Algoritimo Estruturado
Artigos Científicos: Algoritimo Estruturado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanapekena • 8/10/2014 • 3.187 Palavras (13 Páginas) • 388 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Sistemas de Informação
4 ª Série
Programação Orientada a Objetos
A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:
Favorecer a autoaprendizagem do aluno.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.
Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA:
Walter Gima
Faculdade Anhanguera de Limeira
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Sistemas de Informação - 4 ª Série - Programação Orientada a Objetos
Walter Gima
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar soluções usando a tecnologia de computação em organizações privadas e públicas, aplicando metodologias para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas.
Levantar dados, e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de distribuição da informação.
Utilizar princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e implementação de um projeto e lhe confiram um alto grau de qualidade.
Abstrair, representar, organizar e viabilizar soluções de software para diferentes domínios de aplicação.
DESAFIO
A busca por uma vida mais saudável com menos sedentarismo e mais exercícios físicos fizeram do mercado Fitness uma área promissora e crescente nos últimos anos na América Latina. Segundo a ACAD - Associação Brasileira de Academias - <http://www.educacaofisica.com.br/index.php/gestao/canais-gestao/academias/24274-setor-em-constante-expansao-mercado-fitness-cresce-52-em-tres-anos>. Acesso em 15 de maio 2014, o setor cresceu 52% entre os anos de 2009 e 2011. O setor atualmente atende apenas 2% da população no Brasil então, se entende que há bastante demanda para investimentos na área. Analisando as tendências de crescimento a empresa PowerXY-Gym que é uma rede de academias de musculação está procurando uma equipe para desenvolver um novo sistema de informação para gerenciar as academias. O PowerXY-Gym irá investir em tecnologia para poder controlar seus processos e melhorar a gestão de suas academias. Os processos a serem automatizados pelo sistema são as matrículas e controle de presença de alunos, agendamentos e controle de atividades com turmas da academia (jump, spining, zumba etc.), emissão de ficha de treinos e demais processos que podem fazer parte do cotidiano de uma academia. Para orientação no desenvolvimento do sistema e aprovação do conteúdo produzido pela equipe de desenvolvimento a PowerXY-Gym conta com um membro de sua diretoria representado pelo Professor.
Objetivo do Desafio
Elaborar um software que gerencie diversos processos de uma academia de musculação, utilizando conceitos de orientação a objetos implementados com a linguagem Java, utilizando recursos e tecnologias como interface gráfica e banco de dados.
Livro Texto da Disciplina
A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:
Sistemas de Informação - 4 ª Série - Programação Orientada a Objetos
Walter Gima
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SANTOS, Rafael. Introdução à Programação Orientada a Objetos Usando Java. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2008.
Participação
Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:
organizar-se, previamente, em equipes de 3 a 5 participantes;
entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e
observar, no decorrer das etapas, as indicações: Individual e Equipe.
ETAPA 1 (tempo para realização: 10 horas)
Aula-tema: Conceitos de orientação a objetos: classes e objetos; atributos e comportamentos. Definição da tecnologia Java e estrutura da linguagem. Implementação de classes e instanciação de objetos. Implementação de atributos e métodos. Definição de Usabilidade, Encapsulamento e Acessibilidade. Implementação de Modificadores de acesso (Acessibilidade).
Esta atividade é importante para você entender como utilizar conceitos de orientação a objetos, aprender a construir classes, atributos e métodos, entender a utilização do encapsulamento e aprender a instanciar objetos e conhecer a sintaxe da Linguagem Java para criar uma aplicação.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Individual)
Realizar as atividades apresentadas a seguir:
1. Fazer a leitura individual do Material: Ricarte, I.L.M. Apostila de Programação Orientada a Objetos: Uma abordagem com Java. Disponível em <http://goo.gl/OQu7GZ>. Acesso em: 12 abr. 2014, focando a leitura no Capítulo 1: Fundamentos da Programação Orientada
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