Antena Yagi-Udaa
Monografias: Antena Yagi-Udaa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jpfonc • 16/9/2014 • 925 Palavras (4 Páginas) • 504 Visualizações
Para começar nossa apresentação primeiramente precisamos de um conceito fundamental e esse sendo definir brevemente a uma antena como sendo uma estrutura metálica encarregada de transmitir ou receber ondas de rádio que se propagam em um determinado meio e com determinada faixa de frequência. Podemos, ainda, definir uma antena como sendo uma interface entre uma estrutura guiada e o espaço livre , capaz de transformar uma onda eletromagnética guiada em onda eletromagnética (OEM) irradiada e vice-versa.
Como vimos acima as características básicas de uma antena vamos mais a fundo apresentar nesse trabalho sobre a antena Yagi-Udaa qual foi idealizada em nosso trabalho que é um dos projetos de antena mais brilhantes, pois ele é simples em construir e temos um alto ganho ,sendo em uma media maior de 10db essas antenas são tipicamente operadas em bandas UHF embora a sua largura de banda é tipicamente pequeno, abaixo segue nosso exemplo projetado para apresentação desse trabalho ,segue figura abaixo.
Colocar uma foto da antena !
2 METODOLOGIA
Neste trabalho iremos demonstrar de maneira pratica e teórica uma antena Yagi-Udaa
2.1 GEOMETRIA DA YAGI ANTENAS
Vamos descrever alguns passos importantes que se deve tomar para ter um sucesso com a antena a qual consiste em um único elemento dirigido ,normalmente um dipolo que é o único membro da estrutura que realmente é excitado o resto dos elementos são parasitas ou seja ajudam a transmitir a energia em uma determinada direção. O comprimento de alimentação esta representado na figura abaixo como a F a alimentação é quase sempre a segunda a partir da extremidade, como a imagem pode nos mostrar abaixo(fig1) ,porem essa antena de alimentação é alterada em tamanho para ser ressonante na presença, o comprimento entre a distancia entre alimentação e refletor é SR o elemento refletor é ligeramente mais longo que o da alimentação e lembrando que não há normalmente um refletor a adição do mesmo melhora o desempenho. Com tudo para concluirmos pode-se observar os diferentes elementos que compõe a estrutura irradiante. O elemento refletor localiza-se atrás do excitador e tem a função de radiar mais energia em uma direção do que em outra, diminuindo assim a relação frente-costa. O elemento excitador é alimentado diretamente por uma fonte de corrente (ou de tensão), normalmente o seu tamanho é menor que o refletor e maior que os diretores. Por fim, os diretores são elementos parasitas, cujos tamanhos variam de acordo com a distância entre os elementos, o número destes, a espessura e a largura de banda pretendida.
Figura 1
3 DADOS EXPERIMENTAIS
Para cada frequência é necessário calcular e assim ter as medidas da antena, a partir de cálculos que nos fornecem o necessários para pormos em pratica a montagem apresentada na geometria da antena , sendo assim a partir de cálculos idealizados pelo software obtivemos a tabela abaixo que partir dela vamos obter o diagrama de radiação de nossa antena para ficar mais claro a frequência utilizada para as medidas foi de 915 mhz.
Dir Comprimento(mm) posição da lança (mm) IT(mm) Ganho(dbd) Ganho(dbi)
1 151 120 62,8 3,4 5,6
2 149 179 61,8 5,7 7,9
3 147 250 60,8 7,3 9,4
...