Adsorção e Caldeiras - Leito Fluidizado
Por: Matheus Maior • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 578 Visualizações
Adsorção
Quando os componentes são muito diluídos para ser removidos a partir de grandes fluxos de gás, os processos de adsorção de leito fluidizado de múltiplos estágios contínuos podem tornar-se mais adequados do que processos convencionais de leito fixo em que os componentes são periodicamente adsorvidos com partículas de carvão ativado e, em seguida, retirado por vapor. Esse é o caso da separação e concentração de solventes, como o dissulfeto de carbono, acetona, cloreto de metileno, etanol e para a remoção de traços de poluentes de gases de chaminé. A Figura X ilustra alguns exemplos de processos de adsorção de leito fluidizado sendo eles respectivamente recuperação de dissulfeto de carbono diluído a partir do ar; remoção de dicloroetano (C2H4Cl2) e por fim processo de remover o que foi absorvido na absorção.
[pic 1]
Figura X - Processos de adsorção em leito fluidizado (Fonte: Kunii e Levenspiel, 1991)
Caldeiras
Existem dois tipos principais de caldeiras de leito fluidizado sendo elas de leito fluidizado borbulhante (BFB) e leito fluidizado circulante (CFB). Em BFB a velocidade do ar de combustão é baixa o suficiente para que as partículas fluidizadas permaneçam no forno inferior, suas principais vantagens são a alta eficiência, flexibilidade de combustível, alta disponibilidade, sensibilidade às mudanças de carga, possuem baixo custo de operação e baixas emissões de poluentes; numa unidade de CFB a velocidade é maior e as partículas quentes são circuladas através de todo o intervalo da zona de combustão da caldeira, este tipo de caldeira tem um ótimo controle de temperatura e baixas emissões de óxidos de nitrogênio, óxido de enxofre e monóxido de carbono. A Figura X ilustra os dois tipos de caldeiras, sendo a borbulhante e circulante respectivamente.
[pic 2]
Figura X - Caldeira de leito fluidizado (Fonte: http://www.sermatec.com.br/)
As caldeiras de leito fluidizado são o tipo mais comum de caldeira recomendado para combustível de biomassa, que é queimado dentro de uma cama quente de partículas inertes, tipicamente areia. A mistura de combustível e de partículas é suspensa por um fluxo ascendente de ar de combustão dentro do leito.
...