Aasadsew
Monografias: Aasadsew. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manuuli • 27/3/2015 • 270 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
chadas que acompanham lentamente a distribuição espacial interna: todos esses elementos, em sua interdependência, fazem com que o edifício românico pareça um conjunto que renasce e adquire segurança em si e na dialética das suas forças.
Manifesta-se o organismo românico especialmente através de uma métrica que tem seu paralelo exato no aparecimento simultâneo da métrica na poesia literária.
O significado substancial da contribuição românica está no fato de não mais se falar em termos bidimensionais, mas de uma unidade de arcadas tridimensionais em si mesmas, englobando o espaço interior dentro de si.
Nas românicas da França, Inglaterra, Espanha e de toda Europa, o caminho do homem responde a solicitação psicológicas muito mais complexas do que uma diretriz unívoca.
CONCLUSÃO
Segundo o autor entender a arquitetura e o seu desenvolvimento é também compreender nossa própria história, afinal ela é fruto da civilização na qual foi gerada. Por isso percebemos que em uma determinada época são abordados temas religiosos, já em outra a mitologia está presente na maior parte das obras e espaços. Isso por que as concepções espaciais são resultados de vários fatores e componentes sociais, intelectuais, técnicos, estético e também das interpretações e vocabulários de cada época. Para ele, somente após esse entendimento podemos estudar os monumentos. E tal estudo pode ser feito através das análises urbana, arquitetônica, volumétrica, elementos decorativos e escala.
O intuito do autor é aguçar a educação espacial livre e atrevida, que nos é escassa. Para traçar, mesmo que superficialmente, as idades espaciais e validar a interpretação espacial defendida pelo livro. Certamente a obra tira a teia de nossos olhos e passamos a enxergar, entender e compreender espaços antes despercebidos.
...