Análise Quantitativa de Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos via Teste de Chama
Por: Gabi Goenji • 16/9/2016 • Relatório de pesquisa • 370 Palavras (2 Páginas) • 560 Visualizações
Objetivos:
Levar diferentes amostras de sais contendo metais alcalinos ou alcalinos terrosos ao fogo, para, através da coloração das chamas, identificar os elementos de cada ligação.
Introdução Teórica:
Por trás dos fogos de artifícios e suas colorações estonteantes que nós observamos em momentos de festividades há propriedades químicas que os transformam em um grande espetáculo. Para entender esse fenômeno colorido devemos no remeter a estrutura atômica.
Cada elemento químico possui um número atômico específico, que corresponde ao número de prótons no núcleo e o número de elétrons quando o elemento se encontra no estado fundamental. Esses elétrons são alocados nos átomos em camadas (níveis), porém quando recebem uma dada energia, que no caso do experimento de chama é a energia em forma de calor, os elétrons acabam, no seu estado excitado, migrando para uma camada mais externa e quando retornam para o estado fundamental liberam essa energia absorvida em forma de radiação com um dado comprimento de onda. Cada elemento possui um comprimento de onda de luz visível específico, o que acaba tornando assim possível caracteriza-los e classifica-los.
Materiais Utilizados:
Vidraria:
Beker
B-) Equipamento:
Alça de Platina
Bico de Bulsen
C-) Reagentes e Soluções:
Li, Na, K, Rb, Ca, Sr, Ba, Cs.
HCl 6 mol L⁻¹
Água deionizada
D-) Outros:
Fósforo
Procedimento Experimental
Com os sais em uma alça de platina, limpa com HCl 6 mol L⁻¹ e água deionizada, aquecemos os compostos, que então foram observados e anotada a cor de emissão das chamas de cada elemento.
Resultados e Discussão
Esses foram os dados coletados no experimento:
Nome do Composto
Símbolo
Cor
1
Cloreto de Estrôncio
SrCl₂
Vermelho
2
Cloreto de Cálcio
CaCl₂
Laranja Avermelhado
3
Cloreto de Bário
BaCl₂
Verde
4
Cloreto de Sódio
NaCl
Amarelo
5
Cloreto de Potássio
KCl
Roxo
...