Administração Da Produção E Operações
Pesquisas Acadêmicas: Administração Da Produção E Operações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucaslima1809 • 12/9/2014 • 1.642 Palavras (7 Páginas) • 275 Visualizações
ETAPA 1
Administração da produção e sua evolução histórica
Na pré-história a industrialização já acontecia, porém de forma simples e artesanal.
Originando assim o conceito da produção que nada mais é que um conjunto de atividades que levam a transformação de um bem ou produto, como por exemplo a transformação da matéria prima para produto acabado .Os pioneiros em produção de forma organizada foram os artesões que com o decorrer do tempo foi sendo substituído pela industrialização. A evolução da produção foi sofrendo transformações e adequações necessárias conforme a necessidade a produção de pequenas quantidades passaram para grandes escalas, lotes e série simultaneamente acompanhando e sofrendo estudos para produzir como menos gastos e maior qualidade investindo cada vez mais na tecnologia buscando sempre maior produtividade para melhor atendimento e satisfação.com a revolução industrial surge a necessidade e adequação da padronização em massa , com a visão de produzir o máximo , porém outros fatores também foram o diferencial como ponto de partida como por exemplo o treinamento de mão de obra , qualificação profissional , criação de cargos de gestão ,desenvolvimento de evolução estratégica , planejamento controle da produção e financeiro e por fim desenvolvimento e estudo na área de vendas .
Just-in-time tem como objetivo maior dispor da peça necessária, na quantidade necessária e no momento necessário para obtermos lucros e satisfazer as demandas necessárias e imediatas da linha de produção. Com os objetivos de flexibilizar a empresa, produzir somente o necessário de forma qualificada, menor tempo, melhor atendimento, menor custo e beneficio redução de estoque desde matéria prima á produto acabado, estudo com o mercado para melhoria continua.
Engenharia simultânea trabalha com o foco voltado para todas as áreas funcionais e etapas no processo de produção no desenvolvimento do projeto , pesquisas e projetos voltados com a preocupação de redução de prazos , custos e solução de problemas encontrados no processo.
Tecnologia de Grupo atividade envolvendo engenharia e manufatura A Tecnologia de Grupo (TG) é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.)
Consórcio modular O conceito do consórcio modular foi escolhido para estruturar o processo de fabricação na fábrica de caminhões da Volkswagen. Ele reúne numa mesma fábrica 7 grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Operando sob o mesmo teto, com políticas integradas e decisões por consenso, se objetiva alcançar maior valor agregado ao produto fornecido, sendo a Volkswagen a aglutinadora e líder do consórcio.
Neste conceito inovador a posição de
fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós venda. O consórcio objetiva formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade.
Células de Produção serviço de uma ou mais estações de trabalho , se caracteriza como uma forma de organização na produção que tem a integração como ferramenta para atingir seus objetivos , integrando as partes envolvidas como integração entre os operadores diretamente com os postos envolvidos e de apoio cada um com suas características próprias e envolvimento e motivação entre as partes ou seja um espírito de equipe com mais responsabilidade e autogestão.
Desdobramento da função qualidade ferramentas da qualidade que tem como objetivo permitir que a equipe de desenvolvimento do produtos se incorpore nas necessidades dos consumidores em seus projetos de melhoria em produtos e serviços para melhor atendimento e satisfação .
Comakership foco na forma desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Que estabelece uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
Sistemas Flexíveis de Manufatura conjunto de máquinas interligada ao sistema central de controle automatizado.
Manufatura Integrada por Computador atua na integração de forma total da organização voltada a manufatura por meio de sistema computadorizado.
Benchmarking é um processo de pesquisa que permite aos
administradores realizar comparações de processos e práticas de companhia para companhia com o objetivo de identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
Produção Customizada é um tipo de manufatura direcionado para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto
Resumo
Com a evolução da produção e operações surgiram vários conceitos, entre eles podemos citar a Produção em Massa, que é caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação nos tipos de produtos finais.
Outro conceito amplamente difundido foi o de Produção enxuta significando maior produtividade com o menor estoque e com o mínimo de recursos (Mão-de-obra, Máquinas e equipamentos.), introduzindo também as seguintes filosofias e conceitos citados acima como ferramenta e apoio de trabalho para atingir melhores resultados e serviços qualificado .
O Just-in-time (JIT) ,a engenharia simultânea ,a Tecnologia de grupo ,o Consórcio modular , as Células de produção ,o Desdobramento da função qualidade ,o Comakership , os Sistemas Flexíveis de Manufatura ,a Manufatura Integrada e o Benchmarking .
falta PASSO 2 ,3 E 4 DA ETAPA 1
ETAPA 2
Consorcio Modular
O consórcio modular se baseia na repartição da responsabilidade no processo produtivo. Os (fornecedores) planejam a logística interna como descarga do caminhão junto com a montadora e o operador logístico.
Os “parceiros-moduleiros” são responsáveis pelo fornecimento de todos os recipientes e depósitos universais especiais que são necessários para a
...