ATPS: Vantagens e desvantagens dos estilos de interação
Seminário: ATPS: Vantagens e desvantagens dos estilos de interação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aniceto68 • 11/3/2014 • Seminário • 382 Palavras (2 Páginas) • 461 Visualizações
Atividade 13 - Vantagens e desvantagens dos estilos de interação
O termo interface é aplicado normalmente àquilo que interliga dois sistemas. Tradicionalmente, considera-se que uma interface homem-máquina é a parte de um artefato que permite a um usuário controlar e avaliar o funcionamento do mesmo através de dispositivos sensíveis às suas ações e capazes de estimular sua percepção.
No processo de interação usuário-sistema a interface é o combinado de software e hardware necessário para viabilizar e facilitar os processos de comunicação entre o usuário e a aplicação. A interface entre usuários e sistemas computacionais diferencia-se das interfaces de máquinas convencionais por exigir dos usuários um maior esforço cognitivo em atividades de interpretação e expressão das informações que o sistema processa.
Comumente, os usuários de um sistema atribuem se sua funcionalidade é boa ou ruim através da facilidade obtida ao utilizar sua interface. Por esta razão é que se deve sempre ser primoroso quando se fala em interface, pois um bom projeto de sistema pode ir de água abaixo, se não houver uma boa interface agradável ao usuário.
Muitos sistemas de software já foram julgados como sistemas ruins, apenas pela sua interface mal planejada, ou sem estética.
Abaixo, podemos ver a vantagens e desvantagens ao adotar os estilos de interação:
Estilo de interação Principais vantagens Principais desvantagens Exemplos de aplicações
Manipulação direta
Interação rápida.
Pode ser difícil de implementar.
Videogames e sistemas CAD.
Seleção de menu Evita erros de usuários. Lento para usuários experientes. Sistemas de propósito genéricos.
Preenchimento de formulário Entrada de dados simples. Toma muito espaço em tela. Controle de estoque.
Linguagem de comando Flexível e grande capacidade. Difícil de aprender. Sistemas operacionais.
Linguagem natural Acessível a usuários casuais. Requer mais digitação. Sistemas de recuperação de informação na web.
Fonte: Adaptado SOMMERVILLE, 2003.
Observando esse quadro comparativo é possível identificar, caso esteja desenvolvendo algum tipo de software com interação homem – máquina, que características devem conter na interface de um determinado tipo de software (SHNEIDERMAN, 1998, apud SOMMERVILLE, 2003, p. 283).
Logo, a interface é tanto um meio para a interação usuário-sistema, quanto uma ferramenta que oferece os instrumentos para este processo comunicativo. Assim sendo, a interface é um sistema de comunicação, onde é muito importante aplicar de forma correta os estilos de interação, sendo que esta escolha pode tornar um sistema de software excepcional ou péssimo aos olhos do usuário, ao sentir dificuldades em obter dados pela interface ruim.
Fontes:
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 6ª ed.
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