Apostila De Android - Programando Passo A Passo 4ª Edição
Artigo: Apostila De Android - Programando Passo A Passo 4ª Edição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: motta.familia • 26/4/2014 • 7.297 Palavras (30 Páginas) • 321 Visualizações
Apostila de
Programando Passo a Passo
4ª Edição
De : Luciano Alves da Silva (lucianopascal@yahoo.com.br)
www.apostilaandroid.ueuo.com
Rio de Janeiro
Novembro 2010
2
Apostila de Android – Programando passo a passo 4ª Edição
Aviso importante em relação a esta apostila
Antes iniciar a leitura da apostila, veja esses avisos importantes:
Essa apostila NÃO PODERÁ SER DISTRIBUÍDA, em hipótese alguma,
em outros sites da Internet, SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR
DESTA OBRA.
Todo o conteúdo da apostila ou parte dela, NÃO PODERÁ SER
PUBLICADO, em hipótese alguma, em outras fontes na Internet, SEM A
PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR DESTA OBRA. Porém, essa regra NÃO
SERÁ VÁLIDA para os tópicos 1 (Introdução) e 2 (A estrutura geral da
plataforma Android, incluindo também seus sub-tópicos) dessa apostila, QUE
PODEM SER PUBLICADOS SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO.
Essa apostila NÃO PODE , em hipótese alguma, SER
COMERCIALIZADA NA INTERNET.
3
Apostila de Android – Programando passo a passo 4ª Edição
Apresentação
Android é uma plataforma aberta voltada para dispositivos móveis
desenvolvida pela Google e atualmente é mantida pela Open Handset Alliance
(OHA). Todas as aplicações desenvolvidas para essa plataforma utilizam à
linguagem Java, o que facilita muitos programadores com conhecimentos em
Java a desenvolver aplicações para essa plataforma.
Este material tem por objetivo mostrar de modo fácil como programar na
plataforma para dispositivos móveis da Google (Android) usando o eclipse.
Neste material vamos conhecer um pouco do histórico do Android, como
surgiu, quais dispositivos suportam esse sistema operacional, como é a sua
estrutura e como desenvolver diversos tipos de aplicações para Android por
meio de vários programas e exemplos bem explicados.
4
Apostila de Android – Programando passo a passo 4ª Edição
Índice analítico
1) Introdução ..................................................................................................... 6
2) A estrutura geral da plataforma Android .................................................. 8
2.1) A arquitetura do Android .......................................................................... 9
2.2) Aplicações ................................................................................................. 9
2.3) Bibliotecas ............................................................................................... 10
2.4) Android Runtime ..................................................................................... 10
2.5) Linux Kernel ............................................................................................ 11
3) Instalando o Eclipse e o Android .............................................................. 11
4) Criando a nossa primeira aplicação em Android ................................... 25
5) Usando Widgets ......................................................................................... 39
5.1) A widget TextView ................................................................................... 39
5.2) A widget EditText .................................................................................... 39
5.3) A widget Button ....................................................................................... 39
5.4) Desenvolvendo uma aplicação que soma números ............................ 39
5.5) A widget CheckBox ................................................................................. 48
5.6) Desenvolvendo uma aplicação simples de compras ........................... 48
5.7) A widget RadioButton ............................................................................. 52
5.8) Desenvolvendo uma aplicação de cálculo de salário (Com
RadioButton) ................................................................................................... 52
5.9) A widget Spinner ..................................................................................... 59
5.10) Desenvolvendo uma aplicação de cálculo de salário (Com Spinner)
......................................................................................................................... 59
5.11) A widget ListView .................................................................................. 63
5.4) Desenvolvendo uma aplicação de lista telefônica ............................... 63
5.12) A widget Imageview .............................................................................. 67
5.13) Desenvolvendo uma aplicação que visualiza imagens (Com
ImageView)
...