Alvenaria estrutural
Por: ducalimasilva • 14/11/2016 • Trabalho acadêmico • 5.867 Palavras (24 Páginas) • 329 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1][pic 2]
FACULDADE DE ENGENHARIA
ALVENARIA ESTRUTURAL
Alex Monteiro de Araújo – RA: B698GF-0
Eduardo Lima Silva - RA: B8293G-0
Jefferson Luiz Silva Vedoveto - RA: T27987-9
João Paulo Tsumura - RA: B851JH-0
Rodrigues Araújo Pereira - RA: T31095-4
[pic 3]
- INTRODUÇÃO
Um dos elementos fundamental em um determinado projeto é a alvenaria estrutural, ela ajuda no desenvolvimento das outras atividades além do mais ela contribui com a segurança de toda obra. Na alvenaria estrutural é utilizado bloco de concreto, tijolo de concreto, tijolo estrutural, bloco estrutural, entre outros. Nesse tipo de construção as paredes servem como a própria estrutura da obra, com isso dispensa as armações de aço e ferro.
As mais comuns opções, de sistemas construtivos estruturais são a estrutura de aço, e também outra muito utilizada é a estrutura de concreto armado, onde são preenchidas com parede de alvenaria de vedação ou ate mesmo com a própria parede de alvenaria estrutural, e é claro, com bloco estrutural.
Hoje em dia, o elemento mais utilizado para a construção de paredes estruturais é o bloco estrutural ou tijolo estrutural, bloco de concreto e o tijolo de concreto.
Na alvenaria estrutural além de possuir as mesmas atribuições da de vedação, ela ainda desempenha a função estrutural da obra, e também garante a segurança na construção sem haver a necessidade de utilizar estruturas armadas com aço e ferro. Com seus próprios blocos de concreto, substitui pilares e vigas, pois possuem uma resistência bastante elevada, pois são capazes de suportar alem de seu próprio peso.
É necessário que os blocos atendam à resistência pretendida para que suporte todo o peso da obra, para o qual possuem a função de estrutura. Também deve ser avaliada com critérios, a resistência da argamassa de acordo com cada tipo. Na alvenaria estrutural, o uso do bloco de concreto se faz mais eficaz em comparação ao uso do tijolo, porque os blocos de concreto permitem que haja uma coordenação modular do projeto.
A alvenaria estrutural é considerada, o sistema construtivo mais antigo, usado pela humanidade. Já nos tempos bíblicos, os habitantes da babilônia já faziam construções com tijolos feito de barro seco. Os egípcios antigos usavam a alvenaria feita de pedra, e na idade média, pontes e catedrais foram construídas usando este método e estão de pé até os dias atuais, e muito provavelmente estarão por lá, ainda por muito tempo.
Recentemente, na considerada era da industrialização na construção civil, se está usando a alvenaria estrutural a mais de um século. Existem aqui no Brasil, edifícios feitos a mais de 30 anos, no qual sua estrutura foi executada utilizando blocos de concreto. E se tratando de edifícios públicos, temos os prédios antigos da universidade Mackenzie, construídos de tijolos de barro há mais de 100 anos.
- OBJETIVOS
Como objetivo principal um projeto de um edifício de 15 pavimentos em construção, em alvenaria estrutural, feitos de blocos vazados de concreto, dede os primeiros dados para o cálculo, com as ações que as paredes estão sujeitas, até um elaborado detalhamento para que seja feita a execução, com as plantas e edificações.
Também como objetivo, é mostrar as vantagens e desvantagens que um projeto em alvenaria estrutural oferece, tanto como método a ser utilizado, como na segurança da obra. E também na parte financeira, que em relação a alvenaria convencional, é mais barata.
Ainda em objetivos, mostrar as famílias dos blocos, onde são usados, quando são usados e como são usados. Desde a fundação até o ultimo pavimento.
- METODOLOGIA
A forma de pesquisa utilizada é basicamente um estudo teórico sobre o sistema construtivo Alvenaria Estrutural. Para obtermos na prática, a comprovação teórica estudada, visitamos uma obra de construção de um prédio residencial no sistema construtivo Alvenaria Estrutural. De início foi realizado uma pesquisa de dados, formas e matérias utilizado na construção.
3.1 Método de Abordagem e coleta de dados.
Na obra, os levantamentos de informações foram obtidos através de perguntas feitas ao mestre de obra, responsável por diversas obras pela construtora.
Método de perguntas foram adotas conforme os pavimentos:
1°). As informações dos três primeiros pavimentos (estacionamento).
2°). As informações da fase de execução da Alvenaria.
3°). Quais famílias dos blocos de concreto.
4°) Local da obra, informações sobre o terreno.
5°) Finalidade da obra: Residencial.
3.2. Método de Procedimento e Técnicas.
Técnicas são o conjunto de processos, corresponde, portanto, a parte pratica da coleta de dados. Existem várias técnicas e formas de procedimentos de alvenaria estrutural e são todas de grande importância, abaixo alguns desses procedimentos:
Fundação:
- Profundidade;
- Dimensões das vigas de fundação;
Alvenaria:
- Famílias dos blocos;
- Espessura das paredes internas e externas;
- Assentamento de blocos;
- Quantidade de funcionários na obra;
- Tipo de argamassa;
- Identificação de componentes;
- Cubagem de material;
- Transportes de material na vertical;
- Uma considerável quantidade de argamassa da primeira fiada;
- Preenchimento de juntas vertical e transversal;
- Espessuras das juntas de argamassa;
- Projeto elétrico junto a alvenaria;
- Realizações de ensaios;
- Controle de qualidade na execução da alvenaria;
Portas e Janelas
- Dimensões das janelas e portas (Caso necessário, ar condicionado)
- Altura dos peitoris das janelas
- Verga e contra-verga
- Gabarito para fixar portas e janelas
Instalações elétricas
- Projeto de elétrico junto com o projeto da alvenaria
- Fixação de caixa de luz
- Tubulações elétricas no interior das peças pré-moldadas ou canelas de grauteadas.
- Vãos maiores para caixa de comando
Instalações hidráulicas
- Parede considerada hidráulica
- Paredes hidráulicas construídas com blocos de vedação
- Tipos de shafts utilizados e formas de fechamento dos shafts
- Tipos de revestimentos das paredes hidráulicas
- Locais de utilização de forro falso
Laje
- Espessuras
- Contra-piso
- Revestimentos
- Espessuras dos revestimentos interno e externo
3.3 Ensaios Complementares
O objetivo dos ensaios complementares serve para evitar que os pavimentos em alvenaria estrutural, que suportam maiores tensões, sejam construídos com maior certeza, evitando situações de não conformidades ou medidas de reforço desses pavimentos. Para obter-se tendências de desempenho de outras características julgadas importantes para o sistema construtivo de alvenaria estrutural, mesmo não sendo o escopo principal deste trabalho, foram realizados a avaliação do comportamento das alvenarias frente às ações do som e da água, além de verificado o decréscimo de resistência da argamassa nas primeiras horas após a mistura.
...