Analise Orientada A Objeto
Pesquisas Acadêmicas: Analise Orientada A Objeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alfredo28 • 31/8/2014 • 2.242 Palavras (9 Páginas) • 259 Visualizações
Centro Universitário Anhanguera Educacional
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
ATPS: Fundamentos da Analise Orientada a Objetos
Professor: Cesar Augusto Cardoso Caetano
Santo André
2014
Objetivo
Realizar esse trabalho com o objetivo conhecer e aplicar analise e requisitos orientados a objetos para elicitação , analise e especificação e validação dos requisitos para o sistema computacional da empresa VOEBEM.
Sumario
Análise e Projetos Orientado a Objetos.............................................................01
Conceitos Gerais de Engenharia de Software...................................................02
Concepção, Elicitação e Tipos de Requisitos....................................................03
Engenharia de Requisitos..................................................................................05 Listagem Informal dos Requisitos obtidos.........................................................06
Listagem de Requisitos Funcionais e Não Funcionais validados......................07
Bibliografia.........................................................................................................08
Analise orientada a objeto
A orientação a objetos surgiu como uma abordagem de programação que procura explorar o nosso lado intuitivo. Os átomos da computação orientada a objetos , os próprios objetos, são análogos aos objetos existentes no mudo físico, o que produz um modelo de programação muito diferente da tradicional visão funcional e procedimental.
Na abordagem orientada a objetos possibilita uma melhor organização, versatilidade e reutilização do código fonte, o que facilita atualizações e melhorias nos programas. A abordagem orientada a objetos é caracterizada pelo uso de classes e objetos, e de outros conceitos.
Classe representa um conjunto de objetos com características afins. Uma classe define o comportamento dos objetos através de seus métodos, e quais estados ele é capaz de manter através de seus atributos. Exemplo de classe: Os seres humanos.
Subclasse é uma nova classe que herda características de sua(s) classe(s) ancestral(is).
Atributos são características de um objeto. Basicamente a estrutura de dados que vai representar a classe. Exemplos: Funcionário: nome, endereço, telefone, CPF,...; Carro: nome, marca, ano, cor, …; Livro: autor, editora, ano. Por sua vez, os atributos possuem valores. Por exemplo, o atributo cor pode conter o valor azul. O conjunto de valores dos atributos de um determinado objeto é chamado de estado.
Objeto é uma instancia gerada a partir de uma classe. Um objeto é identificado a partir dos métodos e dos atributos que possui.
Encapsulamento consiste na separação de aspectos internos e externos de um objeto. Este mecanismo é utilizado amplamente para impedir o acesso direto ao estado de um objeto (seus atributos), disponibilizando externamente apenas os métodos que alteram estes estados. Exemplo: você não precisa conhecer os detalhes dos circuitos de um telefone para utilizá-lo. A carcaça do telefone encapsula esses detalhes, provendo a você uma interface mais amigável os botões, o monofone e os sinais de tom
Herança (e Polimorfismo) é uma característica que permite a determinada classe herdar as características de outra classe. Ou seja, a classe descendente adquiri todos os métodos e atributos da classe pai.
Método definem as habilidades dos objetos. Bidu é uma instância da classe Cachorro, portanto tem habilidade para latir, implementada através do método de Um Latido. Um método em uma classe é apenas uma definição. A ação só ocorre quando o método é invocado através do objeto, no caso Bidu. Dentro do programa, a utilização de um método deve afetar apenas um objeto em particular; Todos os cachorros podem latir, mas você quer que apenas Bidu dê o latido. Normalmente, uma classe possui diversos métodos, que no caso da classe Cachorro poderiam ser sente, coma e morda.
Conceitos Gerais de Engenharia de Software
O software é o conjunto de vários artefatos e não apenas o código fonte
Realizando uma comparação entre o software e hardware. Chegamos a seguinte conclusão. O software apenas pode ser desenvolvido e realizar a manutenção (mudança) no software é uma tarefa complicada, exige grande esforço da equipe de engenheiro de software. Ao passar do tempo o software fica deteriorado. Já para ohardware apenas pode ser fabricado e realizar a manutenção no hardware é simplesmente trocar à peça que esta em desgaste. Ao passar do tempo o hardware desgasta por vários motivos.
O software é caro porque torna se uma atividade difícil e trabalhosa de ser realizado pelo engenheiro de software.
Engenharia de software é uma abordagem sistemática e disciplinada para o desenvolvimento de software.
Uma das grandes dificuldades da engenharia do software é resolver o problema e deixar o cliente satisfeito com o software.
A engenharia de software foca no software como produto. Não entra neste escopo o softwares construídos apenas para passarem o tempo dos programadores
No desenvolvimento de um projeto de software quanto mais complexo é o software, maior é o empenho que o engenheiro
...