Adequação Da Rede De Computadores Do Hospital Da Criança E Do Adolescente - HCA/PAI
Trabalho Universitário: Adequação Da Rede De Computadores Do Hospital Da Criança E Do Adolescente - HCA/PAI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jorgesabio • 9/6/2014 • 1.577 Palavras (7 Páginas) • 688 Visualizações
Adequação da Rede de computadores do Hospital da Criança e do Adolescente – HCA/PAI
Geidson L. Lopes1, Jorge A. S. Sábio1
1CST Redes de Computadores – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) – Macapá – AP – Brasil
{geidson.lima@hotmail.com,jorgessabio@hotmail.com
Abstract.This article describesa structuredcabling project carriedto the Hospitalfor Children andAdolescents – HCA/PAI,for purposes ofacademic learningand implementa logical structure, since the currentsystem usedperforms simpleand isolatedtasks.Technical visitsandinterviews were conductedto identifyexistingproblemsin the wiringsystemand solutionsin accordancewith the applicabletechnicalstandards..
Resumo Este artigo descreve um projeto de cabeamento estruturado realizado para o Hospital da Criança e do Adolescente, HCA, para fins de aprendizado acadêmico e implementaruma estrutura lógica já que o atual sistema utilizado realiza tarefas simples e isolada. Foram realizadas visitas técnicas e entrevistas visando identificar problemas existentes no sistema de cabeamento e apresentar soluções de acordo com as normas técnica vigentes.
1. Introdução
As redes de Computadores surgiram não faz muito tempo e evoluem com muita rapidez. Os computadores ligados em rede já é uma realidade em quase todos os seguimentos de mercado e não poderia ser diferente nos Hospitais. Com o aumento da necessidade de trocar informações, é preciso interligar computadores e outros equipamentos de tal forma a agilizar o serviço das instituições de Saúde de maneira rápida e confiável.Este projeto tem como objetivo principal, sugerir melhorias e a reestruturação das redes de computadores, administrativa e acadêmica, do HCA/PAI.
O desenvolvimento do projeto segue princípios básicos de segurança em sistemas de comunicação compreendendo:
•Velocidade - Garantir a utilização de recursos modernos de comunicação.
•Confidencialidade – proteger a informação disponibilizada.
•Integridade– Garantir que a informação seja autentica e protegendo-a.
•Autenticidade – Garantir a identidade dos usuários.
•Disponibilidade – Prevenir interrupções na operação da rede através de um plano de contingência
O projeto tem como finalidade conhecer e analisar a infraestrutura de redes de computadores do Hospital da Criança e do Adolescente – HCA PAI para que possamos detectar problemas existentes e construir um projeto de cabeamento estruturado padronizado de acordo com o padrão NRB 14565.
Segundo Sabbatini apud GUIMARÃES a utilização da informática na área da saúde, no Brasil, apresenta um atraso considerável quando comparado a outros países, entretanto, a partir da década de 80 observa-se um avanço importante nessa área.
O padrão NBR 14565 trata da elaboração de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada. Tem como objetivo estabelecer os critérios mínimos para a elaboração de projetos de rede interno estruturado de comunicações, e edificações comercial, independente do porte.
O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) é referência estadual para os serviços de MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE, na ESPECIALIDADE DE PEDIATRIA. O hospital realiza tratamento de crianças e adolescentes, com idade de 29 dias a 17 anos, 11 meses e 29 dias, que necessitam de internação, recuperação e reabilitação da saúde.
Pela configuração do Sistema único de Saúde (SUS) do Amapá o Pronto Atendimento Infantil (PAI) inaugurado em 2001 é a porta de entrada das URGÊNCIAS e EMERGÊNCIAS para a população infanto-juvenil, de 29 dias a 12 anos de idade, exceto para os casos de Trauma, Picada de Animais Peçonhentos. Após 11 anos de funcionamento sua estrutura física necessita ser ampliada e isso está sendo feito. Pelos indicadores, em 2011 o PAI realizou 73.542 atendimentos demonstrando a eficiência dos serviços do Pronto Atendimento Infantil.
Figura 1. Entrada do Hospital da Criança e do Adolescente. , (foto. Anjo da enfermagem)
‘O Hospital da Criança e do Adolescente passa atualmente por uma ampliação e reforma que será em breve concluída e com esta ampliação um novo projeto devera serimplantado.
Figura 2. Outdoor da reforma e ampliação do HCA/PAI
Figura 3. Maquete de como ficará o HCA/PAI. (foto Jorge Sábio)
2. Problemática
Durante a visita técnica foi verificado que no Hospital da Criança e do Adolescente – HCA/ PAI não existe uma rede de computadores os mesmos são utilizados de forma isolados e os dados são levados por PENDRIVER ou são impressos, não possui cabeamento estruturado e sim uma estrutura de cabeamento precária que dificulta muito o trabalho do técnico em informática na hora de realizar uma pequena manutenção ou identificar um ponto de rede por exemplo. Com a observação desse problema surgiu o interesse de realizar o projeto de cabeamento estruturado para que o mesmo seja implementado trazendo assim muitos benefícios tanto para quem faz a manutenção da rede quanto para os usuários que utilizam os serviços oferecidos pela infraestrutura.
A disponibilidade da opção tecnológica que visa a uma combinação poderosa da tecnologia digital é muito recente, razão pela qual os sistemas deinformações clínicas desenvolvidos nos últimos vinte anos são considerados pobresem qualidade e desempenho, além de oferecerem poucas opções aos profissionais médicos (Chu, 1993).
Figura 4. Subsistema área de trabalho
3. Metodologia do Trabalho
A metodologia utilizada foi através de visitas técnicas na empresa e entrevistas com o responsável a fim de identificar os principais problemas e dificuldades enfrentados e assim construir o projeto de acordo com a norma NBR 14565.
Atualmente o HCA/PAI conta com aproximadamente quinze computadores,nenhumservidor, um switches, um patch panels, quinze impressoras e um ponto por onde recebe a internet do PRODAP. A figura baixo ilustra a Planta do prédio...
Figura 5- Plantado Hospital da Criança e do Adolescente
...