro de uma tabela é um recurso importante, mas também deve ser utilizada com cautela. Imagine uma tabela com milhares de registros e a seguinte instrução SQL:
SELECT Nome, Telefone FROM CLIENTES ORDER BY Nome
Ao rodar essa instrução, o banco de dados terá que ler todos os nomes dos clientes da tabela e ordenar por ordem alfabética para mostrar o resultado. O tempo de resposta dessa instrução, ira demorar muito para selecionar todos os dados e depois ordenados na ordem desejada.
Usar JOIN em excesso pode atrapalhar no desempenho porque, uma vez que o banco de dados irá traçar todo um plano de execução para associar todas as tabelas. Para cada JOIN, o banco de dados precisa “armazenar” a informação das chaves do relacionamento para garantir o retorno esperado.
Evitar cálculos desnecessários no banco ajuda no desempenho, pois se imaginarmos uma situação em que temos uma tabela de vendas onde é são armazenados os seguintes dados. ID_VENDA, QUANTIDADE e PRECO_UNITARIO:
Quantidade: 5
Preço unitário: 20,00
Total: 100,00
Nosso objetivo é obter o total da venda, para isso podemos realizar um calculo direto no banco com o comando:
SELECT ID_VENDA,QUANTIDADE,PRECO_VENDA , PRECO_UNITARIO * QUANTIDADE AS TOTAL FROM VENDA;
Ou criar mais uma coluna VALOR_TOTAL e gravar diretamente no banco assim que a venda for gravada:
SELECT ID_VENDA,QUANTIDADE,PRECO_UNITARIO, TOTAL_VENDA FROM VENDA;
A instrução que irá ter uma retorno mais rápido será a que já tem esse dado gravado no banco, por que não foi preciso realizar o calculo.
Passo 2:
Realizar e descrever a otimização das consultas as elaboradas nas Etapas 1 e 2. Para cada otimização justificar o motivo das alterações a serem realizadas e qual sua importância no desempenho da consulta.
Foi analisado todas as instruções da etapa 1 e etapa 2 e não foi considerado necessário a otimização desses comando para o desempenho do banco de dados.
Passo3 :
Gerência de Transações
A transação é uma unidade de execução de programa que acessa e, possivelmente, atualiza vários itens de dados. Geralmente, é o resultado da execução de um programa escrito em uma linguagem de manipulação de dados de alto nível como o C, JAVA, C#,PHP,etc.
É chamada transação toda execução de um programa que acessa ou modifica um banco de dados. Quando uma ou mais transações são submetidas
...