Análise Combinatória
Tese: Análise Combinatória. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Punk • 15/5/2013 • Tese • 650 Palavras (3 Páginas) • 1.114 Visualizações
Análise Combinatória
1.Princípio Fundamental da Contagem
Um acontecimento ocorre em duas situações sucessivas e independentes, sendo que a 1ª situação ocorre de m maneiras e a 2ª situação ocorre de n maneiras, então o número total de possibilidades de ocorrência desse acontecimento é dado pelo produto m x n.
Ex: Renato, José e Cristina disputam um torneio de xadrez no qual são atribuídos prêmios ao campeão e ao vice campeão. Quais são as premiações possíveis?
Fatorial:
3! b) 12! c) 4! + 5! d) (n + 1) ! , com n≥1
2! 10! 4! (n - 1) !
2-Permutação Simples de n elementos distintos
É qualquer grupo ordenado desses n elementos.
Pn = n!
Ex: Considere a palavra DILEMA e determine:
O número total de anagramas.
O número de anagramas que começam com a letra D.
O número de anagramas que começam com a letra D e terminam com a letra A
O número de anagramas que começam com vogal.
3.Permutação com elementos repetidos
Ex: Determinar os anagramas da palavra INFINITO.
8! = .... = 3360
3! 2!
4.Arranjo Simples ( A n , p )
São agrupamentos simples de p elementos que podemos formar com n elementos distintos, sendo p ≤n. Cada um desses agrupamentos se diferencia de outro pela ordem ou natureza de seus elementos.
Ex: Uma escola possui 18 professores. Entre eles serão escolhidos: um diretor, um vice-diretor e um coordenador pedagógico. Quantas são as possibilidades de escolha?
A n , p = n! , com p ≤n
(n –p)!
A 18, 3 = 18! = 18. 17.16.15! = 4896 grupos
(18 - 3)! 15!
2) Resolva a equação A n ,2 = 6 Resp.: V = {3}
5.Combinação Simples ( C n , p )
São agrupamentos simples de p elementos que podemos formar com n elementos distintos, sendo que p ≤n. Cada um desses elementos se diferencia do outro apenas pela natureza de seus elementos.
Ex: 1) Uma escola tem nove professores de Matemática. Quatro deles deverão representar a escola em um congresso. Quantos grupos com quatro são possíveis?
C n , p =
...