Analise Orientada A Objetos
Artigo: Analise Orientada A Objetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ailtont • 21/10/2014 • 1.340 Palavras (6 Páginas) • 396 Visualizações
Material de Estudo extraido das Video Aulas
1) O que é orientação à objetos: Segundo Rumbaugh (1996) orientação a objeto trata-se de uma nova maneira de pensar os problemas utilizando modelos organizados, que combina dados e comportamento.
2) O que é reusabilidade: É a reutilização de componentes de software e diminuição do tempo de desenvolvimento.
3) O que é Manutebilidade:
• Mudanças bem localizadas, não acarretando propagações descontroladas.
4) Oque é confiabilidade: O encapsulamento permite um maior controle e segurança às classes dos objetos.
5) Extensibilidade é a medida da facilidade em se adicionar novas funcionalidades (operações) a um componente de uma modelagem existente.
6) UML: É uma linguagem gráfica para visualização, especificação, construção e documentação de artefatos de sistemas completos de software (BOOCH, 2000), é uma linguagem visual para modelar sistemas orientados a objetos.
7) Diagrama de Classe: Mostra um conjunto de classes, interfaces, e colaborações e seus relacionamentos. Os diagramas de classes abrangem a visão estática do projeto de um sistema.
Classe:
• As classes são os blocos de construção mais importante de qualquer sistema Orientado a Objetos.
• É uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e relacionamentos.
• Representa a abstração de um conjunto de objetos do Mundo Real que possuem tipos de características e de comportamento em comum.
9) Notação da Classe: A notação da Classe é representada por um retângulo subdividido em 3 partes (Nome da Classe, Atributo, Operação).
10) Atributo: São as informações que um objeto armazena (BEZERRA, 2207).
11) Operação: Uma ação que o objeto executa uma ordem que faz o objeto agir, uma ação que um objeto sabe realizar (BEZERRA, 2007).
12) Implementação de uma Operação: A implementação de uma operação é chamada de método.
13) Notação da Operação - Visibilidade: [visibilidade]nome([lista de parâmetros])
[resultado do retorno]Refere-se ao escopo de acesso permitido para um membro de uma classe.
14) Visibilidade Público (a): É a operação ou atributo acessível por métodos de qualquer classe.
15) Visibilidade Protegido (a): É a operação ou atributo acessível por métodos de qualquer classe descendente (subclasse) da classe corrente.
16) Visibilidade Privado(a): É a operação ou atributo acessível somente por Métodos da própria Classe.
17) Notação da Operação – Lista de Parâmetro:[visibilidade]nome([lista de parâmetros]) [resultado do retorno] A lista de parâmetros é uma lista dos atributos que, juntos definem a entrada para uma operação. A lista de parâmetro não é obrigatória.
18) Notação da Operação – Resultado do retorno: [visibilidade]nome([lista de parâmetros])[resultado do retorno] O resultado do retorno é a saída da operação, por exemplo, quando eu peço o nome do evento, eu desejo que ele retorne uma string com o nome do evento.
19) Notação do Atributo: Esses elementos normalmente são expressos em uma única string de texto, utilizando a sintaxe: [visibilidade][/]nome[:tipo] A maioria das ferramentas trazem essas informações em campos separados, tornando assim mais fácil a visualização.
20) Notação do Atributo Derivado [/]: [visibilidade][/]nome[:tipo] Uma barra na frente do nome do atributo, identifica o atributo derivado. Um valor derivado é aquele que é calculando (ou descoberto), usando outros dados ou uma fórmula.
• O atributo nome define um valor básico, pois o nome não pode ser calculado ou descoberto. Precisa ser fornecido pelo usuário;
• A dataFim pode ser calculada usando a carga horária, período e a dataInicio.
21) Notação do atributo – nome: [visibilidade][/]nome[:tipo]
• O nome do atributo é obrigatório;
• Deve ser exclusivo dentro da classe;
• Deve ser o mais descritivo possível para evitar confusão.
22) Notação do Atributo – Tipo de Dado: [visibilidade][/]nome[:tipo]
• O tipo de dado explica a espécie de informação que pode ser armazenada no atributo.
23) Relacionamento: Na UML, os modos pelos quais os itens podem estar conectados a outros, isto é, logicamente ou fisicamente, são modelados como relacionamento, que permitem compartilhar informações e colaboram para a execução dos processos pelo sistema (GUEDES, 2005).
24) Quais tipos de relacionamentos existe:
• Associação;
• Generalização;
• Dependência;
• Realização
25) Multiplicidade (cardinalidade):
• A multiplicidade especifica quantas instâncias de uma classe relaciona-se a uma única instância de uma classe associada;
• A Multiplicidade depende de pressupostos e de como são definidas as fronteiras de um problema.
26) Classe e Operações Abstratas:
• Uma classe abstrata não gera objetos, porque ela tem no mínimo uma operação abstrata nela definida;
• Uma operação é abstrata se ela é isenta de implementação.
27) Diagrama de Interação: Podem aparecer sozinhos para visualizar, especificar, construir e documentar a dinâmica de uma determinada sociedade de objetos ou podem ser utilizados para fazer a modelagem de um determinado fluxo de controle de
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