Analise Orientada A Objeto
Trabalho Escolar: Analise Orientada A Objeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulofloriano • 10/6/2014 • 1.673 Palavras (7 Páginas) • 429 Visualizações
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre análise orientada a objetos que nada mais e do que descrever todos os passos e requisitos de um sistema na forma escrita antes de por em pratica a programação que por sua vez é muito importante na hora de elabora um contrato para venda de um Software.
Análise e Projetos Orientado a Objetos
Consiste da definição das classes que representam o problema a ser resolvido, o modo pelo qual as classes se relacionam e interagem umas com as outras, o funcionamento interno dos objetos e os mecanismos de comunicação que permitem a eles trabalharem juntos.
Entre as ideias fundamentais básicas para a tecnologia orientada a objeto incluem-se:
Objetos;
Classes;
Métodos;
Herança;
Encapsulamento;
Um bom projeto de objetos, essas habilidades são essenciais para criação de um software bem projetado.
Saber uma linguagem de programação orientada a objeto (OO) não é suficiente para criar sistemas OO. Tem que saber Análise e Projeto OO (APOO), isto é, Análise e Projeto usando uma perspectiva de objetos.
Análise: tem mais do que uma definição empregada. A análise modela o problema e consiste das atividades necessárias para entender o domínio do problema.
A UML não é A/POO ou um método, é apenas uma notação de diagramação.
Princípios básicos da OOA:
O domínio da informação é modelado;
A função é descrita;
O comportamento é representado;
Os modelos de dado, funcional e comportamental, são particionados.
Os primeiros modelos representam a essência do problema, enquanto os últimos modelos fornecem detalhes de implementação.
Objetivos da OOA:
Definir todas as classes que são relevantes ao problema a ser resolvido
Passos genéricos para a condução da análise orientada a objetos:
Deduzir os requisitos do cliente para o sistema;
Identificar cenários de casos de uso;
Selecionar classes e objetos;
Identificar atributos e operações para cada objeto do sistema;
Definir estruturas e hierarquias que organizem as classes;
Construir um modelo objeto-relacionamento;
Construir um modelo de comportamento de objeto;
Revisar o modelo de análise OO;
O processo de OOA:
Casos de Uso: são criados com os seguintes objetivos:
Estabelecer os requisitos funcionais e operacionais do sistema pela definição de um cenário de uso que seja combinado entre o usuário final e a equipe de engenharia de software;
Produzir uma descrição clara e não ambígua de como o usuário final e o sistema interagem um com o outro;
Produzir uma base para o teste de validação;
Projeto Orientado a Objetos (OOD):
O projeto Orientado a Objetos (OOD) transforma o modelo de análise criado, usando análise orientada a objetos, num modelo de projeto que serve como documento para a construção do software.
Objeto:
Um objeto pode ser real ou abstrato.
Os objetos possuem informações (contém dados) e desempenham ações
Qualquer coisa à qual um conceito ou tipo de objeto se aplica – uma instância de um conceito ou tipo de objeto.
Um objeto é uma instância de uma classe.
Conceitos Gerais de Engenharia de Software
O software é o conjunto de vários artefatos e não apenas o código fonte. A base da engenharia de software são conjuntos de atividades para o processo de desenvolvimento de software.
Software:
Definição e características Pode-se definir o software, numa forma clássica, como sendo: "um conjunto dei instruções que, quando executadas, produzem a função e o desempenho desejados, estruturas de dados que permitam que as informações relativas ao problema a resolver sejam manipuladas adequadamente e a documentação necessária para um melhor entendimento da sua operação e uso".
Analise de requisito:
Através da analise de requisito é o momento onde efetua o conhecimento do problema para desenvolve o software.
Design do software:
Pelo design do software é o momento que o engenheiro de software realiza o planejamento da solução do problema que foi levantado no documento de requisito
Codificação. A codificação é o momento que pega o problema resolvido no design do software e transformará em uma linguagem de programação
Teste. O teste de software é o processo tem a intenção de encontrar defeitos nos artefatos de software.
Um processo de software envolve diversas atividades que podem ser classificadas quanto ao seu propósito em:
Atividades de Desenvolvimento: são as atividades diretamente relacionadas ao processo de desenvolvimento do software, ou seja, que contribuem diretamente para o desenvolvimento do produto de software a ser entregue ao cliente
Atividades de Gerência: envolvem atividades relacionadas ao gerenciamento do projeto de maneira abrangente. Incluem, dentre outras: atividades de planejamento
e acompanhamento gerencial do projeto (processo de Gerência de Projetos), tais
como realização de
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